quinta-feira, 3 de março de 2011

Carnaval JF




Carnaval 2011 em juiz de fora, traz inovações e atrações tradicionais, a maior festa popular do município já começou e termina dia 8 de março. Entre os destaques deste ano está a promoção do “1º Concurso de Marchinhas Carnavalescas de Juiz de Fora – Prêmio Nancy de Carvalho“, inserido na programação do “Corredor da Folia”, uma maratona de atividades relacionadas ao carnaval que aconteceu de 24 a 27 de fevereiro e contou com as presenças de atrações locais e shows de Arlindo Cruz, Monobloco, Orquestra Voadora, e Cordão da Bola Preta.

 A ótima idéia dos organizadores traz a tona uma pergunta: por que não investir no carnaval da cidade?

 Particularmente já cheguei ao ponto de pensar que a cidade deveria investir em “retiros” para quem não gosta de carnaval, pois no mínimo receberíamos turistas, entretanto os poucos e animados que permanecem na cidade no carnaval também fugiriam .

Mas com essa inovação da Funalfa, o corredor da folia traz a esperança e a idéia do carnaval de 2012 que poderá também estar inovando, com boas atrações que atraia o público para a cidade, aliás, Juiz de Fora já foi a cidade que teve um dos melhores carnavais do Brasil e devia dar o exemplo pois é a cidade pólo e sempre recebe turistas por sua fama em eventos, então no carnaval não pode ser diferente. Fica ai a idéia e a expectativa de um bom carnaval em 2011 e um maravilhoso carnaval em 2012.

Mariana Lino - 2° Módulo TE

3 comentários:

  1. Oi Gente!!
    Legal a Mariana ter tratado do Carnaval juizforano em seu post. Tal evento sempre esteve presente na vida dos locais desde quando a cidade ainda atendia pela alcunha de Santo Antônio do Paraibuna. Antigamente, em um tempo tão tão distante, os foliões desfilavam em carros conversíveis da época entoando marchinhas carnavalescas. Há pouco tempo li em algum lugar que o desfile das escolas de samba de Juiz de Fora é o 3º melhor do país, perdendo apenas para os desfiles de Rio e São Paulo. A primeira escola de samba de Minas e a quarta do Brasil é da nossa cidade, a Turunas do Riachuelo, fundada em 1934. Agora falando de uma prata da casa, a Banda Daki vem tradicionalmente animando o carnaval de muita gente, com um toque nostálgico que remete a folias passadas. Este evento tão natural na vida dos brasileiros merece sim investimento e atenção da sociedade local. Logo foi muito justo que este post falasse sobre o carnaval de jotaefe.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, em Minas Gerais a cidade de Juiz de Fora é conhecida pela tradição do desfile de escolas carnavalescas, uma pena que isso estava “morrendo”. Outra cidade que se destaca pela grandiosidade dos desfiles é Belo Horizonte, cidades do interior, principalmente da Zona da Mata, a tradição está nos pequenos blocos. Na região da minha cidade (Centro-norte mineiro, Lassance) o Carnaval não é algo a ser comemorado. Normalmente o que se organizam são festas em bares onde o axé baiano ou até mesmo o sertanejo são o principal ritmo. Marchinhas e outras músicas para o Carnaval não são tradição. Na verdade até levei um “susto” em uma viagem que fiz para Juiz de Fora. Lembro bem, foi no Carnaval de 2009 (fevereiro), ainda nem morava aqui, e sinceramente, foi um desastre, teve até tumulto, na ocasião era o Bloco da Banda Daki. A cultura da minha cidade é bastante diferente, assim como vários aspectos, a diversidade de religião, a economia e o ensino. Viver aqui me fez refletir em relação a essa época, está na memória de muitos juizforanos essa data como a maior festividade do ano.

    ResponderExcluir
  3. Oiee adorei o post Mari nada mehor do que falar do carnaval de sua cidade , a idéia do corredor da folia eu achei muito interessante sério mesmo e diferente sabe tem um ar mais cultural é muito importante não pensar só no coletivo no geral porque se não quem não gosta de tibirabiron desiste de sair de casa no carnaval!

    ResponderExcluir