quarta-feira, 9 de março de 2011

Carnaval



   A prefeitura esse ano quis fazer um carnaval melhor do que os últimos e conseguiu, apesar da chuva, que atrapalhou muito todo o processo do “Bloco do Beco”, do “Pintinho de Ouro”, da “Banda Daki”, entre outras atrações. Resultado de o evento ser em março, quando o calor já não é mais o mesmo e o horário de verão já acabou.
  O problema é que os juizforanos estão tão convencidos de que o carnaval daqui não é bom que sequer se arriscam. Preferem às vezes viajar e tomar chuva em outro lugar só pra não ficar em Juiz de Fora.
  Um destino comum é Bicas. O lugar era pequeno, a chuva tava chata, mas a festa foi ótima. “Banda Stágio” e “Banda Daki” fizeram a alegria da galera na segunda, dia 7. Sem falar de algumas barracas que optaram por outros estilos musicais para “acolher” quem estivesse a fim de “Zé Ramalho” e não de “Ivete Sangalo”, por exemplo. O grande diferencial foi a galera animada, preparada para as atrações independente do tempo (e do cheiro de esgoto que estava na área reservada para dançar; na qual muita gente estava descalça).
  Uma prova que o evento, quando não tem história (que não é o caso de Bicas), ou já perdeu um pouco a maestria (caso juizforano) tem que realmente convencer anteriormente com a divulgação. Juiz de Fora não convenceu, apesar de ter cumprido tudo o que foi esperado. Não houve nenhuma surpresa grandiosa, mas já é possível enxergar uma volta, uma melhora no carnaval da nossa cidade para os próximos anos.

Por: Raíra, 2° Módulo T.E.

4 comentários:

  1. O Carnaval em Juiz de Fora voltou com um gás a mais, mas logo murchou... a chuva encharcou a fantasia das melindrosas e borrou a maquiagem das travestis. Meu terceiro Carnaval na cidade, e dessa vez a Prefeitura investiu e quis fazer bonito na passarela, fez uma programação recheada de atrações do samba e do Carnaval. Ela fez por bem, queria ver o povo animado pelo Carnaval de sua cidade, e de quebra ter a grana (olho grande) rodando aqui nessa época – uma semana é muito tempo pra ficar sem calçadão da Rua Halfeld lotado. Nos dias em que pisei na rua quase não tinha gente, aliás, ainda estou na dúvida se eram pessoas mesmo... heheheh.... Penso que agora o investimento em atrações na cidade durante essa época só tende a crescer. Em 2012, Carnaval é em 21 de Fevereiro, claro que o mandato do Prefeito não vai querer fazer feio, e logo no ano de Eleições Municipais. Certo que vai querer fazer coisa mais exageradas (vamos ver), a bom gosto de foliões (se ele trouxer algum axé da Bahia eu vou). Agora um humor, o Lair estava no desfile de Juiz de Fora, e pelo Twitter ele falou alguns fatos do Carnaval da cidade... muito engraçado.
    Agora nessa festa a fantasia, quem é o Lobo Mau do Carnaval? O povo ou o Poder Público? Vocês entenderam, não é? O povo que sai da cidade ou a Prefeitura que investe sem retorno satisfatório. A tentativa de salvar o Carnaval de Juiz de Fora seria um tiro no escuro?

    ResponderExcluir
  2. Gente, eu gosto bem dessa discussão sobre o carnaval em JF. Mas acho que o investimento no evento tem que vir acompanhado de pesquisa, ou seja, temos que conhecer quais são os hábitos da população juizforana com relação ao carnaval... Inicialmente vamos aceitar que boa parte do povo viaja no feriadão e vai foliar em outros cantos, e ainda assim blocos tradicionais da cidade costumam ficar lotados! Eu não vou fazer apologia ao governo local - longe disso e do PSDB - mas eu acho que este ano nós vivemos um investimento inteligente no carnaval da cidade, que foi o "corredor da folia" que aconteceu uma semana antes do carnaval, justamente no período onde estamos criando uma cultura de pular carnaval na cidade. Será que eu me fiz entender? Não dá pra investir grana de uma hora pra outra no carnaval em JF, isso não vai fazer as pessoas pararem de viajar, não é de uma hora pra outra... Mas dá pra criar a cultura do carnaval uma semana antes e ter retorno sobre isso. Ou não? rs.

    ResponderExcluir
  3. Apesar de não morar em Juiz de Fora o que escuto e que o carnaval daí não causa muito mesmo talvez seja a programação ou talvez porque o própios juizforanos ja desanimaram e ja fixaram que o carnaval na sua cidade vai ser ruim e já preferem viajar mesmo!

    ResponderExcluir
  4. =) Juiz de fora na época do carnaval fica as moscas né ??! A cidade é universitária, e boa parte dos estudantes são de outras cidades, eles aproveitan os dias de folga para matar as saudades e pularem bastante o carnaval, e muitos levam amigos juizforanos,acho que a maioria dos jovens locais não curtem o carnval daqui.Quem curte mais os desfiles daqui são as pessoas mais velhas e crianças, que muitas vezes vão forçadas, coitadas, por causa da idade, e é claro o meu cunhado Genecir, è, o nome dele é esse mesmo, que é passista e sai em duas escolas locais e ainda vai cantar na terra da Dani. Esse é corajoso ! o carnaval de Pequeri não é bom como antigamente, mas é melhor que o de Juiz de Fora.

    ResponderExcluir