segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Uma Década depois...



Ontem, 11 de setembro, completou-se dez anos do ataque às torres gêmeas (World Trade Center).
Em 1993 houve uma tentativa de ataque ao World Trade Center, sem êxito, porém nas primeiras horas da manhã histórica, 11/09/2001, dezenove soldados do Al Qaeda passaram pela segurança do Aeroporto Internacional de Newark, prontos para cumprir a "Operação Aviões", um plano friamente orquestrado por Osama Bin Laden. Este grupo estava sendo liderado por quatro homens que receberam um extensivo treinamento de vôo e estavam preparados para atingir seus alvos usando jatos de passageiros. Uma vez tendo subido a bordo e tomado o controle de quatro aviões, os sequestradores iniciaram sua jornada em direção àqueles que acreditavam ser o símbolo da opressão americana.
Precisamente às 8h46 da manhã, daquele dia, o vôo 11, da American Airlines, atinge a porção superior da Torre Norte do World Trade Center. Vinte minutos depois, o vôo 175, da United Airlines, atinge a torre Sul, deixando claro que se trata de um ataque internacional. O Corpo de Bombeiros de Nova York e várias outras unidades de resgate tentaram desesperadamente salvar aqueles que ficaram presos nos andares superiores dos edifícios. No entanto, muitos não puderam ser alcançados.

·  2749 pessoas morreram na queda do World Trade Center
·  343 vítimas eram bombeiros
·  Apenas 20 pessoas vivas foram retiradas

O desastre ia crescendo ao passo em que outros dois aviões sequestrados se aproximavam rapidamente do Pentágono e da capital americana, Washington.
Às 9h43 a aeronave, Boeing 757 da American Airlines, atinge o Pentágono matando 189 pessoas.
Aproximadamente 3 mil crianças perderam pai ou mãe naquele dia. Para ajudá-las a crescer, foi criada a ONG Crianças da Terça-feira – era uma terça-feira aquele dia.
O compromisso para "fazer justiça" ultrapassa política, partido ou administração e os militares que correram "extraordinários riscos" na missão contra Bin Laden fizeram-na "em nome dos irmãos que foram mortos".

Uma década depois, o memorial em homenagem às vitimas foi inaugurado no dia exato em que se completam dez anos. No local das torres foram construídas duas piscinas e árvores foram plantadas e próximo a elas está sendo construída uma nova torre: Freedom Tower, que terá 108 andares, dois a menos que as torres destruídas.
Para mais informações sobre o atentado clique nos links: http://especiais.ig.com.br/zoom/11-de-setembro/




Por: Thaís Costa, 2º Eventos

Nenhum comentário:

Postar um comentário