quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Aconteceu em Woodstock e pode acontecer com você!



Quem já viu o filme “Aconteceu em Woodstock (Taking Woodstock) aí levanta a mão!! O filme é de 2009, produzido nos EUA, dirigido por Ang Lee (dirigiu também “Razão e Sensibilidade” – baseado no romance de Jane Austen – e “Brokeback Mountain”).

Escolhi falar do filme hoje por alguns motivos: o primeiro deles é que no primeiro dia da minha aula com os meninos que agora estão no 1º módulo, eu pedi a eles que escrevessem qual evento gostariam de ter organizado e... voilá, para minha surpresa dois garotos – não me lembro os nomes agora – apontaram o Woodstock, apesar da justificativa ficar mais na afinidade musical do que as características do evento em si.

Por outro lado, o filme destaca algo que é de fundamental importância para o sucesso do evento e que trabalhei com os meninos do 2º módulo esta semana: a parceria com a comunidade anfitriã.

Vimos que para um evento atingir seus objetivos com sucesso, ele deve se preocupar em estabelecer quais são seus principais parceiros, e analisar os objetivos desses principais participantes, que algumas vezes poderão ser coincidentes ou conflitantes.

Diferentemente do que possa aparentar à primeira vista os parceiros do evento não se resumem aos participantes do evento; os participantes são apenas um tipo de parceiro, e ainda existem outros como os patrocinadores, a mídia, a equipe que trabalha na organização do evento e... a comunidade anfitriã. Os eventos, de modo geral, produzem grandes impactos na comunidade que será sede, especialmente os eventos de grande impacto, que possuem grande infraestrutura e número de público.

Quer um exemplo? Para ser a sede das Olímpiadas de 2016, o Rio de Janeiro já vem sofrendo algumas alterações, em termos de obras, unidades pacificadoras em favelas (deveremos pensar quais delas serão contempladas, parece que somente aquelas para o “turista ver”).  

No texto de Kátia Rubio, “Os Jogos Olímpicos e a transformação das cidades: os custos sociais de um megaevento” a autora nos lembra que há vários motivos para que um evento olímpico gere conflitos urbanos como o custo financeiro e humano das obras necessárias para um evento que durará poucos dias. A autora chama atenção também para o fato de que as próprias características da organização do evento – cujos prazos são apertados perante o número de tarefas a se executar – pode muitas vezes conduzir para uma organização centralizadora e autoritária, ou seja, com pouca participação da população nos instrumentos de decisão, o que pode gerar desconfiança da população, como aconteceu em México (1968); “naquela ocasião foi realizada uma manifestação popular contra os gastos excessivos e a corrupção no gerenciamento das verbas para a realização dos Jogos. O protesto foi duramente reprimido resultando em um número não confirmado de mortes que passava de uma centena”.

Mas voltando ao filme, em “Aconteceu em Woodstock”, Elliot Tiber (interpretado por Demetri Martin) precisa ajudar a recuperar o pequeno hotel da família no interior, já que está falido e prestes a ser confiscado pelo banco. Ele ouve falar no festival Woodstock, mas este irá acontecer na cidade vizinha. Contudo, o festival de música hippie teve sua licença cassada na outra cidade (a população não concordou com o evento) e Elliot decide oferecer a propriedade aos produtores para salvar os negócios da família, sem levar em consideração a dimensão do evento – meio milhão de pessoas aparecem na cidade pequena – e assim Elliot e sua família são hostilizados pela população local por estarem destruindo a cidade. O evento acontece e não sabemos ao certo as implicações para a cidade e para a família de Elliot. O importante aqui é compreendermos a importância da população local para o evento, pois o evento trará conseqüências e impactos à comunidade e esta poderá apoiar ou não o evento e isto será significante para o sucesso do mesmo. Porque, ao final das contas, depois que o evento acabar, quem vai lidar com as conseqüências para o local serão aqueles que nele residem.

Gheysa.

4 comentários:

  1. Achei muito interessante esse filme do post, mas não tive a oportunidade de vê-lo ainda. Parece ser bem legal e deve retratar grande parte de nossas aulas de Introdução a Eventos. E como já aprendemos nessa disciplina... para um evento de grande dimensão ocorrer em uma cidade, uma das coisas mais fundamentais para que ele ocorra é o apoio da população, se não houver aceitação dos moradores da cidade,com certeza o evento não se desencadeará.
    Grande Beijo a todos!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, gostei muito desse post Gheysa, por que você acabou de citar este evento em sala, o que dá uma continuidade ao assunto fora dela no espaço desse blog, e assim nós aprenderemos melhor a matéria! Ainda não ví este filme, mas assisti "Foret Gump" e se eu não me engano o "Festival de Woodstock" foi retratado nele, adoraria ter ido à este evento também(assim como os novatos do 1º módulo, acho que até sei quem são, KKKK)!! Atualmente existe o "Festival de Lollapalooza"(AaaaaaaaaaH, acho que vou postar algo sobre ele aqui no blog, KKKK, :p!!), que tem semelhança com o de Woodstock!!
    Beijo pra você Gheysa e para todos!!

    ResponderExcluir
  3. Pois é, você falou sobre esse filme na sala outro dia mesmo Gheysa e agora to mais interessado ainda em ver! Acho que a ideia do evento foi muito boa, mas a falta de planejamento e de apoio num evento como esse não é bom mesmo, a comunidade anfitriã sempre influencia no evento...
    Mas como por enquanto nossa 'comunidade' anfitriã' está reduzida aos domínios do Instituto, é mais fácil para contornarmos alguns empecilhos!
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. "Pois é, você falou sobre esse filme na sala outro dia mesmo Gheysa e agora to mais interessado ainda em ver!"

    Realmente, uma das coisas que talvez não seja tão pensada e que causa grande impacto é a comunidade anfitriã. E se ela apoiar o evento, ótimo, grande chance de sucesso, até porque podem ajudar a divulgar, querendo que as pessoas, principalmente aqueles conhecidos, venham prestigiar o evento em sua cidade. Mas agora, se essa comunidade não aprovar, os organizadores terão um grande problema a enfrentar, pois se os próprios moradores da cidade não estão a favor, isso já afeta bem a imagem do Evento.

    Ai! Eu quero muito assistir o filme agora, acho que aqui em Pq, eu não vou achar! rsrsrs =/

    bjão galera*

    ResponderExcluir