quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O Conclave?


O conclave é um cerimonial da igreja católica ocorrida após a morte ou renúncia do papa atual para escolha do novo sumo pontífice. No dia (28/02), o Papa Bento XVI oficializará sua renuncia ao cargo da Igreja Católica. Relatarei aqui as regras adotadas para o conclave pós-Bento XVI. Apesar da renúncia e da modernização, todo o cerimonial será realizado da mesma forma.
Quando acontece o falecimento ou a renúncia de um Papa, a Sé Apostólica (Santa Sé) é considerada vacante (vaga) até a data da eleição do novo. A vacante começará dia 28/02 e não tem data prevista para seu fim.
Normalmente ocorre o Novemdiales que é um período de 15 a 20 dias após a morte ou renúncia destinado a locomoção dos cardeais até o Vaticano – Roma. Para decretar o fim do período com a missa Pro Eligendo Papa, com a presença de todos os Cardeais na Basílica de São Pedro após a missa o Colégio de Cardeais dirige-se à Capela Sistina.
Finda a liturgia, duas mesas são introduzidas na Capela Sistina, sendo colocadas na zona do altar-mor. A primeira é coberta com um pano de cor púrpura e sobre ela são colocados três grandes vasos de vidro transparente e uma bandeja de prata. A segunda é reservada aos três Cardeais escrutinadores.
Os Cardeais posicionam-se nas cadeiras marcadas com os seus nomes. O Cardeal Camerlengo profere o cerimonial e protocolo. Advertindo-os sobre as regras e sorteando os três Cardeais escrutinadores (responsáveis de verificar e contar os votos), três Cardeais infirmarii (responsáveis por recolher os votos dos Cardeais doentes) e os três Cardeais evisores (responsáveis por fiscalizar os trabalhos dos Cardeais escrutinadores).
O Colégio Cardinalício não pode ter mais de 120 Cardeais. As suas sessões são em meio ao maior secretismo e isolamento. É vedado comunicar com o exterior por qualquer meio. Até mesmo o apoio técnico ou deve seguir esta regra do sigilo.
Em média as votações duram entre 2 a 5 dias, para ser eleitor é necessário dois terços (2/3) dos votos. Cada Cardeal pega num boletim (papel branco e forma retangular escrito “Elejo como Sumo Pontífice”) para escrever o nome escolhido com caligrafia clara e impessoal. O voto deve ser dobrado ao meio, e, com este apertado entre as mãos, recolhe-se em oração silenciosa. Após depositam o seu voto na bandeja de prata na mesa presente no altar-mor, e  depois despejam o voto no primeiro vaso levantando e inclinando a bandeja de prata.
Terminada a votação, os Cardeais escrutinadores contam , anunciam e anotam os votos, um após o outro. Os Cardeais revisores dirigem-se à mesa de escrutínio e, cada um por seu lado, contam os votos e conferem o número total de votos com o registo feito por cada escrutinador.
Fumo negro saindo da chaminé do fogão da Capela Sistina
Caso os votos contados não correspondam ao total de Cardeais epassar-se-á a segunda votação ou se a não for votação concludente, isto é, se o nome de um candidato não somar dois terços dos votos, serão queimados. O Camerlengo acumula os votos e as tiras de papel do sorteio dos cardeais escrutinadores, infirmarii e revisor em uma caixa que é conduzida para o fogão contíguo à Capela Sistina. Onde tudo é queimado com palha molhada para que saia fumaça  negro (sinal que o processo ainda está em andamento). A votação, se tal for necessário, pode repetir-se até sete vezes por períodos de três dias. 
Fumo branco saindo da chaminé do fogão da Capela Sistina.
Se o resultado for de dois terço (2/3) dos votos o primeiro Cardeal diácono, em nome de todo o Colégio Cardinalício, pergunta sobre a aceitação do cargo e o nome que quer querer adota para o Cardeal que foi eleito Papa. São colocados novamente  em uma caixa os votos, os apontamentos dos Cardeais e caso haja as tiras de papel respeitantes ao sorteio dos cardeais escrutinadores, infirmarii e revisor que é levada a queimar dentro do fogão da Capela Sistina, sem palha molhada para que a fumaça saia branca (sinal da eleição de um novo sumo pontífice).
Pouco depois, o Cardeal Diácono vai à varanda da Basílica de São Pedro anunciar o novo Papa. E o mesmo aparece na varanda e dá seu primeiro gesto de a bênção “urbi et orbi”, para a cidade vaticano e o mundo.
Benção "Urbi et orbi" do Papa Bento XVI
No site oficial do vaticano, toda essa cerimonial está para ocorre entre os dias 28 de fevereiro e antes da Páscoa no final de março.

          Richele Silva – 2° módulo/Técnico em Eventos



12 comentários:

  1. Oi Richele, gostei bastante do seu texto, a Igreja Católica tem muitos rituais, eventos e um cerimonial próprio bem complexo, como o do conclave. Me lembrei de dois filmes enquanto lia seu texto: o "Anjos e demônios" cuja ação acontece durante a eleição de um novo papa e outro, muito bom, chamado "Habemus Papam", italiano, centrado na escolha de um novo Papa e suas responsabilidades. Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gheysa, eu até ia assistir Habemus Papam para fazer este artigo, mas me pareceu horrível. O filme é bom? O artigo de evento religioso seria em relação a vinda do Papa para o Brasil, mas agora nem se sabe se o novo Papa cumprirá a agenda do ex-papa.

      Excluir
  2. Estou impressionada. O cerimonial para a escolha do novo papa é muito rica em detalhes e rituais.A renúncia do papa Bento XVI criou uma repercussão enorme na mídia e no mundo, pois pelo que eu vi em algumas entrevistas na televisão,o novo papa que será escolhido pode ser de outras partes do mundo. No Brasil, eu já vi alguns que poderão ser candidatos e tem pessoas que até sugerem o padre Marcelo Rossi.

    Gláucia Carvalho

    ResponderExcluir
  3. A escolha do novo papa é cercada por diversos boatos, sendo a maioria falsos. Explicações são divergentes sobre a renucia de bento XVI. Esse texto ajuda a esclarecer um pouco para aqueles que assistem jornal e se acham intelectuais.

    ResponderExcluir
  4. bem interessante este texto eu não sabia que existiam tantos rituais para uma coisa que aos nossos olhos parece tão simples ne mais uma novidade no mundo dos eventos para quem acha qu eventos são apenas festas

    ResponderExcluir
  5. Este texto demonstra o quão importante é o cerimonial nas atividades oficiais e em eventos em geral, fato é que se algumas destas regras instituídas na escolha de um novo papa fossem quebradas ou modificadas e feitas de forma diferente toda estrutura ruiria, como por exemplo, se a cor da fumaça fosse branca antes da escolha do novo papa. Logo podemos dizer que apesar de muito monótonas e repetitivas estas regras possuem grande importância.

    Bruno Ribeiro

    ResponderExcluir
  6. Super interessante o texto, principalmente pra mim, porque não tinha muito conhecimento sobre esse ritual, tenho ouvido os constante boatos na mídia a respeito da renúncia do Papa Bento XVI e da cerimônia para escolha do novo Papa, mas ainda não tinha tido a curiosidade de pesquisar como seria todo esse ritual.

    ResponderExcluir
  7. Sem dúvidas o Conclave é uma cerimonia muito especial e com difícil ocorrência, portanto acho interessante observa-la e aprender ao máximo com a mesma, apesar de todo protocolo existente para que esta seja realizada. Lisandra Queiroga

    ResponderExcluir
  8. Adorei o texto! Eu já conhecia um pouco desses rituais, mas não tão detalhadamente. O conclave é muito rico em detalhes e o texto demonstra bem a importância de uma cerimonial bem planejado, devido a sua complexidade deve-se estar bem atento aos detalhes, pois um erro quebra todo o protocolo e compromete na escolha do novo Papa.

    Mônica Calderaro

    ResponderExcluir
  9. Nossa, nao sabia que tinha tanto ritual para eleger um novo papa.O texto ficou muito complexo, gostei de saber desses detalhes.Porem, com certeza deve ser beem dificil para quem trabalhar lidar com tanto detalhe

    Camila Rodrigues

    ResponderExcluir
  10. Sem dúvidas esse é um dos cerimoniais que contém o protocolo mais complexo. Ainda mas se tratando de um evento que acontece muito esporádicamente e da Igreja Católica poucos devem estar habituados com esse tipo de ocorrência.

    Jeferson Rezende

    ResponderExcluir
  11. Realmente um da das cerimonias mais complexas que eu já ouvi falar, muito cheia de detalhes, que tem grande importância, a prova que protocolo não existe para ser quebrado como muitos dizem, pois esta cerimonia nesses moldes existe provavelmente desde a antiguidade muito remota.

    ResponderExcluir