segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Faça você mesmo!!



  Oi gente!!

 Hoje vou passar pra vocês algumas informações que poderão lhes ajudar a preparar uma festa. Assim, poderão organizar o baile de debutante da sua irmã mais nova, as bodas dos seus avós, o aniversário do seu sobrinho e "quiçá", o casamento do seu melhor amigo (kkk, não resisti em fazer alusão ao filme!!). Bom, na verdade estas informações são mais curiosidades sobre coisas que devem ser levadas em conta no preparo de uma festa, mas considerando as informações e lançando mão de muita criatividade vocês mesmos podem sim fazer uma festa!!

 Então, é muito importante levar em conta o número de convidados. Através dele calcularemos a quantidade de comes e bebes, de mesas e cadeiras, de seguranças, de garçons além de determinar na escolha do local apropriado para comportá-los.

 A faixa etária influencia no cálculo do que será servido, por exemplo: geralmente, jovens comem e bebem mais bebidas alcoólicas do que pessoas mais velhas, homens consomem mais do que mulheres. Deve- se calcular 2 crianças como 1 adulto, pois preferem brincar  durante o evento a comer.

 O período do ano, a estação em que a comemoração se realizará interfere na escolha do  cardápio. No verão, água, refrigerante e cerveja são mais consumidos, no inverno, o vinho tem maior preferência.

 O tipo de festa conta bastante. Se ela for bem agitada, as bebidas serão mais consumidas do que os alimentos. Logo tenha o cuidado de ter um pouco mais de bebidas no seu evento. Caso o tempo de duração seja longo, por exemplo umas 4 horas, tanto comes quanto bebes serão muito consumidos, então ponha o tempo de duração na continha da sua lista!


 Confira alguns cálculos aproximados:

·         15 a 18 salgadinhos por pessoa, se houver jantar ou almoço reduza a quantidade, pois os convidados degustarão um prato à mais, consumirão menos salgadinhos, mas pode acontecer o contrário, comerem menos do prato principal.

·         60 gramas de bolo, se houver docinhos, caso o contrário, 100 gramas.

·         5 ou 6 docinhos por pessoa, se houver muitos o bolo será menos consumido.

·         1 garrafa de vinho tinto para cada três ou quatro pessoas, se a bebida for servida durante o almoço ou jantar. Durante um coquetel, 1 garrafa para cada 2 pessoas.

·         1 garrafa de uísque serve 10 pessoas.

·         1 garrafa de cerveja para cada pessoa caso esta seja a única bebida alcoólica, caso haja outras, 1 garrafa para cada 6 pessoas.

·         400mL de refrigerante por convidado em uma festa que tenha outras bebidas, caso tenha apenas esta bebida e água, 600mL por convidado.

·         200mL de água mineral por pessoa.

·         1 garçom para cada 15 ou 20 convidados.

 Bom pessoal isso foi tudo o que eu pude passar pra vocês. Se levarem em conta estes dados no preparo  de uma festa, gastos poderão ser reduzidos e desperdícios evitados ao máximo, além do mais, cuidar para que nada falte aos seus convidados, tornando o evento muito agradável. Um abração e boa festa!!

João Carlos, aluno do II Eventos.

4 comentários:

  1. Adorei João, um texto bem prático e objetivo. Acho que a parte de Alimentos e Bebidas é o que faz a diferença entre o fracasso e o sucesso de um evento. Já pensou ir em uma festa muito bem decorada, com uma excelênte música e as bebidas estares fora da temperatura esperada? Super desagradável né?!

    ResponderExcluir
  2. Eu também adorei o post do João! Temos que ter sempre em mãos as manhas para desenvolver um evento, e para isso precisamos ter noção do básico de AeB. Outros critério também são importantes, mas a comida e bebida são o que fazem a diferença!
    Então se você quer que um evento seu dê certo, não se preocupe com a decoração,ou tal mesmo com a organização, mas não se esqueça de oferecer as melhores comidas,docinhos e bebidas possíveis, pois sua festa sempre será lembrada por isso,mas se a pessoa que foi não se lembrar, não se preocupe na hora da dor de barriga ela lembrará completamente de sua festa e principalmente da comida de lá!kkkkkk
    BeijOo grande!

    ResponderExcluir
  3. Adorei João!

    Falou sobre algo extremamente necessário!
    Como as meninas já disseram acima, a comida e a bebida são a parte mais notória do evento. Porque os convidados primeiro tratam de se alimentarem direito, e depois vão reparar a decoração e ornamentação do Evento. Então se a comida servida não for de qualidade ou suficiente, a organização pode ser a melhor possível, que as críticas serão incessáveis!

    beijãO*

    ResponderExcluir
  4. João, você falou algo muito necessário em um evento,toda festa onde a comida é boa o público fica satisfeito. Ninguém merece ir à uma festa onde a comida demore, é ruim, vem fria, não condiza com seu público e ainda acabe antes do previsto.

    Adorei
    Bjim

    ResponderExcluir