terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Um hotel para chamar de minha loja!



Reconhecido por ser o maior bazar de moda de Juiz de Fora e região, o Guest Fashion é um dos eventos mais tradicionais realizados pela Duetto Produtora. Trata-se de uma queima de estoque das principais marcas nacionais e regionais (entre elas: Walery, Tuckston, KM/H, Esquadra, Jack's Club, Carmen Steffens, Top Fitness, Eject, Praise, Terr, Casas Franklin, General Cook, Bruna, Armadda , dentre outras, contabilizando mais de 80 lojas), que transforma o Victory Business Hotel em um verdadeiro shopping.

O evento começou ocupando três andares do local e, hoje, é realizado três vezes por ano, em seis andares e sete salões do hotel. O agravante principal dessa edição foi o número inesperado de participantes, que chegou a gerar fila para entrada e saída.

Além de ser um grande atrativo para consumidores, é uma grande oportunidade para as marcas divulgarem seus nomes e lucrarem, apesar de algumas oferecerem produtos de qualidade inferior aos vendidos nas lojas. Em um evento no qual o principal objetivo é a satisfação do cliente na busca de produtos de boa qualidade, não foram oferecidas opções diversificadas, deixando os visitantes insatisfeitos.

Os participantes comentaram sobre a falta de espaço, tanto nos corredores, quanto nas lojas, e diante disso se faz necessária a troca do local em que o evento é realizado, pois o fluxo de pessoas é enorme e o Victory já não comporta essa demanda. 

Outra falha é na locomoção das pessoas. Além das escadas, é disponibilizado somente um elevador que tem capacidade máxima para dez pessoas, reforçando a falta de estrutura para o grande publico. É preciso um local mais arejado e que seja de fácil acesso para idosos, gestantes e deficientes físicos. 

A falta de ventilação também foi algo crucial: devido ao calor que estava fazendo no período do evento, o difícil acesso aos banheiros e o numero limitado dos mesmos, prejudicaram o andamento do evento, consequentemente, gerando insatisfação nos clientes. Outro ponto a ser destacado é a falta de uma equipe de primeiros socorros no local, caso ocorresse algum acidente.

Apesar de algumas falhas que ocorreram, a divulgação do evento foi bem abrangente e satisfatória. Vale destacar, também, que muitas lojas cumpriram o objetivo de atender bem o cliente e oferecerem produtos de boa qualidade.

*Análise crítica apresentada pelas alunas do segundo módulo Catiane Dornelas, Érica Oliveira e Viviane Nogueira à disciplina Planejamento e Organização de Eventos. 

7 comentários:

  1. O local do evento é sem dúvida um dos maiores problemas, do qual a própria organizadora tem ciência, contudo não podem modificar por conta de um contrato com o Victory(como dito numa aluga, não me lembro por quem). Acredito que um grande problema também para a sucesso do evento é o foco dos organizadores, focam muito no lucro, deles mesmos e das lojas e esquecem que a satisfação do publico deve sempre ser colocado como o mais importante. Acredito que quando for possível mudar o local o evento melhorará. Porem mesmo com todos os problemas o evento sempre, mesmo quando não supera as expectativas, dá um bom publico, isso por que é um evento consagrado, e que envolve o desejo de compra do publico, o que é extremamente favorável ao sucesso.

    ResponderExcluir
  2. O local do evento passa a ser uma questão contratual, mas creio eu que,a maior falha estar em não atender as premissas básicas de um bazar: muitas lojas com preços de loja, com pouca variedade, e até qualidade inferior.e se eles estão realmente interessados no lucro, deveriam pensar melhor, porque muitas pessoas não gastam metade do que planejam no guest, ou seja, eles estão perdendo dinheiro sim com essa mal apresentação das lojas.

    ResponderExcluir
  3. A ideia do evento é sem dúvidas muito interessante, mas o evento em si, perde um pouco desse interesse. O local, tem fácil acesso pois é mais central, mas em compensação o hotel não tem uma estrutura para comportar o Guest Fashion. O calor é insuportável, em poucas lojas há ar condicionado, os elevadores são impossíveis de entrar devido ao tempo de espera nas filas e também ao calor dentro do mesmo. Acho que se o vento acontecesse duas vezes ao ano, já bastaria, pois assim as lojas poderia liquidar realmente suas mercadorias, e não vender seus produtos á preço de loja.

    ResponderExcluir
  4. Nessa edição os organizadores acertaram na data que foi logo após o pagamento da primeira parcela do 13° salário atraindo muita gente para adianta suas compras de natal. Conversei com um lojista e ele estava muito feliz com suas vendas, ele me relatou que havia 2 anos que não vendia assim no Guest que a movimentação foi tanta que não deu para olhar as lojas ao lado. Lojas que realmente fizeram um bazar como as lojas que ficaram mais centralizadas nos salões do ontem. A falta de espaço também causa um estresse nos clientes uns lutaram cestos de lixos, outros estavam com tanta pressa que derrubaram pessoas, outros ainda ficaram zangados quando algum lojista levavam mercadoria no levado de carga e muitas desistência na fila do elevador.

    ResponderExcluir
  5. A edição do Guest Fashion desse ano superou as edições passadas. Se os organizadores estavam visando apenas o lucro, eles conseguiram. Porém, porém deveriam ter focado mais na satisfação do público, que não foi totalmente cumprida. A estrutura do local não ajudou na locomoção das pessoas, pois ja que os organizadores resolveram fazer o evento na data que foi logo após o pagamento da primeira parcela do 13º salário, poderiam ja ter escolhido outro local, pois muitos fariam compras de natal. Além disso, o fato de não ter primeiros socorros no evento, foi uma falha gravíssima. Com o calor, que estava insuportável, os organizadores teriam que ter contratado uma equipe para primeiros socorros, caso alguém passasse mal ou acontecesse algum acidente. Outro caso, que o organizador deveria estar atento são as lojas que participam de tal evento. Uma conversa entre o organizador e o dono ou responsável pela marca sobre os clientes seria muito interessante, pois muitas lojas dão a ilusão de que seus produtos estão em queima de estoque e muitas vezes estão com o mesmo preço da loja, iludindo o público, que fica insatisfeito. Muitas lojas estão apenas interessadas em lucrar, esquecendo de focar na satisfação dos clientes.

    ResponderExcluir
  6. Emiliany Ferreira Netto16 de dezembro de 2012 às 20:02

    Realmente o Guest Fashion e um dos eventos realizados onde a uma aglomeração e um fluxo de muitas pessoas, o local em que e realizado atualmente este evento não tem apresentado conforto aos clientes, sendo de difícil acesso as pessoas e principalmente aos deficientes, e um local quente e não tão apropriado para a realização do mesmo, isso acontece devido ao crescimento no numero de pessoas e representantes de lojas que participam deste evento. Sem contar o pessímo atendimento de algumas lojas que visam apenas os lucros e esquecem da satisfação do cliente. Há uma falta de recursos em relação a movimentação das pessoas e funcíonarios no local impedindo assim o consumidor de realizar suas compras com tranquilidade e ate mesmo de comprar muito mais do que o esperado. Mas em geral e um evento interessante que precisa ter seu foco na satisfação do cliente para que com isso possa se obter os lucros.

    ResponderExcluir
  7. O objetivo do evento é somente o dinheiro, o cliente é apenas uma forma dos lojistas chegarem até ele, sendo os clientes apenas um meio não um fim, conseqüentemente são tratados de forma pouco preocupada quase com indiferença. As reclamações são válidas, como a falta de espaço o calor, a superlotação, a falta de variedade no produto e etc... Só que estes problemas traduzem uma mensagem explicita e clara: Quer comodidade? Variedade? Vá à loja!! O evento é focado no dinheiro, e de ambas as partes, pois você também quer economizar.
    É claro que este não é nosso objetivo ao conceber um evento, mas é o que ocorre na maioria das vezes. No que tange ao planejamento ocorrem falhas graves na falta de acessibilidade, pois é praticamente impossível que um deficiente efetue uma compra; falta também uma preparação para eventualidades da saúde, pois devido às condições precárias no mínimo uma ambulância era necessário próxima ao local e se havia e não avistei.

    Bruno Ribeiro

    ResponderExcluir