terça-feira, 15 de março de 2011

A preparação da comunidade para o carnaval e outros eventos



Bem, sabemos que por trás de um evento existem várias etapas a serem seguidas dentro do planejamento. Uma dessas etapas que nem sempre é cumprida é a preparação da comunidade local para o evento.

 No carnaval não é diferente, há toda uma mobilização de órgãos governamentais para orientar nacionalmente a população. Carnaval é tempo de festa, uma coisa meio “sexo, drogas e samba”, o que sugere confusão... Por isso sempre são feitas campanhas perto dessa época.

Sendo um evento de porte nacional, no carnaval é feito um grande trabalho para atingir a o maior número de pessoas possível. Um exemplo são as campanhas feitas para orientar quem vai viajar a fazer revisões no carro, documentação em dia e a famosa frase “se beber, não dirija” é bastante citada. Além disso, durante o período de festa, como o número de viajantes cresce, há sempre blitz e um maior cuidado nas estradas, o que ajuda a diminuir transtornos e acidentes.

Outra campanha, não menos importante, é a que o Ministério da Saúde faz, lembrando da importância do uso da camisinha, um trabalho que é feito o ano todo e que é reforçada durante o carnaval. Para completar são distribuídos preservativos nos blocos de rua e lugares públicos para que com isso haja uma conscientização.

Enfim, são feitas muitas outras campanhas e mobilizações, não só no carnaval e também em vários outros eventos, principalmente nos de grande porte. Ainda existem falhas nesses sistemas, e nem sempre é possível evitar acidentes como conseqüências do carnaval. Mas se não houver esse tipo de ação do governo, pode haver resultados bem piores durante o período do evento. Esses dois exemplos mostram que o carnaval esta além dos sambódromos e que a segurança e bem-estar da população em geral estão em lugares de destaque na preparação do evento.

Lívia - 2° T.E. 

4 comentários:

  1. Logo me lembrei da campanha em que o Ministério da Saúde usou o filme Beleza Americana como base... só para o público ficar alucinado como o personagem do Kevin Spacey. Compare:
    http://www.poracaso.com/wordpress/wp-content/uploads/2008/03/belezabrasileira-ad.jpg
    e
    http://3.bp.blogspot.com/-UHWZLgG8Zxw/TVsk6RA_9DI/AAAAAAAAAJ0/I4CBdI1Zo14/s1600/beleza-americana011.jpg

    Quando se realiza um evento grande, o organizador tem de ficar atento com questões relacionadas a segurança e saúde do público.

    ResponderExcluir
  2. No carnaval segurança é muito importante sim pelo menos aqui em Santos Dumont todo ano são várias brigas sempre de bairros versus bairros outro exemplo que a violência ajuda acabar com evento foi a Parada Gay também de Santos Dumont que aconteceu em 2008 e 2009 e por causa de uma briga que aconteceu no evento que resultou a morte de um garoto no calçadão uma semana após o evento ele não aconteceu mais.

    ResponderExcluir
  3. =) Com todas essas campanhas tem gnt que ainda se estrepa no carnaval por imprudências. Depois de nove meses do carnaval, muitos nenenzinhos inesperados nascem, e o ministerio da saude distribui camisinhas de graça. Vai saber oq ue se passa pela cabeça desse povo...

    ResponderExcluir
  4. Eu achei a campanha desse ano super legal...(da menina falando com as amigas sobre a camisinha e no final do carnaval ela falava que quem tivesse transado sem,para fazer o teste de HIV).

    Achei que eles estão tentando mostrar que isso é a nossa realidade e que é natural.

    Muito Bom!!!!!!!

    ResponderExcluir