quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Eventos em expansão

A área de eventos está cada dia mais em alta e com isso vem crescendo também o número de pessoas que pensam que fazer eventos é fácil e pode ser organizado por qualquer pessoa, engana-se quem pensa desta forma, pois para realizar tais tarefas exige-se muita informação e uma formação adequada, neste setor acontecem muitos imprevistos e quem está a frente do desenvolvimento ou realização do evento deve saber como lidar com os imprevistos ou empecilhos que possam ocorrer durante o mesmo.
Muitos destes erros acontecem porque pessoas sem qualificação são contratadas apenas por serem bonitas ou terem sido indicadas por outras, para que isso não mais ocorra, nós que estamos nos tornando profissionais na área devemos nos unir para ganharmos força e esclarecer para as pessoas que assim como em outras áreas, nas quais os profissionais estudam para tornarem-se aptos para desenvolver outras tarefas (como engenheiros, arquitetos, bombeiros) nós da área de eventos também estudamos para desempenhar tarefas como planejar,organizar e por em prática tudo aquilo que foi aprendido na teoria. Deve-se ter em mente que  o profissional de eventos não “faz festa” ele proporciona de forma organizada, criativa, responsável, e ética uma experiência diferenciada e de alta qualidade para seu publico alvo.
Marcele A. de A. Silva TC em Eventos

10 comentários:

  1. Achei o texto bem legal, é algo que vemos constantemente, qualquer um acha que pode fazer um evento, e o resultado é quase sempre o mesmo, fracasso e publico insatisfeito. No começo pode ate dar certo, mas para que o negócio dê certo, não só com eventos mas em qualquer área, é preciso ter conhecimento sobre o que se faz, e uma hora ou outra esses "profissionais" acabam saindo do mercado.

    ResponderExcluir
  2. Realmente nossa área é muito desvalorizada, porque simplesmente acham que qualquer um pode fazer eventos, que não exige dedicação e planejamento prévio do organizador nem nada do tipo. Mas vejo uma leve mudança, pois muitos nessa área estão se qualificando. Lisandra Queiroga

    ResponderExcluir
  3. Esse assunto foi até motivo de minha postagem aqui. De fato, concordo muito com tudo o que está contido nesse post e julgo que nós, os profissionais de eventos é que somos culpados pela não valorização de nossa profissão. A profissão apenas tem valor se a pessoa que a contém tem méritos e dá valor para seus afazeres. O que vejo muito, tanto nos eventos quanto no turismo, é uma desvalorização da profissão pelos próprios profissionais. É aquilo... ''se nem eu me acho bonito, como os outros irão achar???''
    Nos falta nos valorizar e não ficar a mercê dessas empresas amadoras que não nos dão o devido valor, buscando cada vez mais uma qualificação de qualidade.

    Jeferson Rezende

    ResponderExcluir
  4. Este é um assunto já bastante discutido aqui e em sala, o amadorismo permeia área de eventos por pessoas que acham que sabem e muitas vezes o resultado é um trabalho mal feito e com muitos erros, é necessário qualificação de pessoal e mais valorização de profissionais da área, como nós, temos que ser contratados pelo o que sabemos e não pelo que somos. Mônica Calderaro

    ResponderExcluir
  5. Acho que o principal a ser observado é que trabalhamos em caráter definitivo, nunca teremos a chance de voltar atrás e consertar o que deu errado em um evento, o que passou, passou. O máximo que podemos fazer é nos cercarmos de fórmulas e procedimentos para evitar os erros, é a melhor fórmula é a experiência, que é adquirida no primeiramente no processo de formação do profissional, logo sem formação a experiência demora muito mais para ser alcança, fato que só dificulta a realização de sonhos que é nosso mercado e objetivo.
    Bruno Ribeiro

    ResponderExcluir
  6. O fato é que reviravolta em que nós, profissionais de eventos, protagonize para sermos mais valorizados não seria vantajoso. Visto que as atuais empresas não buscam qualificação, mas lucros. Então para essa tal valorização os atuais, passados e futuros alunos de curso técnico ou superior em eventos temos que mostra nos qualidades, nossos preparado e o porquê a nossa qualidade equivale à um melhor lucro no presente.

    ResponderExcluir
  7. Realmente a questão do amadorismo hoje em dia até me revolta, é impressionante ver desde a recepcionista e o organizador da chopada ao dono da empresa que tem formação em qualquer outra área e por conta de eventos renderem lucro acha que é capaz de realizar bem esse trabalho, triste ver isso. Adorei a colocação no final do texto " Deve-se ter em mente que o profissional de eventos não “faz festa” ele proporciona de forma organizada, criativa, responsável, e ética uma experiência diferenciada e de alta qualidade para seu publico alvo"

    ResponderExcluir
  8. É verdade, as vezes pegamos exemplos de erros em que ocorre um erro, que se fosse em nossas mãos, profissonais da area, seriam facilmente resolvidos,pois aprendemos no curso a ter jogo de cintura.. mas por se tratar de amadores, a situacao se complica, os organizadores se desesperam e acabam tomando decisoes erradas

    Camila Rodrigues

    ResponderExcluir
  9. É impressionante como tem gente que acha que fazer uma festa é fácil. Nós, futuros profissionais, pensamos em cada detalhe de uma festa ou qualquer outro tipo de evento, pois são os detalhes que farão a diferença. Contratar pessoas por causa de rostinho bonito ou só por indicação é um 'tiro no escuro' pois não sabe como aquela pessoa trabalha, sabe que não tem uma formação profissional e acaba sendo um evento apenas com rostinhos lindos com má qualidade de serviço. Depois da tragédia de Santa Maria,por exemplo, as pessoas deveriam ter a visão de que tem que ser um profissional que vai realizar o evento, pois esses sim vão analisar cada detalhe para fazer de tudo para que não de erro em tal evento ou que esses erros sejam o mínimo e menos notável possível.
    Gláucia Carvalho

    ResponderExcluir
  10. Qualquer um pode contruir uma casa...mas ela vai cair, se voce não tiver uma formação adequada.
    Qualquer um pode fazer um evento...só que vai ser mal feito!

    ResponderExcluir