quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Jornada Mundial da Juventude, por que não um megaevento?

A Jornada Mundial da Juventude é o maior evento internacional direcionado a jovens católicos e este ano será realizado no Brasil. Acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho de 2013. Encontro promovido pelo Papa João Paulo II em 1984 por ocasião do Ano Santo da Redenção, o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da Jornada, conhecida como a Cruz da Jornada.  
Somos nós, jovens, os protagonistas desse grande evento, que tem como objetivo principal promover a interação entre jovens de lugares totalmente diferentes do seu convívio. A JMJ é um evento de grande porte que tem duração de aproximadamente uma semana, será realizado no Rio de Janeiro. Tem como lema: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19). O evento reúne as presenças de grandes autoridades da Igreja, incluindo o Papa Bento XVI que foi o primeiro a se inscrever como peregrino, Entretanto o Papa que acompanhará a JMJ ainda será decidido no Conclave. A inscrição é feita online (http://www.rio2013.com/pt/inscricao) e todos os jovens podem participar.
Através dos dados (como número e perfil dos inscritos) será feito o planejamento para melhor acolher, conhecer e atender aos participantes em suas necessidades, com propósito de divulgar a cultura do Brasil no exterior, terá manifestações culturais devido ao diverso público que está mobilizado para este evento. E como citado no título, por que não um megaevento? 
Como vimos em sala, megaeventos são eventos que afetam a infraestrutura do local sede e deixam benefícios, a JMJ tecnicamente não altera a estrutura do Rio de Janeiro e nem deixa benefícios em questão de infraestrutura, porém o público que está mobilizado e que provavelmente virá ao evento é em escala mundial, não serão realizadas obras ou melhorias para a JMJ como estão sendo feitas para a copa, por exemplo, mas a mobilização se dá na disposição dos brasileiros em oferecer suas moradias para pessoas que nunca viram somente para que elas possam prestigiar esse evento que tem como objetivo não gerar lucros ou promover algo ou alguém, e sim promover a fé entre os jovens.
Uma semana antes deste evento acontecerá a Semana Missionária entre os dias 15 e 22 de julho, que será uma preparação para a Jornada, e Juiz de Fora está na lista das cidades e espera acolher cerca de 2.000 jovens que já vem para conhecer e seguirem uma programação comum sobre os três eixos: Espiritualidade, Cultura, Ação Social, focos principais da Semana Missionária.
Após esta data todos os jovens se deslocarão para a cidade do Rio onde ingressarão em outras atividades. A proposta para os jovens peregrinos estrangeiros é que, chegando ao Brasil, possam viver intensamente a realidade local, em união com toda a Igreja do Brasil.
Autora: Viviane, 2° módulo

10 comentários:

  1. Houvesse até inscrição para ser voluntário na JMJ. Agregará muita experiências para os participantes e voluntários visto que terão contatos com diversas culturas e com cerimonia religioso.
    A vinda do novo Papa ainda é um grande questionamento, mas li no site oficial do Vaticano que provavelmente ele cumpriria a agenda.

    ResponderExcluir
  2. Quando li o titulo imediatamente quis responder a pergunta, não é mega evento exatamente pelo que foi bem dito, não muda a infraestrutura do pais nem deixa mudanças, eu concordo que é um acontecimento muito expressivo e marcante? sim, mas a argumentação para que a classificação de mega evento fosse dada eu achei errônea, não é um mega evento.

    ResponderExcluir
  3. De fato não é um megaevento, e o próprio texto deixa isto claro, mas inegavelmente é um evento de grande porte e que apresenta uma proposta diferente que disseminar a fé entre os jovens e não angariar fundos ou gerar lucro. Porém mesmo assim deve possuir todos os elementos de planejamento e organização para a execução com sucesso de um evento sendo ele mega ou não. Mas é uma iniciativa muito singular da qual podemos perceber que o dinamismo e peculiaridades dos eventos podem ser adaptados para os mais variados fins.
    Bruo Ribeiro

    ResponderExcluir
  4. Tambem concordo com os dois acima, nao é um megaevento..nao muda a infraestrutura do pais. Até porque se trata de um evento sem fins lucrativos, ou seja de onde tiraria tanto dinheiro para realizar o evento e ainda abalar a infraestrutura do pais?Com certeza as pessoas pensam ''porque o governo nao ajuda a tornar esse evento um mega'' . Nem no caso da Copa que mexe com a estrutura, nao é o governo quem fornece esse dinheiro. Se fosse para ser um megaevento o evento teria que no minimo ter um fim lucrativo para que pudesse tirar capital para investir na estrutura do pais, o que seria algo bom, nao so pela imagem do pais, mas tambem pelo fato de acolher a varios catolicos existentes que muitas vezes nao veem um evento religioso grande acontecer .

    Camila Rodrigues

    ResponderExcluir
  5. Podemos afirmar que seria um mega-evento no sentido conotativo do termo e do ponto de vista da mobilização, planejamento e organização que toda a cidade do Rio terá que realizar, além de toda mobilização mundial que o evento tem. Mas no sentido denotativo do termo por nós empregado, não, a JMJ não é um mega-evento. Apesar de o Rio já ter uma estrutura regular e que ainda precise de melhorias pontuais, esse evento não requer que muitas áreas sejam trabalhadas para a ocorrência do mesmo.

    Jeferson Rezende

    ResponderExcluir
  6. Realmente, não é um megaevento,até porque não vai mudar a infraestrutura do país e além disso não é exatamente para fins lucrativos( claro que muitas pessoas aproveitam para tirar um lucro).Mas, entre tanta violência, tantos conflitos, guerras,mortes de muitos jovens, esse evento busca a paz, o amor, a humildade e tenta resgatar a fé dos jovens ja que seremos o futuro.
    Gláucia Carvalho

    ResponderExcluir
  7. Bom, como já foi dito nos comentários anteriores, a JMJ não se caracteriza como um mega evento de fato, mas é um eventos grande e de muita importância para todos os jovens católicos do mundo, é uma ótima oportunidade para troca cultural, e aqui em JF seremos ''afetados'' pelo avento. Minha mãe estava na missa e o padre estava pedindo as pessoas para abrigar, apenas por uma noite, jovens na sua casa, enfim não é um mega evento, mas atinge um numero expressivo de pessoas, que vai alem de jovens.

    Mônica Calderaro

    ResponderExcluir
  8. Esse evento é super interessante, pois envolve jovens de todo canto do Brasil, e também de todo mundo, para que se unam com o proposito de evangelização. E alem disso, a experiencia de quem participara deste evento sera unica, pois eles tem a religiao em comum, mas culturas diferentes.

    ResponderExcluir
  9. Interessante o post, afinal se trata sim de um mega evento. um ponto importante a se considerar é a preparação que acontece para o evento em relação ás pessoas: ao contrário do que vemos para copa e olimpiadas, que é uma série de trapalhadas seguidas, a JMJ tem preparado seus voluntários desde 2012 para atuarem na área. Isso é um fator crucial para apostar-mo em um evento de sucesso.

    ResponderExcluir
  10. A Jornada Mundial da Juventude é um super evento realizado pela igreja católica, afim de reavivar a fé do cristão e compartilha-la com o resto do mundo.Sendo que esse evento é o encontro de todas as etnias e não há diferença entre ninguém, pois Deus não fez distinção de ninguém. A presença do papa faz com que muitas pessoas queiram ir, não importando a idade, tem alguns que são jovens de idade e de coração.

    ResponderExcluir