quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

E os eventos de educação?

 
 Com tanto evento grande acontecendo no Brasil em uma mesma época, poucas pessoas se lembram ou até mesmo não sabem do Educar/Educador. São tantos eventos esportivos e shows que nos esquecemos ou acabamos por deixar passar despercebido o assunto da educação. Mas essa é a novidade, está chegando a 20° edição da maior Feira e Congresso de Educação da América Latina. O evento é uma mistura de congresso com educadores e feira de negócios. A Educar/Educador existe há 20 anos, e desde os quatro últimos está sob organização da Futuro Eventos. São mais de 150 empresas expositoras e cerca de 230 palestrantes nacionais e internacionais.
Neste ano a Feira/Congresso trará como tema "Educação 3.0. A Escola do Futuro chegou?" que realmente se trata de um assunto muito interessante, visto que as tecnologias não param de se inovar. Inserir equipamentos eletrônicos com uma tecnologia mais avançada na educação não faz referência a entregar um tablet a um aluno e esperar que ele utilize o objeto sozinho. É muito importante ter em mente, que é necessário instruir o próprio educador sobre a novidade, ou seja, dar a ele informações para que tenha conhecimento de como fazer uso das tecnologias, qual será o melhor método de aplicar essa novidade à sua disciplina e outras perguntas que o educador pode até mesmo não saber explicar para o aluno. Adotar essa idéia também é muito importante para que não seja o caso do aluno saber muito mais que o professor. E é isso que faz parte do que trarão no evento.
A feira existente no evento se trata de uma Feira Internacional de produtos e serviços para Educação, nela pode se encontrar sistemas de ensino, brinquedos pedagógicos, lousas interativas, softwares educacionais, laboratórios, tecnologia, alimentação escolar, transporte, revistas especializadas, móveis escolares e muitos outros segmentos.
 Para o país um evento que é considerado o maior da América Latina é de grande valia, pois além do tamanho, o tema é educação. O evento ajuda na formação de profissionais da área da educação, já que é possível se inscrever para o evento no próprio site, tendo acesso às promoções, a palestras com pessoas importantes no ramo, e com direito a certificado ou declaração de participação da palestra. Porém é importante lembrar que o valor agregado ao evento seleciona muito o publico alvo, o que pode aparecer como um fator negativo, já que se trata de um valor de aproximadamente mil reais para participar de algumas palestras, dependendo do pacote e dando direito a visita livre à feira.
         Ainda assim, participação no evento além de poder colaborar com o desenvolvimento e grandes resultados pode também ajudar no nome das Instituições presentes, de forma que se podem criar um tipo de competição oferecendo prêmios às instituições que tiverem mais educadores inscritos. Isso pode motivar os educadores a continuarem seus serviços de forma dedicada e motivar também ao interesse de aprender sobre as tecnologias que poderão ser usadas na “Escola do Futuro”.
Autora: Camila, 2°, módulo

9 comentários:

  1. Legal um evento assim tão grande com foco na educação? super legal, mas educação é direito, e acho que deveria ter um evento desse porte, dessa importância que fossem acessíveis a todos.Por que R$1.000,00 por algumas palestras?, por favor né.

    ResponderExcluir
  2. O Educar/Educador é um evento de cunho nacional com mesmo dito no texto palestrantes internacionais o que agregar muito investimento de dinheiros no mesmo. Lembro-me da entrevista que o dono da Partner Produções disse sobre as negociações de palestras e que as vezes são mais caras do que se pode pagar. Por acho, acho que o custo deve ser pensa por este lado entre nós produtores de eventos. E por professores deve ser pensando pelo lado da capacitação e pela país, estado e município com uma moeda de troca (pagasse boa parte dos cursos e capacita tais professores).

    ResponderExcluir
  3. Esta é uma iniciativa muito interessante. Confesso que desconhecia este evento, que pelo que pude perceber no texto possui uma grande abrangência e confiabilidade, já tendo alcançado sua 20º edição. Isto nos mostra mais uma vez que eventos não são só “festas”, percebemos que esta iniciativa de um evento técnico-cientifico é também muito estimulante e abre novas portas no mercado de atuação para nossa profissão e quando comtemplado um tema tão carente em nossa sociedade que é a educação percebemos o quanto um evento pode dinamizar e colocar em pauta assuntos que precisam de nossa atenção.
    Bruno Ribeiro

    ResponderExcluir
  4. É um tipo de evento muito diferente e atraente. E quem seríamos nós sem a educação não é mesmo ? Deveria ter um público mais abrangente, para englobar mais educadores e profissionais da área de educação, até porque poderia estimular mais até mesmo a população, se esse tipo de evento fosse mais falado. O Brasil está com muitas falhas na educação, ainda bem que existe esse tipo de evento para estimular os profissionais a continuarem nos ensinando !
    Gláucia Carvalho

    ResponderExcluir
  5. Grandes eventos não são somente shows e de cunho esportivo. Isso me alegra por me passar que o leque de opções de trabalho é muito maior do que pensamos. Esse evento de cunho acadêmico abrange muito mais que a educação, visto que esse ano o tema é tecnologia e assim tende a ser através dos anos. Mesmo com um foco no público-alvo, o que talvez seja a explicação de que esse evento é desconhecido de nossa experiência, o Educar tem um caráter muito grande, abrangendo muitas instituições.

    Jeferson Rezende

    ResponderExcluir
  6. É muito bom saber que temos eventos de grande porte no Brasil que não se limitam em apenas shows ou eventos esportivos, além de uma oportunidade de trabalho ele também representa um desenvolvimento cultural. O que não da pra entender é porque um evento tão importante, que esta da na sua 20º edição, não tem espaço na mídia.

    Mônica Calderaro

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante esse evento. Uma pena que ele seja elitizado, e não divulgado, já que a educação no Brasil precisa de eventos como este para incentivar tanto os alunos quanto os professores. Lisandra Queiroga

    ResponderExcluir
  8. Muito curioso camila. Um grande evento que não esta tão em foco, talvez porque se trate de educação que sempre é desvalorizada aqui no Brasil. Além disso, poderiamos atentar também aos congressos estudantis que infelizmente ganham o esteriótipos de fetas. No ano passado Juiz de Fora recebeu o EMEAD(encontro magno de estudantes de administração), Congresso intercirurgica, e um outro congresso de piscicologia trazendo estudantes de todo o brasil e alguns estrangeiros a cidade.

    ResponderExcluir
  9. A educação em alguns lugares no Brasil é muito precária, esse evento poderá ajudar a muitos lugares, mostrando um caminho diferente, com novas tecnologias e buscar um caminho diferente.

    ResponderExcluir