quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Vamos sacudir?


O evento Sacode, promovido pela Enjoy Produções e Phormar, está em sua segunda edição e teve como atrações Leonardo de Freitas e Fabiano, Samba do Rei, DJ Thiago Venerando e DJ Pandão e a principal foi Naldo com sua turnê “Na Veia Tour”.

Figura 1 -  Imagem de divulga
Devemos ressaltar que o evento era solidário, os idosos, estudantes e com ingresso promocional entregariam alimentos não perecíveis na portaria. No dia do evento o público desavisado, faltou divulgação sobre isto, não levou os alimentos. As praças de alimentações estavam muito próximas aos banheiros e estavam expostos, poderia ocorrer contaminação sendo que o La Rocca tem uma cozinha imensa onde poderiam ser preparados os alimentos e distribuir para o restante do evento.

Contudo havia além dos banheiros da casa de show, banheiros químicos possibilitando as pessoas de usarem com mais rapidez. E bastantes seguranças se precavendo de futuras brigas e incidentes.

Tendo como slogan “Vem sacudir” será que cumpriu este proposito? Não exatamente. Muitas pessoas saíram reclamando dos DJs que tocaram músicas inadequadas ao público e isto quando tocaram alguma música. E até mesmo do Naldo, pois utilizou músicas de fora de seu repertório fazendo um show que não agradou. Os fãs esperavam mais e mereciam mais após o cancelamento de sua vinda ao dia da primeira edição.


O blog ouviu a estudante Thuane Mello. Segundo ela, ambos os eventos foram satisfatório, mesmo assim ela revela sua preferência: “Achei as 'festas' muito boas, sem brigas e com gente bacana. Mas a primeira foi bem melhor, pois apesar de gostar muito do Mc Koringa, achei bem mais animada e divertida. Na segunda acho que tocou pouco funk” .

Apesar dos problemas e dos ajudes que devem ser feitos, acreditamos que os organizadores do Sacode podem investir neste tipo de evento na cidade, pois tem público e pode vir a ser um evento tradicional como muitos outros.

*Análise crítica apresentada à disciplina Planejamento e Organização de Eventos pelos estudantes do segundo módulo:Marcele Alencar, Paulo Roberto e Richele Silva.

9 comentários:

  1. Não posso opinar como público do evento pois nunca fui em nenhuma das duas edições já realizadas. Mas através do texto e dos comentários que ouvi, pude concluir que o maior erro cometido pela organização foi as atrações (músicas), já que os DJs diversas vezes paravam de tocar e a escolha do repertório também foi frustrante pra algumas pessoas que claramente esperavam mais. Para as próximas edições - se houver- seria indispensável que, ao menos, as atrações atendessem as expectativas do publico alvo, que começa a partir do momento que se tem conhecimento do nome do evento, "Sacode".

    Mônica Calderaro.

    ResponderExcluir
  2. Também não posso opinar como publico pois não me enquadro no perfil de publico-alvo. Acho imensamente importante a critica feita na analise de que faltou "Funk", pois se o publico alvo foi atraído para a festa esperando curtir esse ritmo e "sacudir" e não foi isso que foi apresentado ao publico o marketing criou uma expectativa que não correspondeu, fazendo assim com que não se atingisse a satisfação do publico, erro fatal num evento.

    ResponderExcluir
  3. Apesar de não opinar como publico, pelos comentários que ouvi dizer sobre o evento pude concluir que a expectativa que o publico colocou ao esperar pelo evento foi quebrada desde o primeiro sacode quando a atração principal foi trocada, então o valor do evento foi diminuindo e consecutivamente o publico. Mesmo assim, afim de sacudir com o artista Naldo muitas pessoas foram novamente ao evento, foi então que a expectativa foi quebrada novamente, pois pelo que fiquei sabendo as musicas que se esperavam não foram tocadas e a festa ficou desanimada, pois as vezes ate mesmo os DJs paravam . Enfim como já foi colocado o marketing que foi utilizado na propaganda não correspondeu ao publico, deixando a desejar na satisfação do mesmo.
    Viviane Nogueira

    ResponderExcluir
  4. Fui aos dois Sacodes que aconteceram, e nos dois a expectativa do público foi quebrada, pois no primeiro, prometeram uma atração e apresentaram outra (apesar do evento ser bom). Tentaram se redimir, ao dar uma iludia cortesia para o segundo Sacode, que na verdade estava inclusa do preço. O segundo Sacode foi uma total decepção, pois os DJ's não tocaram músicas boas, vários momentos a noite ficou sem música, Samba do Rei tocou músicas calmas, Leo de Freitas e Fabiano foram os que salvaram a noite, e Naldo tocou poucos funks, saindo totalmente do tema Sacode.

    ResponderExcluir
  5. Também compareci as duas edições do sacode e como dito anteriormente não tive minha expectativa atendida, pois de fato o a segunda edição foi enfadonha e a primeira não contou com seu artista principal, porém a escolha do MC Coringa foi muito boa o que nos mostra que mesmo com imprevistos que ocorrem ainda podemos atender a expectativa do nosso público desde que se possua um network forte e se busque agir rápido, além é claro de apresentar o beneficio da “gratuidade” do segundo evento para quem compareceu o primeiro, de forma geral podemos dizer que os organizadores de uma forma geral se portaram bem basta apenas agora “controlar” os artistas para fazer o que de fato foi combinado que é fazer a galera sacudir!

    Bruno Ribeiro

    ResponderExcluir
  6. Como é possível perceber pela análise, o evento não atingiu seu principal objetivo que era ''sacudir''. Esse fato é um erro imenso, pois quando se faz um evento, devemos focar em dar o público o que o mesmo espera, e isso não tendo acontecido já foi uma bola fora da organização. Acredito que por se preocupar demais com outros detalhes, a ação principal que seria ''sacudir'' o público ficou um pouco esquecida, contando apenas com o feeling dos dj's e da atração principal em animar o público e, como isso não aconteceu, o evento não atingiu seu obejtivo.

    Jeferson Rezende

    ResponderExcluir
  7. Apesar de não ter comparecido ao Sacode, pude concluir, pelos comentários de quem foi ao evento, que teve muitas falhas e o público não ficou satisfeito com tal evento. O dj , que tinha a função de entreter o público simplesmente foi embora antes do Mc Naldo entrar no palco para cantar. E quando o Mc Naldo entrou para cantar, simplesmente foi muito rápido. Se o objetivo do evento era sacudir,o organizador de tal evento deveria ter focado na satisfação do público, deveria ter estabelecido um determinado tempo em que o dj iria tocar e combinado com o Mc Naldo de estender um pouco mais sua apresentação. Nesse evento,conclui que essas falhas não só ''pixaram'' a imagem do organizador do evento, mas também do cantor. É muito importante o organizador ter em mente que o foco de qualquer evento é o público.

    Gláucia Carvalho

    ResponderExcluir
  8. Percebi muitas falhas pois, se o show já tinha sido adiando,as atracões teriam de ter dado o melhor e os organizadores teriam de ter exigidos isso deles,e com tantas reclamações assim eles prejudicam a marca do evento ja q ali a maioria das pessoas na primeira edição voltaram pra casa guardaram o ingresso pra esse show,Agora a respeito das ares de alimentação estarem próximas ao banheiro foi um pode ter sido uma tatica dos organizadores para que as pessoas vissem e consumissem , porem sou contra o preparo no local .
    Paulo Roberto

    ResponderExcluir
  9. Apesar das falhas apresentadas, gostaria de em meu comentário dizer sobre aquilo que não foi comentado no texto. O evento SACODE,ja é diferenciado por não ter o lucro como principal objetivo e sim auxiliar os fundos de formatura da empresa PHORMAR, sendo os alunos responsáveis pela maior parte da venda de ingressos(só não sejamos ingênuos de achar que não houve lucro nenhum por parte das empresas). Além disso, na segunda edição, vale ressaltar o comprometimento, pois só houve a segunda edição para atender a expectativa da presentação do cantor naldo, que foi substituída na primeira edição, sendo o ingresso da primeira ainda válido.

    ResponderExcluir