quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

O carnaval foi, e a Copa, como vai ser?


E finalmente o ano começou, porque infelizmente, o Brasil só funciona depois do carnaval. Evento esse que abrange o Brasil inteiro, do Oiapoque ao Chuí, cada canto de sua maneira, com blocos, trios elétricos, frevo, desfiles de escolas de samba e de diversas outras formas. O Rio de Janeiro é um dos principais focos dos turistas, pois além da festa que é o carnaval carioca, há também vários pontos turísticos, as praias e paisagens maravilhosas. Mas o Rio está longe de ser a perfeição.

Para receber a Copa do Mundo e demais eventos que estão por vir, ainda há muito que fazer. Coisas básicas como lixeiras e banheiros químicos, que estavam em falta no carnaval, tem que estar em abundância nos próximos eventos que o Rio sediará, pois assim as ruas ficarão limpas, as pessoas terão banheiro para usar e não farão xixi em qualquer lugar. Os serviços são outro grave problema, pois o atendimento é péssimo e, na maioria das vezes, caro. Transporte e infraestrutura não estão de tudo ruins, mas sempre há o que melhorar. Metrôs, ônibus, vans e taxi têm a toda hora, mas precisam de ar-condicionado e que funcionem por 24h. O trânsito também é outro problema que precisa ser resolvido.

Mas o que mais preocupa são as pessoas, que sempre dão um jeito de levar vantagem, o famoso jeitinho brasileiro, seja dando troco errado, furando fila ou de qualquer outra forma. Contudo infelizmente essa é uma realidade difícil de mudar. Informações erradas ou gente desinformada também foi comum. Postos de informações são necessários.

Querendo ou não, a Copa das Confederações, que vai acontecer em junho deste ano, vai dizer se estamos preparados ou não, para a Copa do Mundo, e também para as Olimpíadas. De um jeito ou de outro as coisas vão acontecer porque tem que acontecer. Vamos esperar que tudo dê certo.

Autora: Lisandra Elioterio, 2° módulo


10 comentários:

  1. O brasileiro convive com a impunidade ao longo dos anos, fazemos coisas erradas e encontramos meios de não sermos responsabilizados por elas, pessoas comentem crimes e são absolvidas dos mesmos.. O famoso 'jeitinho brasileiro' se tornou uma tradição, e esta vem prejudicando a todos! Já que quando resolvemos um problema usando desse método estamos ajudando nós mesmos e prejudicando todo o resto. E em um evento, principalmente de nível mundial, os problemas/erros não podem ser resolvidos com um 'jeitinho', eles não podem existir!

    Mônica Calderaro.

    ResponderExcluir
  2. O brasileiro possui um grande potencial para improvisar e reagir a imprevistos, e isso é bom. No entanto isso é usado demasiadamente como pretexto talvez até para a preguiça e falta de preparo. É como em uma música onde em determinado momento alguem improvisa para corrigir um erro, mas quando todos tocam de improviso uma musica inteira, se espera que tenham pessimos ouvintes!

    ResponderExcluir
  3. com certeza o brasileiro e visto como grande improvisador e isso as vezes é bom mas também pode não ser mas acho que o Brasil tem um grande potencial apenas demora com as obras mas como em eventos tudo pode acontecer e no final tudo da certo porque além de saber improvisar ele também tem memoria curat e se algo der errado logo logo todos esquecem

    ResponderExcluir
  4. O brasileiros estão acomodados com os andamentos das construções que estão sendo feitas para esses eventos de grande porte que acontecerão no Brasil, alguns deles reclamam, mas outros não estão nem ai. Na minha opinião, no final das contas tudo vai acontecer, mais com certeza muitas construções não tera'estrutura para aguentar esse grande piblico.

    ResponderExcluir
  5. O a habilidade de improviso e reação rápida conhecida como “Jeitinho Brasileiro” pode ser boa ou ruim como tudo na vida, mas fato é que todos nós usufruímos de alguma forma desta qualidade e primeiro antes de criticar a estrutura ou as atitudes em geral das outras pessoas devemos, nós mudarmos nossa postura para dar um exemplo de que é possível ser correto e não só esperto.

    Bruno Ribeiro

    ResponderExcluir
  6. O "Jeitinho Brasileiro" de fazer tudo na hora e em cima de improvisos pode sim dar certo, ou ter dado nos eventos nacionais, mas um evento como a copa não depende só dos brasileiros e quando todos "falam a mesma língua" é mais fácil de se conseguir soluções, do que quando varias pessoas veem de outros países para um evento onde elas esperam que tenham uma ótima estrutura e claro um ótimo serviço de atendimento, o que sabemos que nem sempre acontece. De fato esse evento vai acontecer, só não se sabe em quais condições.

    ResponderExcluir
  7. Isso é um assunto muito abordado em minha graduação de Turismo: o povo brasileiro em geral tem conhecimento de que o turismo é benéfico, mas ainda não sabe trabalhar pra engrandecer o mesmo. Essa situação é causada pois, não há uma sensibilização e interação por parte dos poderes público e privado com a população. Atuando em conjunto e com profissionais Turismólogos e produtores de eventos tomando a frente, esse panorama seria totalmente diferente. Mas enquanto o ''jeitinho brasileiro'' for o grande alicerce do turismo em nosso país, a gente não poderá sugar todo o benéfico e exponencial potencial desse segmento que só tem a acrescentar de forma a engrandecer a qualidade de vida em nosso país.

    Jeferson Rezende

    ResponderExcluir
  8. A Copa das Confederações poderá ser a maior vergonha para nós brasileiros. O país do futebol não consegue coordenar o básico de um evento que é infraestrutura. Imagina-se então o avançado, como será que nossos recursos humanos atenderam os gringos ou até nativos? Espero que não acontece como dito nos comentários acima que se algum dê errado no futebol, a paixão brasileira, que acorde o povo e faça vale o seu voto para que pelo menos possamos ajeita o evento teste para a Copa do Mundo.

    ResponderExcluir
  9. O governo brasileiro realmente é bem enrolado, mas eu continuo com o pensamento que postei no texto da Nívea, quando o governo ver que a situação ta ficando apertada e que não tem saída, ele vai arrumar dinheiro atee de onde não se imagina para conseguir finalizar as obras e melhorar as condições das cidades.Até porque o Brasil provavelmente não quer aparecer "feio" para os outros países.

    Camila Rodrigues

    ResponderExcluir
  10. O Brasil lutou pelo direito de votar e para que? Se o próprio povo fica sempre tentando tirar uma vantagem ali e aqui, como serão as pessoas que vão se candidatar? Infelizmente serão poucos que não vão querer levar vantagem em algo. E aí quando vem esses megaeventos, o governo enrola com a infraestrutura e serviços, vai empurrando, vai deixando para a última hora e acaba prejudicando a imagem do nosso país e do povo brasileiro.
    Gláucia Carvalho

    ResponderExcluir