quarta-feira, 9 de março de 2011

Todo carnaval tem seu fim...



Aê moçada do meu Brasil varonil, depois de cinco dias de "ziriguidum" e de chuva, finalmente o carnaval chegou ao fim e trouxe aquela velha ressaca pós-folia. Sim, meus caros, na próxima segunda o ano finalmente começará...

Eu acho o carnaval um barato e quanto mais eu penso sobre ele, mais me convenço que é realmente o nosso grande evento, tanto em significados quanto em grandiosidade. O carnaval é um símbolo da nossa cultura nacional e ainda assim não é único: há o carnaval das escolas de samba, dos blocos de marchinhas, dos abadás e axés, e outros tantos... Além disso, há uma indústria envolvida: apesar de apenas 5 dias, quem está envolvido com o carnaval trabalha nele durante todo o ano, os carnavais fora de época são ótimos exemplos.

 E ainda há o tradicional - e símbolo de brasilidade lá fora - carnaval das escolas de samba que mobilizam milhares de pessoas trabalhando em barracões, na confecção de fantasias, na execução de vários outros eventos durante o ano que dão suporte ao carnaval - como as feijoadas, concurso de samba-enredo, etc...

Muitos de vocês se pronunciaram contra o carnaval, e eu entendo porque os foliões de raça deveriam estar pulando e longe de um pc, mas creio que todos concordamos com a grandeza deste evento: alguém aqui já teve a oportunidade de pular carnaval na rua do Rio? Apesar do tumulto e da quantidade de pessoas, dá pra ter uma ideia: pra mim o carnaval é um evento democrático, porque na rua, na mistura, as diferenças são mitigadas entre quem é rico ou pobre... E fora que, é a possibilidade de qualquer um que quiser ganhar dinheiro com isso - vendendo latas de cerveja, fantasias, pipoca, cachaça... O carnaval é de todos e não é de ninguém, e pra mim é um evento que reflete nosso espírito brasileiro de cooperação, amizade e cordialidade.

Agora só um comentário: este foi o primeiro carnaval do nosso bloguinho e pelo jeito o assunto foi bem popular por aqui, os posts que remeteram ao assunto pipocaram... Por isso resolvi escrever este post ao fim do carnaval... Que venham outros assuntos... E boa ressaca pra todos!

Gheysa.

8 comentários:

  1. Nunca passei o CarnaRio, dizem ser a maior ferveção no sentido Devassa, não Sandy de ser. Principalmente em certas ruas de Ipanema e da Lapa (ir lá seria tipo Haraam – tô brincando). Tem o Carna de Salvador que é voltado para o axé, eu iria pela batucada contagiante. O de Recife também é diferente, o frevo – não tem tanta “atração”. Uma coisa que sempre tem, os sanitários químicos não comportam e as ruas acabam virando miquitórios.
    Bye bye Carnachuva. Agora todo mundo vai querer falar sobre a Páscoa e o Carnadministrando... Hurrul!!! Kkkk
    Tenho que parar de visitar esse blog, todo dia tô acessando! Viciando... Vou pra um rehab.

    ResponderExcluir
  2. rsrs, tô morrendo de rir do rehab! Mas, por favor, não se cure deste vício, porque acho que não é só frequentar o blog, é ler e comentar e montar post e pensar, pensar, pensar... E, creio eu, taí um bom vício, né não?! Alt, eu passo o carnaval no Rio há alguns anos e este ano por conta da chuva ficamos em JF. Mas foi bom, e pelo visto eu, você e o João montamos o "bloco do eu sozinho" e pulamos carnaval aqui no "curtindo", hahaha. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. =) Apesar de ter falado sobre o carnaval tbm, eu meio que concordo com o Alt na parte da repetição. Sei lá, existem muitos outros eventos, ou coisas relacionadas a eles que podem virar assunto de posts, acho que não precisamos de datas comemorativas para fazer um. Já sobre o carnaval desse ano, foi uma decepção. Estava super animada, mas a chuva estragou, imagina ficar um tempão me arrumando para a chuva estragar tudo. Graças a Deus acabou, nunca imaginaria que diria isso sobre o carnaval, mas esse ano foi assim. Cara, eu tbm estou adorando a ideia deste blog muito legal mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Eu também acho que existe outros eventos pra comentar no post sabe mas falou em evento em fevereiro e infelizmente em março se lembra carnaval né fazer o que todo mundo sabe que em março chove mil litros mas se cai no calendario essa data pro caranaval o que se pode fazer aqui em santos dumont também choveu todos os dias e fez muito frio geral tava indo de bota pro carnaval a mesma roupa que se vai no festival de inverno em julho kkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  6. =) Essa foi boa mesmo, em Bicas estava parecendo a exposição que acontece em julho. Geral de bota e aqueles casacões enormes de que tem aquele pelinho no capuz., sabe ? Deu vontade de rir.

    ResponderExcluir
  7. Oh Sussu, talvez estas pessoas estivessem fantasiadas de esquimó!!
    ashuashuauashua
    (piadinha infame, mas não resisiti em fazê-la!!)

    ResponderExcluir
  8. Gheysinha adorei o post do fim do carnaval.
    Concordo em genero numero e grau com vc... huahuahuaH'
    O carnaval mostra realmente que todo mundo é igual, negro ou branco, rico ou pobre todos querem se divertir da sua maneira alguns atrás dos trios, dos blocos.
    Esse Carnaval foi marcado pela chuva, mais para o verdadeiro folião a chuva não atrapalhou em nada, pulou até de baixo de chuva... como eu (kkkkk').
    beijoos :)

    ResponderExcluir