quarta-feira, 21 de setembro de 2011

SWU- começa com você

  O Festival de musica  swu nasceu em 2010, criado por Eduardo Fischer presidente do grupo totalcom. Fisher idealizou o festival que teria como principal tema a sustentabilidade, tema que até então não era explorado  nesse setor entretenimento. O festival tem por objetivo conscientizar o maior número de pessoas em torno da causa, mostrando que, por meio de pequenas ações, com simples atitudes individuais do seu dia a dia, é possível ajudar a construir um mundo melhor para se viver.
     Em sua primeira edição o festival contou com uma mega estrutura montada na Fazenda Meada em Itu no interior de São Paulo, numa área que contou com acampamentos, além de banheiros com chuveiro e praça de alimentação, para que os participantes contassem com a melhor estrutura possível e fosse sustentável . O que não deu muito certo com a chegada dos campistas que chegaram a esperar mais de 2 horas na fila para poder tomar banho, além de todo o lixo deixado pra trás pelos mesmos, além dos preços exorbitantes cobrado pelas redes de Fast- Food que participaram do festival.
     Entretanto, o festival contou com uma organização boa o que proporcionou aos participantes um ótimo festival com bandas internacionais como: Rage Against The Machine, Queens of the Stone Age, Joss Stone, Avenged Sevenfold, Mars, Pixies, Yo La Tengo, Linkin Park, Dave Matthews Band, Los Hermanos, Sublime, Kings of Leon, Infectious Grooves, Mixhell, além de uma roga gigante movida a força humana, que era movida pelo pedalar das pessoas que podia carregar seus celulares no mesmo tempo que pedalavam. O SWU aqui no Brasil é o primeiro festival voltado para a sustentabilidade e para um mundo melhor, e como tudo que é novo tem muito o que aprender com festivais europeus semelhantes.


Ana Carolina Peters – 2º módulo

Um comentário:

  1. O engraçado é que esses festivais sempre têm os mesmos problemas.
    Quando vejo o comercial do SWU na TV lembro da mini-saga que o Pedro arrumou querendo ir - ele seria a prova viva pra nos contar como teria sido a experiência de um festival sustentável - sustentável só que ao contrário.
    Grande parte dos pagantes vai não pela proposta de "vamos salvar o planeta reciclando", e sim pelas bandas - mas espera aí, não seria isso que o organizador quer?
    Consciência ecológica morreu em 2011?

    ResponderExcluir