terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Red Carpet: o maior evento do cinema americano!


  O Oscar 2013 que vai acontecer dia 24 de fevereiro, com apresentação de Seth MacFarlane é o mais conhecido e desejado prêmio do cinema hollywoodiano, é oferecido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.*
  Na primeira edição do prêmio os candidatos já iam para a cerimônia sabendo que ganhariam o troféu, depois a academia começou a divulgar a lista dos ganhadores para os jornais para que eles pudessem publicá-la na manhã seguinte, porém tudo mudou quando um jornal publicou a lista antes da premiação. Devido a isso, desde 1941, os candidatos só ficam sabendo quem ganhou o troféu na hora da cerimônia, após a abertura do envelope.
  A votação é feita em dois turnos. No primeiro membros da Academia votam dentro da sua área de atuação e têm direito a um voto também na categoria ''Melhor Filme''. A partir daí que saem os indicados. Com a lista de candidatos em mãos, os jurados recebem cédulas de votação que vão decidir os ganhadores.
  A premiação segue um cronograma que começa no ano anterior, como podemos ver a seguir:
30/11/2013 - Prazo final para definição dos créditos dos profissionais de cada filme
01/12/2012 - Cerimônia do Governors Awards (onde serão entregues os Oscars honorários)
17/12/2012 - Início da votação dos indicados
03/01/2013 - Fim da votação dos indicados
10/01/2013 - Anúncio dos indicados às 5:30 da manhã (horário de Los Angeles)
04/02/2013 - Almoço dos indicados
08/02/2013 - Início da votação final
09/02/2013 - Cerimônia das categorias técnicas e científicas
19/02/2013 - Encerramento da votação
24/02/2013 - Entrega do 85º Oscar

  Um dos destaques da premiação é a atriz Quvenzhané Wallis, de 9 anos, indicada a melhor atriz por "Indomável sonhadora". Ela teve que mentir sua idade quando foi fazer o teste para o papel, embora tivesse somente cinco ela declarou ter seis, a idade mínima exigido para se candidatar à vaga. Se levar a estatueta será a mais jovem atriz a ganhar na categoria.
  O grande homenageado da noite será James Bond devido aos 50 anos da franquia de filmes do agente "007".
  Este ano nenhum filme brasileiro concorre na premiação. Veja abaixo a lista dos indicados nas principais categorias:

Filme
"Indomável sonhadora"
"O lado bom da vida"
"A hora mais escura"
"Lincoln"
"Os Miseráveis"
"As aventuras de Pi"
"Amor"
"Django livre"
"Argo"

Diretor
Michael Haneke ("Amor")
Benh Zeitlin ("Indomável sonhadora")
Ang Lee ("As aventuras de Pi")
Steven Spielberg ("Lincoln")
David O. Russell ("O lado bom da vida)

Ator
Daniel Day-Lewis ("Lincoln")
Denzel Washington ("Voo")
Hugh Jackman ("Os miseráveis")
Bradley Cooper ("O lado bom da vida")
Joaquin Phoenix ("O mestre")

Atriz
Naomi Watts ("O impossível")
Jessica Chastain ("A hora mais escura")
Jennifer Lawrence ("O lado bom da vida")
Emmanuelle Riva ("Amor")
Quvenzhané Wallis ("Indomável sonhadora")

Ator coadjuvante
Christoph Waltz ("Django livre")
Philip Seymour-Hoffman ("O mestre")
Robert De Niro ("O lado bom da vida")
Tommy Lee Jones ("Lincoln")
Alan Arkin ("Argo")

Atriz coadjuvante
Sally Field ("Lincoln")
Anne Hathaway ("Os miseráveis")
Jacki Weaver ("O lado bom da vida")
Helen Hunt ("The sessions")
Amy Adams ("O mestre")

  Outro grande item importante na premiação são os trajes, as roupas de gala chamam atenção pelo glamour e beleza, os vestidos viram tendência se elogiados pela critica, a atriz e sua roupa saem capas e manchetes. O contrário também vira noticia, os sensacionalistas jornais e revistas americanos detonam a atriz e o que veste caso não goste da sua roupa.
  O Oscar pode ser acompanhado por nós na Globo e na TNT, não deixem de assistir essa premiação que dá exemplo de planejamento, cerimonial, protocolo, entre outras coisas que estudamos no nosso curso. Se inspire!

Mônica Calderaro.

*Embora esse texto seja publicado hoje ele foi enviado antes da realização do evento.

10 comentários:

  1. Nunca assisti a toda a cerimônia, mas pelo que já pude perceber, o protocolo é bem rígido e respeitado, além da elegância que o evento possui.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvidas o Oscar é um dos eventos mais glamurosos atualmente. Com as mulheres trajando elegantemente com vestidos longos e joias deslumbrantes e homens com seus ternos muito bem cortados. Além é claro de os melhores filmes serem reconhecidos mundialmente.
    Lisandra Queiroga

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvidas é uma aula de um cerimonial de muito requinte e detalhes. Há muitos protocolos que sequer saberemos ao longo de nossa profissão em um evento desse porte. Devido as suas peculiaridades e glamour, o Oscar se torna um evento único. Outro grande exemplo que estamos tendo na atualidade de um cerimonial único é a troca papal. O protocolo empregado em todo processo deve ser coisa pra uma equipe de cerimonial das mais capacitadas e que já estejam a par das cerimônias papais há muito tempo no Vaticano. O conclave (nome dado ao evento para escolha do novo papa) deve ter singularidades muito excêntricas por ser tratar da Igreja Católica.

    Jeferson Rezende

    ResponderExcluir
  4. O Oscar é uma das raras oportunidades em que o cerimonial ganha grande destaque, pois ele contribui e muito para o requinte do evento, tornando-o algo deslumbrante, no qual muitas vezes só podemos imaginar tal perfeição. Ao ver o Oscar nos deparamos com um exemplo de organização de comprometimento que nos leva até a edição de numero 85º no mais alto nível de credibilidade e organização que um evento pode ter, configurando-se definitivamente como um exemplo a ser seguido.
    Bruno Ribeiro

    ResponderExcluir
  5. emiliany ferreira netto28 de fevereiro de 2013 às 11:59

    Este evento o Oscar e muito interessante a sua realização pois exige muitos requisitos para que não haja falhas. E muito importante avaliarmos a sua execução pois e de um nível totalmente diferente do que estamos acostumados a ver e um evento único e inigualavel.

    ResponderExcluir
  6. Somente no EUA o Oscar teve 40 milhões de espectadores. Sendo um dos grandes eventos mundiais que arrastam milhares de pessoas para a frente da TV. O cronograma é fielmente seguido, o que mostra um comprometimento da Academia com seus fãs. Pelo o que eu li em relação ao Oscar ao meu ver o humorista e apresentador da premiação Seth MacFarlane pecou em algumas piadas. Ainda temos um tombo memorável da escolhida melhor atriz.

    ResponderExcluir
  7. Eu vi o inicio da cerimonia de entrega e adorei, principalmente pelo tom cômico que colocaram inserindo o TED e seu amigo inseparável como "entregadores". Achei bem legal no texto o cronograma de atividades anteriores, pra ver o quanto é importante se pensar em um evento complexo assim com antecedência.

    ResponderExcluir
  8. Tambem gostei do Oscar, gostei de algumas premiaçoes inclusive, como do ator do filme Django, que é muuito bom! Mas voltando ao evento, é interessante perceber o cerimonial existente no evento, e principalmente sendo um evento praticamente tradicional.Tambem achei muito legal colocarem o Ted do filme, que foi um filme que fez muito sucesso.

    Camila Rodrigues

    ResponderExcluir
  9. A entrega do Oscar é um evento muito elegante, que mostra o glamour tanto nas roupas das atrizes e atores que sempre dão o que falar, como no prestígio de estar presente no evento e ainda mais se for indicado para premiação.
    Gláucia Carvalho

    ResponderExcluir
  10. Tive a oportunidade de assistir alguns trechos da cerimonia e tambme alguns dos filmes indicados. O evento é um exemplo de organização: se trata de profissionalismo extremo em tudo,desde a indicação, passando pela montagem da estrutura de som, luz, decoração e tudo mais chegando Às grandes produções de holywood.

    O Brasil tem excelentes filmes que poderiam concorrer ao oscar na categoria de filme internacional, o problema é a falta de apoio. Os filmes que são considerados sucesso do cinema nacional são na verdade apenas os que recebem apoio da globo, sendo que o BRasil tem filmes muito melhores que correm com atores famosos mas que não recebem a mesma reputação!

    ResponderExcluir