terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Entendendo o Sarau Contemporâneo


O Sarau Contemporâneo Coletivo de Juiz de Fora já está em sua quinta edição, porém, a maioria de nós nunca soube de sua existência, mas ao ter contato com o evento começamos a desvendar o porquê disto ocorrer e, com este pequeno texto, vamos tentar explicar esses motivos.

O evento ocorreu nos dias 24 e 25 de novembro que corresponderam ao último final de semana do mês, no Spazio Design que é composta por uma estrutura de lojas dispostas de forma semelhante a um shopping, sendo seu público-alvo uma parcela da sociedade com um maior poder aquisitivo. Neste espaço ocorreram às ações do Sarau de forma itinerante, de maneira que as atrações se davam de loja em loja, dentro do próprio Spazio, ou seja, havia manifestações artísticas durante todo o período do evento utilizando o espaço físico e fazendo parte da decoração do Sarau. Já as atrações específicas foram alocadas em cada uma das lojas, sendo realizadas simultaneamente: a primeira atração do evento foi uma manhã de autógrafos na loja Criare das 11h às 13h, no mesmo horário aconteceu uma apresentação de um show bilíngue (francês – português) na loja Jade, e assim o evento ocorria.

Agora que foi esclarecida a dinâmica do evento, percebemos que o mesmo possui um caráter intimista, que visa sim à difusão cultural, mas que causa interesse em um público bem específico, devido as suas atrações que continham um caráter nobre. Foi possível observar as mais variadas atrações culturais, tais como: artes em multi linguagem com música, gastronomia, poesia, teatro, artes visuais, literatura, moda, cinema, design, paisagismo, fotografia, dança, etc. Apesar de as atrações atenderem a variados gostos, no geral atendiam somente, como já dito, a um público em especial e que buscavam esse tipo de evento.

O Sarau Contemporâneo é oferecido gratuitamente ao público, contando com parcerias. Sobre esse fato acreditamos ser o possível pretexto da organizadora do evento para não se trabalhar mais a divulgação do mesmo que não atingiu um publico muito grande, talvez propositalmente, já que o ambiente é voltado para um publico com alta renda, o Spazio Design, onde estão localizadas lojas de móveis e restaurantes que priorizam a arte e agregam um alto preço ao produto.

Concluímos então, que o evento é bem informal e parte muito do desejo de quem frequenta em “explorar” este universo, pois, não havia nenhuma pessoa na recepção para orientar onde estavam sendo realizadas as apresentações, apesar de nós acharmos necessário, já que de hora em hora o ambiente era diferente. Mas depois de algum tempo, com muita boa vontade, se conseguia achar todos os locais da programação, apesar de não estar exposta em lugares com boa visibilidade.

Concluímos que a proposta do evento foi interessante, pois as apresentações foram bem variadas e sempre visando à arte como teatro, dança canto, decoração e gastronomia, agradando a gostos diferentes, além de fazer uma divulgação das lojas, uma vez que as apresentações eram realizadas dentro das lojas, mais especificamente, no fundo das lojas fazendo com que o visitante andasse por elas e observasse os produtos que são vendidos lá.

Acreditamos que apesar das dificuldades para se interagir com o evento, ele cumpriu sua proposta que é oferecer uma opção diferente das disponíveis no mercado além de difundir a arte.

*Crítica apresentada pelos alunos Aline Hágale de Freitas, Bruno Felipe Nascimento Ribeiro e Jeferson Oliveira Rezende do segundo módulo à disciplina Planejamento e Organização de Eventos

7 comentários:

  1. Realmente esse é um evento do qual eu nunca tive conhecimento,uma pena pois um evento tão rico em conteúdo cultural, não conheço o espaço mais achei muito legal a maneira como foram colocadas as apresentações nas lojas, introduzindo o marketing dentro do evento. A maneira como se dá a elitização do publico no evento achei tremendamente injusta, pois todos tem direito a cultura, tendo-se interesse e sendo o evento gratuito é absurdo que coisas como essa aconteçam. No mais achei muito interessante e construtiva a analise.

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. O principal objetivo desse evento é a difusão de cultural, mas como uma cultural pode ser só de uma classe social? Como ela pode ser absorvida e a “preferida” só de uma classe? Isto cria certo medo por pessoas que querem prestigiar o evento, mas não fazem parte dessa camada. Se o evento tem seu público alvo em uma classe social, então não necessita ser gratuito. Por mais que as lojas do espaço pagam o evento por este marketing, mas cobra
    uma taxa simbólica. E essa taxa poderia ser revestida para como doação ou até mesmo trazer alguém de outro país. A pouca divulgação, pelo jeito, deve agregar muito pouco público para o evento. Sendo que a economia brasileira está em ascensão, então ter um público maior poderia atrair novos compradores para as lojas.

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  4. O evento parece realmente muito interessante. Pena que é elitizado e pouco divulgado. Acho justo colocarem um preço simbólico pela entrada já que querem um público mais selecionado, para que assim haja uma maior divulgação e consequentemente um maior fluxo de pessoas no evento, assim os organizadores só vão ganhar.

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  5. Este tipo de evento não agrada a todos e, pelo que que me parece, não tem como objetivo cativar um grande público. Entretanto, há sim falhas na divulgação, já que tal evento não faz parte do conhecimento da maioria, mas esse não é um erro da organização, pois a intenção de quem o organiza é que ele seja e continue sendo algo voltado para um pequena parte da população, a que tem um maior poder aquisitivo.

    Mônica Calderaro.

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  6. Não compareci à esse evento, mas posso concluir devido aos comentários que esse sarau foi direcionado para um publico mais selecionado. É interessante pois foi evento que divulgou várias culturas, mas como disse a Richele, seria só para uma classe social? Poderia ter incluído mais pessoas para conhecer tais culturas,ter sido mais divulgado, pois poderia ser um modo até mesmo de despertar o interesse das pessoas em outras culturas e alguns estabelecimentos poderiam ter uma visibilidade maior na cidade. Mas como pude ver, o organizador visualizou e satisfez bem o público alvo escolhido.

    Gláucia Carvalho

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  7. Concordo com a Monica, acho que a intenção dos organizadores é que o evento seja voltado para um pequena parte da população com maior poder aquisitivo por isso a divulgação pode ter sido mais especifica, mas mesmo assim deveria ser cobrado pelo menos uma taxa simbolica da entrada já que o publico alvo pode assim fazer e como a Richele disse uma otma ideia seria o revestimento destes em doação, assim o evento estaria contribuindo como uma ação social.
    Viviane Nogueira.

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