quarta-feira, 9 de março de 2011

Rio, Carnaval Comercial 2011




O evento mais incrível do mundo! O Carnaval do Rio de Janeiro é uma mistura impressionante de cores, culturas, festas e diversão que transforma no maior evento cultural no Brasil. Tornou-se um grande mercado que movimenta milhões (a Indústria do Carnaval), em que as escolas de samba e seus colaboradores dedicam cerca de um ano. Toda essa indústria de criação de composições alegóricas e de fantasias, conta com o investimento de patrocinadores e do Ministério da Cultura. No setor turístico cerca de 1 milhão de pessoas passam o feriado de folia na cidade. Imagine as cifras de dinheiro que são movimentadas em vários segmentos do mercado nacional e internacional. Um verdadeiro ciclo de mercado.

O Carnaval no Rio de Janeiro é único no mundo, outras festas que se destacam são a de Barraquilha (Colômbia), o Carnaval de Inverno de Québec (Canadá), o Mardi Gras muito popular no sul dos Estados Unidos e o Mardi Gras de Sydney (Austrália) uma festa de gays e lésbicas (duração de uma quinzena); todos estes eventos de rua, com desfiles de fantasias, carros temáticos e enormes balões. Mas de longe o Carnaval do Rio de Janeiro é o mais emocionante e que oferece a possibilidade de ser experimentado em muitas maneiras. Se você pretende assistir ao desfile das escolas de Carnaval no Sambódromo, ou participar de uma festa de rua com as suas bandas ou até mesmo pular com um animado Bloco Carnavalesco, você vai encontrar ótimas opções para ter uma experiência maravilhosa e marcante.

Para as grandes escolas de samba, existe o Sambódromo que foi projetado pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer e construído em 1984 na Avenida Marques de Sapucaí. A cada ano sedia o Oficial Desfile de Carnaval da cidade do Rio de Janeiro. Das três noites de show, destaques para o domingo e para a segunda-feira, dias em que a elite de doze Escolas de Samba desfilam. Elas competem com muita alegria e profissionalismo pelo título do campeonato anual como Melhor Escola de Samba, agraciada pelos jurados, público e pela própria técnica. No sábado anterior, o estádio é utilizado por aquelas Escolas de Samba do Grupo de Acesso, buscando um lugar no Grupo Especial para o próximo ano. Cada Escola de Samba começa o desfile nas arquibancadas do Setor 1 e termina na Praça da Apoteose, e é permitido no máximo de 80 minutos para apresentar seu show temático.

Esse é um tipo de evento muito visado no exterior pelos turistas, que procuram visitar a cidade na época a procura de diversão e alegria carnavalesca. Muitas celebridades nacionais, inclusive internacionais são convidadas para participar de camarotes comerciais, que sempre acabam virando matéria em jornais e programas de TV, uma ótima estratégia de marketing, como no caso do camarote Devassa.


Existem quatro diferentes áreas onde o grande público pode assistir o show: arquibancadas (Grandstands), Cadeiras (Chairs), Frisas (Frente de Boxes) e Camarotes (Suítes Luxuosas). Os preços variam de cerca de R$ 100,00 para valores mais elevados do que R$ 2.000,00. Várias empresas on lines, principalmente internacionais, vendem esses pacotes de passaporte para o Carnaval no Rio de Janeiro, especialmente para curtir no Sambódromo. É um grande mercado de vendas que transforma uma viagem para um país tropical numa viagem para o Paraíso.

O Carnaval é uma verdadeira praça para a propaganda. Vários grandes patrocinadores estão presentes no próprio Sambódromo. Com transmissão ao vivo inclusive internacional pela Rede Globo, as marcas ganham posição de destaque no mercado. Neste ano de 2011 as cotas para anúncio do Carnaval ficaram com quatro grandes empresas, o Banco Bradesco, a cervejaria Nova Schin, a rede de telefonia móvel TIM e a linha de beleza Pantene (Procter & Gamble), esta última nova como patrocinadora do evento. A grandeza dos investimentos dessas empresas em patrocínio reflete a satisfação e o retorno financeiro dos diretores. O evento é um fortalecedor das marcas, auxiliando na incorporação da imagem institucional ao meio festivo e alegre do brasileiro. O Carnaval hoje é considerado um evento de comercialização de marcas, em meio a tanto espetáculo e festa da tradição carnavalesca.

Altiere Leal

Um comentário:

  1. Adorei o post! É sim o carnaval se tornou um super evento que é movido por grandes empresas e patrocinadores e cada vez mais traz muito lucro para o Rio de Janeiro e com a tecnologia tudo foi evoluindo com o tempo como por exemplo a criação do Sambódromo nos anos 80 que mudou totalmente a logística do evento.

    ResponderExcluir