Assessora de casamento.
A assessora, como o próprio nome já
diz, é aquela que presta assessoria, ou seja, ela ajuda na organização e na
contratação dos serviços de acordo com os desejos e necessidades dos noivos.
Ela auxilia o casal na contratação de, por exemplo, os floristas, Buffet, salão
e etc...
A assessora também faz a cotação de
melhores lugares e serviços e possui um extenso mailling para tal. Oferece diversas opções para os noivos de acordo
com o gosto ou personalidade do casamento.
Cerimonialista.
A cerimonialista fica responsável
pelo sucesso (ou não) do casamento. Ela auxilia no conjunto de formalidades
necessárias para a cerimônia e festa. A cerimonialista está presente inclusive
no grande dia, para garantir que tudo saia de acordo. Normalmente elas possuem
um plano B para tudo e deixam os noivos mais tranquilos no dia C. Ficam
encarregadas de ajudar a noiva a se locomover, a organizar os garçons, por
exemplo, e normalmente vai um pouco antes à igreja e ao salão ver se está tudo
em ordem.
No Brasil, a prática de contratar
alguém que auxilie no grande dia, está aos poucos ganhando espaço, mas
ainda não é preferência de muitos casais.
A maioria prefere pesquisar por
conta, conversar com fornecedores para escolher o que melhor atende suas
necessidades e desejos. Sem contar, que contratar um organizador ou assessor de
casamento, é uma despesa a mais para os noivos.
Bem
pessoal estava lendo esta reportagem do site “casamentos.com.br” e achei muito
interessante, pois além de ser mais uma informação é também uma nova porta que
se abre para nós que estamos na área de eventos pois é uma possibilidade para
atuar em outro segmento e de uma outra maneira. Então fica mais uma dica e mais
uma prova que esta área esta em constante crescimento, basta sabermos olhar de
maneira diferente as oportunidades que nos estão sendo dadas e buscar mais
conhecimento para sermos profissionais melhores e mais capacitados para
desempenharmos as tarefas que nos forem entregues da melhor maneira possível e
acabar com o preconceito que existe com relação ao nosso curso que só fazemos
festa e que qualquer pessoa pode fazer isso.
Marcele
T.E. 2º Módulo de eventos IF Sudeste de
Minas Gerais
Marcele, o trabalho de assessora de casamento não é novo, apesar da nomenclatura o ser. O que acontece, na realidade, é que a cerimonialista - cada vez mais - acumula as funções de cuidar do cerimonial e do andamento do casamento (cerimônias e recepção) e também de assessoria, de organização do evento.
ResponderExcluirEm São Paulo, por exemplo, as noivas utilizam muito mais a nomenclatura assessora de casamento do que cerimonialista, fato que eu não vejo acontecer no Rio de Janeiro, e muito menos aqui em Juiz de Fora. O que pode acontecer é que, se uma cerimonialista (que já atua também como assessora) resolver mudar o nome de sua atuação num cartão de visitas ou em seu material de divulgação pode ocorrer de muitos clientes, ou possíveis clientes, não reconhecerem a nomenclatura e isso pode gerar uma confusão.
Com isso tudo eu quero dizer que, muito do que aprendemos na teoria, na prática se estabelece de outro modo, com outras configurações, e não quer dizer que está errado ou certo, mas que temos que compreender como o mercado funciona para atuar corretamente nele, um beijo!
É super interessante o trabalho de assessoria de casamento, pois auxilia bastante a noiva na organização do proprio. A cerimonialista auxilia na hora que o casamento esta acontecendo, ela e a peça fundamental na organização do casamento acontecer.
ResponderExcluirA assessora é como se fosse uma cerimonialista nos detalhes pessoais e a cerimonialista nos detalhes mais formais, como na organização do casamento em questão de igrejas, salões, entre outros. e ambas são de grande importância, a assessoria ainda não é muito conhecida, principalmente aqui em Juiz de Fora como ja foi dito, mas é uma profissão que tem tudo para se firmar no mercado nacional e mundial.
ResponderExcluirAcredito que esta é sim uma boa área, principalmente para as mulheres que se formam em nosso curso, pois as noivas tem uma necessidade latente de uma pessoa que as auxilie assim, não sendo tão comum homens requererem esse tipo de serviço. Julgo essa diferença entre a assessora e cerimonialista até como um ponto positivo, uma vez que a cerimonialista será uma pessoa que tem uma formação técnica no assunto, enquanto a assessora seria apenas uma ''entendida no assunto''. Isso é legal porque diferencia o profissional qualificado daquele que apenas é interado no assunto.
ResponderExcluirJeferson Rezende
Em minha opinião a diferença ocorre apenas em teoria, pois na pratica independente da nomenclatura uma pessoa só realiza as duas funções, se que de fato são duas. Podemos dizer que as funções estão entrelaçadas, porque uma função depende inteira mente dos resultados obtidos pela outra, logo para atuarmos bem neste mercado devemos ser assessores e cerimonialistas em um só para de fato atender as necessidades dos clientes.
ResponderExcluirBruno Ribeiro
pode se perceber que este serviço e muito importante na vida dos noivos pois alem de auxiliar na contratação dos demais serviços e uma praticidade que encontramos no mercado. e muito interessante e hoje se tem usado demais nos casamentos sendo cada vez mais contratado pelas pessoas.
ResponderExcluiremiliany ferreira netto
Como já foi dito nos comentários anteriores, é só um novo nome pra algo que já existe! Ao meu ver essas novas nomenclaturas aparecem pra se tornar um diferencial no mercado, alguém ou alguma empresa , lança um ''novo'' tipo de profissional pra ser diferente, pra mostrar a novidade.. e se faz sucesso as pessoas começam a copiar para se integrar ao novo mercado e as suas constante mudança e renovação.
ResponderExcluirMônica Calderaro
Como citado pela Professora Gheysa em nossa cidade a nomenclatura utilizada quase tudo seria o belo cerimonialista o qual ao meu ver é horrível. Já escutei muitos falarem "nós estamos desde do inicio com os novos, os ajudamos nas escolhas de local e outras coisas" ou um explicação otima "pegamos o cerimonial do dia". Se existe estes nomes é exatamente para isto resumi algum que pelo visto está bem mistura.
ResponderExcluirO trabalho da cerimonialista ou Assessora de casamento é muito importante e útil ao casal, ter alguém com contatos, que conhece o trabalho das empresas que deveram ser contratadas e que vai poder ajudar com indicação e ajuda na escolha acredito que seja uma das principais vantagens da contratação desse serviço.É um serviço caro, mas convenhamos, os noivos não costumam fazer muitas contas nesse momento né!?
ResponderExcluirMuito legal esse tipo de trabalho, pois ajuda ao casal a se situar com relação ao casamento, se ele quer sabe alguma informaçao sobre flores, salao e buffet é so falar com a assessora..acho que quem faz um evento de casamento e faz tantos gastos nao ligara para mais um gasto..
ResponderExcluirCamila Rodrigues
Esse tipo de trabalho está mesmo em constante crescimento, pois é menos trabalho para noivos, para quem vai fazer uma festa de 15 anos ou outro evento que necessite de cerimonialista. O trabalho das cerimonialistas é de organizar tudo para os noivos, dar algumas orientações, recomendações, enfim, organizar todo o processo do evento e no dia desse tal evento ajudar na realização do mesmo.
ResponderExcluirGláucia Carvalho
Deve haver essa diferença, mas existem profissionais capacitados para realizarem as duas funções. A verdade é que casar é caro e essa é uma maneira de se economizar no casamento, que muitas vezes é organizado de fato pelos próprios noivos
ResponderExcluir