quinta-feira, 3 de março de 2011

Contagem regressiva para o novo ano...



O carnaval vem aí, e como todos já sabemos o ano no Brasil só começa de fato após carnaval. Frase que escutamos desde  crianças. E para muitos uma pequena desculpa para adiar alguns compromissos chatos, e também aqueles que não gostam de trabalhar e preferem cair na gandaia, não é mesmo?!
 
   E por que será que os brasileiros se preparam tanto para essa grande festa, talvez a maior e mais  importante do Brasil? Gente, uma festa com uma cultura tão farta, em cada parte do Brasil é comemorada de uma forma. Se enjoou do samba no Rio, vá curtir o frevo em Pernambuco! Tem para todos os tipos de gostos. Qual você prefere meu caro amigo?! E não podemos nos esquecer da movimentação que ele causa  na economia. Estrangeiros de todos os cantos do mundo vêm sentir e prestigiar essa nossa data tão especial. Muitos brasileiros não caem na gandaia, para lucrararem com a empolgação dos foliões. Maneiras diferentes não faltam.

   Tudo bem que o carnaval foi bem modificado desde sua origem lá no século XVII, quando foi importado pelos europeus. Mas só foi começar a se consagrar a partir do sec. XX. A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro em 1928, a Deixa Falar, hoje com o nome de Estácio de Sá. A partir desse momento o Carnaval de rua começou a se modificar e foram surgindo as novas escolas de samba. Mas como o nosso assunto pivô aqui não é história vou seguindo.

   O carnaval  é  tão abrangente  que dá opções até mesmo para aqueles que não gostam dele. Isso é possível, uma pessoa que não gosta de carnaval? Sim, e é muito muito mais comum do que você possa imaginar. E por vários fatores tenho exemplos. Nem todo mundo gosta de samba, axé e do carnaval de modo geral. Para pessoas que não gostam de samba e preferem os tumtstumtstums da música eletrônica  existe um Evento que a princípio era inovador demais e tinha tudo para dar errado, mas foi um sucesso total e vem crescendo a cada ano: Rio Music Conference. Ele começa uma semana antes do  carnaval e só termina na semana depois dele, época em que o Brasil está a 360. E na primeira semana o evento é dedicado a workshops, palestras e painéis, onde são discutidos  vários assuntos, até mesmo  economia. Deve ser pela mistura que o evento dá tão certo. As músicas são das melhores possíveis, com os DJ´s mais badalados do mundo. Se está a fim curtir, é maior de dezoito anos, tem dinheiro, vá da uma conferida.

  Outras pessoas não curtem  porque a religião não permite, é o caso dos Evangélicos. Para alguns essa época é como outra qualquer e não interfere em nada em suas vidas. Tenho como referência a minha mãe. O carnaval não a incomoda, mas também não lhe atrai. E para ela é como se fosse um dia como outro qualquer. Mas tem os "foliões de Deus", com todo o meu respeito, para eles foram criados os retiros espirituais. Os interessados vão normalmente a excursões para locais alugados, onde se interagem com dinâmicas, brincadeiras, e reservam os horários onde se entregam a Deus. Muito legal né?!

  E 2011 começará mais tarde do que o de costume, só em março.O carnaval pode acontecer no começo, meio e fim  de fevereiro e até em março. E eu estava pensando com essa minha cabecinha  que não é oca, mas viaja muito, como é feita a escolha da data do carnaval. E pesquisando por aí descobri que tem a ver com a Páscoa, que também é um feriado móvel e por sua vez tem a ver com o equinócio de março. Eu até poderia explicar com mais detalhes, mas gastaria muitos caracteres e talvez mesmo assim você não entendesse, eu não sou a melhor a escritora do mundo, meu caro amigo. Então se tem interesse em saber, consulte o nosso amigo de todas as horas, o Google, ou até mesmo um amigo que você nem deve  se lembrar, mas ele ainda existe, o livro de pesquisa. Se lembrou dele agora? Então vá lá tirar a poeirinha dele.

   Infelizmente, para algumas pessoas o ano começará com o pé esquerdo. Você deve ter visto na mídia há algumas semanas  o triste incêndio na cidade do samba, no Rio. Péssimo ver o esforço de um ano inteiro, de milhares de pessoas indo por água abaixo. Um suposto acidente que por sinal é bem estranho,  seria ele provocado? Não sei, mas em um país como o Brasil, onde as pessoas se vendem por tão pouco, eu não duvido muito. Mas o que tenho a desejar e espero è que as escolas  atingidas e principalmente a Grande Rio, a mais atingida, dêem a volta por cima e desfilem, mesmo que for só com a bateria e com roupas diárias. O que vale é magia que o desfile representa. O que andam dizendo por aí é que esse ano não terá rebaixamento, então o carnaval de 2012 terá 13 escolas no grupo especial,já que este ano uma do grupo de acesso subirá do mesmo jeito. Muito bom, pelo menos assim as escolas não serão prejudicadas.

   Se para alguns o ano só vai começar em março, para a maioria dos brasileiros a realidade já começou a muito  com o querido janeiro.  A expressão o "ano só começa depois do carnaval" é muito bonita, só que infelizmente não acontece de fato  para todos. Um país não pode ficar parado por meses simplesmente por causa de um Evento. As pessoas comem, bebem, se vestem, enfim, têm necessidades físicas. E alguém tem que trabalhar né?! Sinceramente a mamata é só para os desocupados, filhinhos de papai, pessoas que não trabalham e nem estudam, desculpem os termos!! Infelizmente, não é mesmo? Acho que todos querem ficar meses sem preocupações e sem as dores de cabeças diárias, pelo menos  creio.

  Se seu ano começou em janeiro, se vai começar só em março, não importa. Curta seu carnaval, na folia, em casa ou em qualquer outro evento. Aproveitem bastante, sempre com muito juízo, usem camisinha, elas são distribuídas gratuitamente pelo governo, sabia??? Mas se você não confia nelas compre nas farmácias, elas são baratinhas. Depois da folia, DESCANSE, pois em março, tudo começa de fato! Se vai trabalhar nesses dias, tudo bem, pense que pelo menos você não faz parte dos desempregados que estão desesperados atrás de um emprego.
 
      Mas de qualquer maneira, UM FELIZ ANO NOVO PARA TODOS!

 

    Com carinho, de uma simples, futura técnica em eventos;

     Suelem Ribeiro

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi Pessoal!! Eu adoro este texto da Suelem, dá pra perceber o capricho na escrita. Ele fala de vários detalhes que podemos pensar sobre o carnaval. Então ele chama atenção pra importância deste evento para nossa cultura, através de uma escrita deliciosa de ler, porque é engraçado e até sarcástico em alguns momentos... Parabéns e um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Gente!!
    Muito legal o seu post Suelem, muito inteligente!!
    Nele você falou um pouco de história, geografia, economia, saúde, religião, cultura...Ao simplesmente falar do Carnaval, um evento que os brasileiros "reeventaram"(adoro conjugar o verbo eventar!! ;P) com muita criatividade de acordo com a realidade cultural local, fato que em diferentes regiões do Brasil o carnaval tem a sua singularidade, como bem infoma o post.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  4. Isso, como eu comentei no post da Mari, na cidade em que fui criado, essa época passa despercebida. A Banda Daki vai sair da porta de onde moro, e nem ligo pra isso, pois fui criado numa cultura totalmente diferente, onde não se “admira” pular Carnaval. Sempre vi essa celebração como algo distante da minha realidade. Quem gosta que aproveite... extravasar é ótimo, mas realmente gosto de outro estilo de música. Talvez no futuro eu invista em algo para ganhar uma grana em cima desse tipo de evento, algum espetáculo (sei lá), mas pra curtir... não mesmo. Também gostei do texto da Su, tão solto, livre e gostoso de ler, é o que eu tentei explicar pra Gheysa, talvez eu não captei o espírito do blog, mas também o que queria passar era algo mais técnico para os leitores. Optei por fazer o texto daquela forma, mas também vejo que não se aplicaria algo descontraído. Agora vou curtir meu aniversário, sem Carnaval, “tumtstumtstums”...

    ResponderExcluir
  5. Oi Alt, tudo bem? Não concordo com você não ter entrado no espírito do blog, ao contrário, acho que você tem tudo a ver com o Curtindo... Leve em consideração que o blog tem vários autores - inclusive eu - com várias características e ideias diferentes e que, portanto, essa é a cara do Curtindo: plural, diversificada, cheia de cores diferentes, entende? E todos nós somos elementos fundamentais para construir essa dinâmica que faz do NOSSO blog único na blogosfera. É o não é, pessoal?

    ResponderExcluir
  6. =) Que bom que vcs gostaram, fico muito feliz, de verdade. Foi meio dificil afinal foi a primeira vez, mas que bom que comecei com o pé direito. E Alt seu texto ficou super legal, técnico realmente, mas como falar desse assunto de outra forma ??!! Você viveu de fato, e nao existiria lugar melhor para relatar sua experiência ! ♥

    ResponderExcluir
  7. Nossa este post foi muito interessante Suelem é o carnaval é maravilhoso mesmo e muito diverso vários acontecimentos do maracatu de Pernambuco ao bela e extensa Marquês de Sapucaí.

    ResponderExcluir