sábado, 28 de agosto de 2010

Colação de grau do Instituto Granbery



Oi pessoal, vou compartilhar com vocês um pouco do que vi e aprendi na visita técnica organizada pela professora Diana Faraon à Colação de Grau do Granbery, no Cine Theatro Central realizada no dia 12/08/10.

         A colação de grau, como já sabemos, é um ato simbólico para a entrega de canudo e certificado para os alunos que concluíram um curso. Estavam presentes nessa colação, alunos dos cursos de Administração, Direito, Educação Física, Pedagogia e Sistema de Informações.

Tive a oportunidade de acompanhar de perto todo o evento: desde sua montagem até o evento propriamente dito. Assim, pude perceber o que realmente aprendi no curso de Eventos: organização é fator básico para o sucesso de um evento. A colação de grau, que foi organizada pelo grupo PHORMAR, contou com profissionais bem qualificados, organizados e competentes. A equipe era empenhada e tinha uma pessoa que coordenava todo o resto, que não se mostrou em nenhum momento autoritária e que esteve disponível todo o tempo, assim como deve ser um líder.

Durante toda a execução do evento, identifiquei várias coisas que aprendi em sala de aula, por exemplo: a posição correta das bandeiras, execução do Hino Nacional, visto que tinham pessoas de outro país que também iam formar. Observei também a postura da cerimonialista, do mestre de cerimônia, das recepcionistas e dos demais funcionários do evento.

Enfim, o evento correu conforme o planejado, mas tiveram alguns imprevistos que poderiam ter sido evitados. Como acompanhei o evento desde o início, identifiquei vários contratempos. Por exemplo, um dos formandos era cadeirante e o local onde aconteceu a colação não era adaptado, fazendo com que a equipe organizadora tivesse que pensar em uma foram de integrar o aluno, mas sem constrangê-lo. Se o local fosse analisado antes, esse problema poderia ter sido resolvido anteriormente e evitaria atrasos.

Outros imprevistos menores também puderam ser observados como, a falha do microfone na primeira fala da noite, visto que vários testes tinham sido feitos antes da abertura oficial das cortinas. Duas TV’s  estavam espalhadas pelo teatro e uma estava no palco, para que os formandos acompanhassem tudo, porém o combinado era que fossem 4 TV’s e somente na hora do evento foi informado que uma delas não poderia ser utilizada. Outro imprevisto que chamou bastante a atenção foi o fato de que alguns alunos que estavam no palco levaram cartazes com frases engraçadinhas e os levantaram na hora da fala de seus colegas, desviando totalmente a atenção dos telespectadores. Os cartazes foram rapidamente tomados e, assim como ocorreu neste imprevisto, todos os outros foram rapidamente solucionados. Um imprevisto inevitável, porém foi a empolgação demasiada dos convidados, que em alguns momentos se exaltaram e atrapalharam a fala das autoridades.

Mesmo com todos esses imprevistos, o evento transcorreu bem, graças à agilidade das pessoas que estavam trabalhando ali, principalmente das recepcionistas que souberam lidar com os contratempos e cuidar para que o público não percebesse a maioria deles.

Essa visita técnica me serviu de experiência e, serve para todos nós que pretendemos trabalhar com organização de eventos, pois percebemos que é preciso profissionalismo, jogo de cintura, uma boa equipe e paciência para realizar o evento sem deixar que as pessoas percebam alguns erros e imprevistos que venham a ocorrer e, assim garantir o sucesso do mesmo.


                                               Flávia Apolinário Camilo
                                               Eventos-2 módulo

6 comentários:

  1. Foi bem legal essa visita tecnica mesmo, vimos várias coisas que vamos fazer no futuro!
    Os imprevistos aconteceram e foram rapidamente solucionados, o que mostra como a empresa estava bem preparada. Também aconteceram imprevistos e falhas que foram corrigidos antes do público conseguir perceber, uma coisa muito impressionante.

    ResponderExcluir
  2. Oi Paulo, gostei do seu comentário, mas fiquei curiosa, quais tipos de imprevistos vocês puderam perceber? Eles foram solucionados ou não? Vocês acham que o público percebeu ou somente quem estava na organização do evento? Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Adorei ter ido nessa colação de grau...foi uma ótima experiência que vai servir para o nosso futuro.E como foi dito, houve mesmo alguns imprevistos, como a falha do microfone, que foi percebido por todo o público;o problema em uma Tv de plasma, porém ninguém percebeu, por esta mesma se localizar dentro do palco; e o baixo volume do microfone da cantora lírica. Esses imprevistos aconteceram , mas não interferiram no sucesso da colação, pois realmente foi um show!Amei....

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Achei que foi uma esperiência super enriquecedora, já que nós conseguimos visualizar como é na prática vários dos conceitos que estudamos no módulo anterior. Acompanhamos cada detalhe de preparação e principalmente de bastidores de uma cerimônia tão tradicional e importante. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Gente!!
    Realmente, essa visita foi muito legal. Pois foi o primero evento que presenciei os acontecimentos com conhecimentos técnicos, me senti uma autoridade no assunto, KKKKKK!!. Assisti a tudo com um olhar crítico, ouso até científico, assim como meus colegas. Alguns dos problemas, além dos citados anteriormente, foram: a posição em que a cantora lírica e seus instrumentistas estavam, muitas pessoas acharam que fosse um CD sendo tocado enquanto eles se apresentavam, pois não os viram, como os formandos, que estavam longe dos artistas. Não teve chuva de prata, porque São Pedro não quis, KKKK, brincadeira, foi porque o aparelho que fazia o serviço não funcionou no instante em que deveria. Ao que parece, não ouve um teste prévio deste equipamento. O comportamento das pessoas prejudicou, como a Flávia já disse, elas gritavam muito, atrapalhando o som do evento e os discursos. Gente que não sabe se comportar em certas ocasiões é um saco!! Alguns formandos levantaram cartazes com dizeres de mau gosto, em seguida a cerimonialista tomou os cartazes deles na hora. Apesar desses probleminhas a cerimônia foi muito bonita e emocionante, a empresa contratada fez um bom trabalho.
    Nossa, agora em todo evento que eu vou vejo tudo além do que parece, pois percebo o que precisou para que ele acontecesse. Sinto os meus olhos brilharem e quase choro(tô desabafando mesmo, e daí?? :p) Depois desta visita, vi que quero trabalhar nesta profissão, que tenho jeito pra isso!! Por tanto, fiquem espertos, porque ao me convidarem pra um evento já sabem, vou reparar e criticar, nem que seja pra mim mesmo!! Agora tenho "olhos de Thundera"!! KKKK :D
    Beijão!!

    ResponderExcluir
  6. Achei, como todos já disseram, ótimo participar desta cerimônia e aplaudo o trabalho das cerimonialistas que contornaram todos os imprevistos que poderiam estragar o sucesso do evento. Acho uma pena mesmo as pessoas que não sabem se comportar em cerimônias como essa.

    ResponderExcluir