sábado, 21 de agosto de 2010

Como perder a credibilidade do seu evento



   Hoje passando pelo calçadão da Rua Halfeld, como em todos os dias, recebi uma imensidão de panfletos, e dentre eles me chamou a atenção o flyer do JF Folia de 2010. 

Caro leitor, você conhece o preconceito que paira sobre o JF Folia?
Não?

Permita-me te contar:

   -É um carnaval fora de época, onde as mulheres são “pegas” pelos homens - por isso fora, e ainda é também, apontado como “inferninho de JF”; em clara alusão aos bordeis da década de 50.

    Porém, apesar do preconceito, da inserção dos estereótipos negativos, o evento continua forte, e se expande mais a cada ano.

    Agora sim, você leitor; já sabe o porquê não sei como alguém aprovou esse flyer, onde a frente é o corpo de uma mulher e a parte de trás é um homem “empuxando” ela de camiseta com seios fartos. O que a equipe de publicidade esta pensando?

    Um evento que já sofre o preconceito de uma boa parte da população - está reafirmando esse, em seus principais materiais de divulgação.

    O Site; até bem articulado, colorido- ”borros de tintas”, músicas, - mas porque não usa-lo como base para o panfleto?

     Talvez porque se encontra no mesmo nível!

    Quando nos deparamos no Site, com a parte de informações sobre “A Festa”, nela se encontra essa. (Link do Site http://www.jffolia.com.br/).

Somos objetos, descartáveis?

Quase ninguém analisa de uma forma critica o seu próprio “Ser “- “Eu com eu; Eu com o Mundo” – o poder de persuasão domina a maioria dos foliões.

O evento já se tornou uma tradição no calendário Juiz Forano.

 Em outubro de 2009, a cidade recebeu 20 mil pessoas que compareceram todas as noites ao evento. E a divulgação com esse estilo apelativo!

Porque não um panfleto em formato de Trio elétrico- um design inovador?

Um Site com diferenciais sem exploração do corpo?

Porque não apresentar o evento com um pouco mais de brilho, para o seu público-alvo, ao invés de imagens subliminares de erotismo?

Nesse caso a vulgaridade esta explicita na divulgação do JF Folia 2010.

     Só anseio saber como vou mostrar isso aos meus pais, e solicitar dinheiro para comprar meu abadá? Como?

     Alguma sugestão?

     Mônica Regina - aluna 3º TTU 

5 comentários:

  1. Galera do meu coração!! Eu tentei de várias maneiras, mas não consegui a imagem do flyer do JF Folia, seria interessante ter ela aqui... Eu ainda não a vi, mas certamente está dando bastante polêmica, a Mônica não é a primeira pessoa que 'falou' comigo sobre isso... Bora comentar? O que vocês acharam do material de divulgação do evento este ano?

    ResponderExcluir
  2. Vou dizer uma verdade este foi o post que eu mais gostei, pois a Mônica disse um assunto que incomoda as pessoas que realmente percebem que o JF folia não é um simples evento, mas se tornou um meio de "pegação". No entanto,ninguém tem a coragem de dizer tão abertamente como foi dito neste post, que essa festa é com certeza pura vulgaridade.
    Sobre o material de divulgação deste ano, achei extremamente vulgar, como o do ano passado, onde a "pegação" foi representada por desenhos, mas este ano colocaram o que é o centro de atenção à quem vai nesse evento: o corpo, a sexualidade. Apesar de terem usado este apelativo meio de marketing, foi um bom método, pois estão atingindo diretamente a maioria das pessoas que vão a esse evento, mostrando o que elas realmente querem ver e ter!
    Os pais que permitem seus filhos a comparecer nesse tipo de festa, com certeza não tem a ideia do que realmente acontece lá.
    Beijo galera!

    ResponderExcluir
  3. Oi Gente!!
    Nossa, falar desse evento é muito polêmico!!
    Nunca fui ao JF Folia, mas ouço muitas coisas sobre ele, tanto positivas quanto negativas!!
    Bom,de um tempo pra cá o marketing do evento tem apostado na "pegação". Honestamente, não acho isso tão errado assim, mesmo porque a grande maioria vai à esta festividade com a intenção de curtir pessoas!! Estão lá porque querem isso,pelo que parece nem ligam para as atrações que ela apresenta.
    O marketing tem o dever de atingir o seu público alvo para que o evento aconteça, acho que o tal flyer conseguiu o intento. Vejam bem, eventos com finalidade erótica ou coisa parecida existem há muito tempo, como as "Liberálias, as Bacanais" lá na Roma e na Grécia Antiga!! Porque seria diferente em pleno século XXI?? Não sei muito sobre essa folia, pois nunca fui e nem sei se irei um dia(por enquanto não, pois no momento não é a minha "vibe"!!). Agora, acho que cada um paga pelo entretenimento que quiser, desde que não cometa infrações, desrespeitos e afins. Gente que age assim infelizmente não tem postura e acaba manchando o evento, seja ele qual for e pra quem for. É o que eu penso até então ;)!! Beijo!!

    ResponderExcluir
  4. ooi gente, então, sobre esse super evento que é o jf folia, acho que os flyers,seus metodos de divulgaçao estão de acordo com o que procuram os produtores deste evento,pois eles querem atingir seu publico alvo, e quem sao eles? os jovens, e principalmente os solteiros, que estao naquele evento justamente para sair da rotina e curtir tudo o que puderem. Bom, acho que a questão deles apelarem para o lado erotico da coisa,é um metodo que da certo,pois atinge seu publico alvo. Agora quanto ao caso da censura,deveria ser indicada uma idade maior(a censura das outras ediçoes eram de 14 anos), porque se a propaganda referente ao evento, disponibiliza o erotismo e apologia ao sexo,cabe as autoridades resguardar a "moral" dos adolescentes,e aos pais deixarem ou não seus filhos frequentar este evento, de acordo com o custume de cada familia. Particulamente,acho o evento um mega sucesso, participo deste evento a 4 ediçoes,e nunca aconteceu comigo e nem com pessoas que foram junto,de sermos agarradas ou desrespeitadas,as pessoas que estao ali estao pra curtir, mais cada um a sua maneira, não podemos generalizar o evento ao dizer que é uma "pegaçao geral", para muitos até pode ser, mais muitas pessoas tambem vão por causa dos atrativos, que no geral, são otimos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Gente boa!! Este assunto do post é muuuito interessante, pena que pouca gente se aventurou em comentar e colocar aqui o que pensa (parabéns pelos comentários, Renata, João e Jessyca). A partir do que foi exposto, podemos discutir tantos assuntos que são - de certa forma - relativos, como o papel do marketing e da publicidade na nossa sociedade, o incentivo ao consumo (neste caso, pelo comentado, a mulher é objeto de consumo e este fator é incentivado através do flyer), o papel ético e moral dos organizadores, liberdade de expressão, de ir e vir, questões de gênero (vocês mesmos disseram que quem é 'pegado' - assim como um objeto - é a mulher pelo homem, e por que não o contrário?), enfim... há, presente num simples flyer, uma infinidade de assuntos a serem refletidos e pensados, porque não há uma resposta matemática, ou está certo ou errado. E isto é tão maravilhoso na nossa área de humanas, não é mesmo moçada??
    Um beijo.

    ResponderExcluir