terça-feira, 1 de março de 2011

Oscar 2011



Na noite desse último domingo (27/2) ocorreu um dos eventos mais esperados no mundo do cinema: o Oscar 2011. Com sua 83ª edição o Oscar esse ano trazia algo especial, para que nós brasileiros ficássemos com mais vontade de acompanhá-lo pela TV, que era a indicação de “Lixo extraordinário” (um documentário gravado no lixão de Jardim Gramacho – RJ, que mostra o trabalho do artista plástico Vik Muniz) a melhor documentário. 



Essa noite tão esperada teve como mestres de cerimônia o  ator James Franco e a atriz Anne Hathaway, e quem acompanhou  o Oscar ontem ou pela TV hoje, percebeu que a Anne usou 7 vestidos diferentes durante a noite enquanto James ficou a noite quase toda no seu smoking (tirando ele só na hora que ambos surpreenderam a todos com seus modelitos trocados, Anne chegou de smoking com sapatos brilhantes e James em um vestido rosa e peruca loira).

O Oscar foi uma noite muito bonita onde o tapete vermelho contou com a presença de grandes estrelas. As mulheres (como sempre) chegaram cada uma com um vestido mais bonito que o da outra, esse ano quase todas foram bem elogiadas na criticas.

Infelizmente não foi esse ano que o Brasil conseguiu levar um troféu do Oscar pra casa (aaaaaaaaaaah !!!), nosso documentário não foi o ganhador da categoria melhor documentário que ficou com "Inside Job".

A noite foi encerrada com a apresentação de várias crianças que cantaram a música “Somewhere Over the Rainbow”, tendo a companhia dos ganhadores dos Oscar 2011.
Agora confira as categorias e seus ganhadores:

 Direção de arte > “Alice no País das Maravilhas"

   Fotografia > "A Origem"

   Atriz coadjuvante > Melissa Leo – “O Vencedor”

   Curta-metragem de animação> "The Lost Thing", de Shaun Tan, Andrew Ruheman

   Longa-metragem de animação> "Toy Story 3"

   Roteiro adaptado> “A Rede Social”

   Roteiro original> “O Discurso do Rei”

   Filme de língua estrangeira> "In a Better World" (Dinamarca)

   Ator coadjuvante> Christian Bale, em “O Vencedor”

   Trilha sonora original> "A Rede Social" - Trent Reznor e Atticus Ross

   Mixagem de som> "A Origem"

   Edição de som> "A Origem"

   Maquiagem> "O Lobisomem"

   Figurino> "Alice no País das Maravilhas"

   Documentário em curta-metragem> "Strangers no More"

   Curta-metragem> "God of Love"

   Documentário (longa-metragem)> "Inside Job"

   Efeitos visuais> "A Origem"

   Edição> "A Rede Social"

   Canção original> "We Belong Together", de "Toy Story 3"

   Diretor> Tom Hooper, em “O Discurso do Rei”

   Atriz> Natalie Portman, em “Cisne Negro”
    
   Ator> Colin Firth, em “O Discurso do Rei”

   Filme> “O Discurso do Rei”


    Edilaine - Técnica em Eventos

  

Um comentário:

  1. Acompanhei tudo! Amo Cinema! Imagino unir no futuro algo como produção de eventos e o Cinema. Aliás, minha futura especialização (já estou pensando na vaga).
    Mas vou comentar das pessoas, no caso, as ESTRELAS... os cerimonialistas (hosts), e no final também sobre uma garota em especial (ah, adolescência que não volta).
    Dois jovens pegaram um papel importantíssimo nesse evento. Dividindo a atenção dos espectadores com os filmes concorrentes, Anne Hathaway e James Franco foram os apresentadores da premiação mais importante da categoria."You're invited" (você está convidado), era assim que eles nos chamavam para acompanhar a entrega das estatuetas numa das ações de divulgação do evento.
    Muito se esperou para um bom desempenho dos dois. Mas choveram críticas negativas para Franco. Sinceramente, ele realmente apresentava mais dopado do que eu naquela noite. O cara tomou Lexotan antes da cerimônia. Mas quem conhece ele de perto, amigos, diretores e colegas, afirmam que ele realmente é meio desligado, será que assim como no filme “Segurando as Pontas” ele seria usuário de alguma droga ilícita (doubt)? Sem falar que ele ficou no microblog twitando durante todo o tempo (errado ou moderno?).
    Anne Hathaway e James Franco são dois jovens em plena atividade artística, e nos últimos papéis se destacaram em trabalhos interessantes. Eles ganharam essa oportunidade, e claro que agarram com força, mas algo deu errado, tamanha a carga. O papel de um cerimonialista é transmitir alegria (como a de Anne), e em certos momentos seriedade (como a de James Franco). O público visa muito essa figura num evento, e é importante que o cerimonialista tenha carisma, seja bem-humorado (não comediante) e que tenha um bom domínio de público, atenção e um bom tom de voz. Eles se esforçaram, mandaram bem, Anne mesmo, muito espontânea, e o Jay Franco, quase desligado, conseguiu ficar acordado com a cara também quase “blasé”, mas também todo o talento dele já basta gente...
    O cara é polivalente (ator, escritor literário/cinema, diretor, produtor, artista). Voltou pra faculdade, depois de ter largado no 1º ano. Concluiu Literatura. E agora faz a linha estudante para se aperfeiçoar, e não é que deu certo? Foi indicado como Melhor Ator (Oscar) com o papel em 127 Horas, mas ganhou vários outros... Atualmente cursa Dramaturgia, Mídias Digitais, Inglês e Cinema (acho q lembrei de todos) – todos em universidades diferentes. E se não bastasse, recentemente uma universidade californiana criou um curso sobre o cara... Para conclusão de curso, os alunos terão de ser fazer um curta-metragem sobre a carreira dele. E nas horas "vagas", James Franco pinta.
    Ele já escreveu uma coletânea de contos, "Palo Alto: Stories", estórias sobre a cidade suburbana em que ele cresceu (arredores de San Francisco), e também já dirigiu filmes, como “Eu, Eu mesmo e o Macaco”.
    E por fim, e não menos importante, tinha que falar dela. Ela apenas apareceu como vencedora (Oscar de Atriz), mandou bem (Cisne Negro), admiro muito o trabalho de Natalie Portman (desde Closer), e ela está ligeiramente grávida... Tudo de bom, tomara que seja genético o talento para o drama.
    Ah, pessoal... na verdade queria escrever um post sobre o James Franco... mas como não seria aprovado pela orientadora, cometei aqui.
    Ah, Natalie Portman, obrigado pela atuação esquizofrênica em Cisne Negro ("I just wanna be PERFECT" by Nina/Swan Queen)!

    Veja a desenvoltura de James e Anne nesse vídeo promocional inspirado em “Grease”:
    http://www.youtube.com/watch?v=BhTrlQEZbkI&feature=player_embedded
    Vejam esse também... muito bom... Evita Loca!
    http://www.youtube.com/watch?v=ScXvNBQeBZ0&feature=relmfu

    ResponderExcluir