quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Os impactos de grandes Eventos no Brasil




A maioria dos grandes eventos que ocorreram ou ocorrem no Brasil são shows. Sendo eles internacionais, ganhado assim um público maior, por ser mundialmente conhecido.
Os impactos que esses eventos podem causar são vários. Foi realizado um levantamento pelo SPTuris(São Paulo Turismo) sobre os impactos constantes que os shows internacionais causam no turismo paulistano:

“Sabemos que estes eventos geram receita para a cidade, apesar de não termos, até então, os dados específicos do segmento. Assim, essa série de pesquisas vai nos permitir conhecer melhor o perfil desse público e saberemos armar novas estratégias para trabalhar o nicho, um dos mais rentáveis para o turismo em São Paulo”, diz o presidente da SPTuris, Caio Luiz de Carvalho.”

Durante o show do Red Hot Chili Peppers foram aplicados 1.549 questionários nas entradas do local. A pesquisa apurou que 64% do público era formado por residentes, 6% por visitantes de outras cidades do Estado de São Paulo e 30% por turistas vindos dos estados do Paraná (4%), Minas Gerais (3%), Santa Catarina e Rio de Janeiro (2%).

A maioria deles também aproveitou a vinda a São Paulo, segundo a pesquisa, para visitar, principalmente, as atrações da Avenida Paulista e entorno e a Rua 25 de Março.


Com esse levantamento podemos perceber que esses shows atraem não só a população local como também outras regiões, que aproveitam não só o show, mas também para conhecer a cidade, aumentando o turismo da mesma, e se gostarem irão voltar e indicar para outras pessoas também conhecerem a cidade.
Porém não há só impactos positivos, também há os negativos. Estudos realizados pela revista Turismo nos destacam alguns desses impactos no território Cearense:

A população residente é vítima dos efeitos do turismo e sofre com alguns impactos negativos, por exemplo, o aumento descontrolado do número de turistas e de agressões naturais e culturais.

Impactos Culturais: 55% acreditam que o turismo modifica os costumes culturais, mas 30% acham que sim e 15% não sabe definir. Esse mesmo número de entrevistados acha que o turismo incentiva o aumento das atividades culturais, e 60% concordam com essa afirmação. A metade não acha que os turistas alteraram os costumes locais, enquanto 30% falam que houve alteração. A comunidade de Guaramiranga, sem dúvida nenhuma é dependente economicamente o turismo. A maioria da população nas décadas de 70 e 80 conseguia sobreviver apenas das atividades agrícolas, porém hoje também dependem os turistas para vender os novos serviços.

Impactos Sociais: Quanto às melhorias sociais, 40% discordam totalmente que o sistema de saúde melhorou. Porém o acesso é indicado como a melhor infra-estrutura - 70%, com as estradas em boas condições. 80% não concordam que o turismo traz criminalidade, sendo que 70% acham que os turistas têm consideração com a população local (todos discordam que seria melhor se os turistas não viessem). A maioria acha que as autoridades não consideram a opinião dos moradores, sendo que 20% discordam totalmente disso. Sobre a integração sociocultural entre turistas e moradores, somente 40% acredita que de alguma forma ela existe.

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)
Todos os impactos são importantes para sabermos onde devemos melhorar ou aperfeiçoar nossos eventos. Concluo esse texto sabendo que devemos ter cuidado ao promover certos eventos. Sim eles podem trazer benefícios mais também podem trazer prejuízos.

Por: Catiane Dornelas, 2° Módulo, T.E.

11 comentários:

  1. Isso faz parte de um planejamento e da análise de um pós evento,o que nem sempre acontece visto que muitas vezes os interesses financeiros ficam acima dos demais possíveis impactos. Ao se analisarem as cifras do evento, caso positivas, talvez nada mais importe.

    ResponderExcluir
  2. Emiliany Ferreira Netto16 de dezembro de 2012 às 19:40

    Muito interessante os pontos abordados na elaboração do texto, percebe se o quanto esses eventos realizados no Brasil podem apresentar os impactos abordados sendo eles positivos e negativos.. E importante destacar que através desses eventos são atraidos de todos os lugares diversas pessoas que contribuem para o crescimento local, mas que também podem acarretar em pontos negativos pelos efeitos causados pelos turistas.
    Emiliany F Netto

    ResponderExcluir
  3. Este texto possui uma temática muito interessante que é o Turismo atrelado ao setor de eventos nos quais impactos negativos e positivos são inevitáveis, como em qualquer outra atividade da vida humana em sociedade, mas é justamente ai que ocorre uma das principais responsabilidades do profissional que buscamos nos tornar, que é através das técnicas que aprendemos consigamos realizar um evento lucrativo que minimize ao máximo os impactos negativos e maximize os positivos, logo constituindo assim o nosso diferencial para o mercado de trabalho.
    Bruno Ribeiro

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este texto aborda uma temática super interessante que é a questão dos impactos positivos e/ou negativos ocorridos devido a acontecimentos dos eventos. Quando se organiza um evento, até mesmo no pré-projeto do mesmo, é de extrema importância que tente prever os futuros impactos deste evento, para que os pontos positivos sejam mantidos e/ou aumentados e os negativos sejam minimizados ou até mesmo eliminados. Por isso, ressalta-se o grande cuidado que se deve tomar com estes impactos, pois eles efetarão diretamente a população local onde o evento ocorrerá e isto trará conseqüências positivas ou negativas para a localidade.

    ResponderExcluir
  6. Como abordado no texto os shows internacionais atraem grande numero de turista, ao meu ver principalmente por não serem periódicos e acontecerem em poucas cidades, sendo assim as cidades que cediam esses eventos recebem um grande numero de turistas que querem ver seus ídolos e esses turistas consomem os produtos da cidade aumentando os lucros dos moradores e melhorando a receita, contudo como citado no texto existem também os impactos negativos que nós, como bons organizadores de eventos devemos trabalhar ao máximo pra minimiza-los.

    ResponderExcluir
  7. Como relatado no texto um evento pode possuiu impactos positivos e negativos, contudo aprendemos que em um bom planejamento se faz necessário que busquemos formas de tornar um evento viável e com menor numero possível de impactos negativos que vão trazer visibilidade ruim para o mesmo, sendo assim como bom profissionais que nos tornaremos sabemos como buscar formas para que o evento tenha uma boa propagação.
    Viviane Nogueira

    ResponderExcluir
  8. Concordo com o texto, mas temo que pensar que mesmo tendo seus pontos negativos, (tudo tem um ponto negativo) os positivos pesam mais, ou seja, temos muito mais pontos positivos, como o turismo para as cidades aumentando a economia, o fato de se tratar um evento com cantores internacionais agrega valor ao Brasil etc

    Camila Rodrigues

    ResponderExcluir
  9. Um dos pontos negativos é a exclusão de certas áreas no Brasil para shows internacionais. Mas em geral a muitos pontos positivos, como a circulação interna da população que se locomove até a cidade do show e o aquecimento da economia em volta do local que será realizado o show. O que me incomoda em alguns shows internacionais é que quase nunca trazem os seus shows e qualidade como é no exterior.

    ResponderExcluir
  10. Não é atoa que hoje o termo da moda no turismo é turismo sustentável. Partindo do pressuposto que o turismo é um produto consumido e fornecedor de serviços, essa ação gera degradação como qualquer outra do tipo. Como dito acima, o termo da moda é a sustentabilidade e quem consegue agregar essa ação ao seu produto e serviço consegue uma melhor aceitação e agrega muito mais qualidade á sua marca.

    Jeferson Rezende

    ResponderExcluir
  11. O turismo desencadeia muitos impactos para um país, estado ou cidade. Como dito no texto, gera muitos impactos e esses impactos é quem vai fazer a estrutura do lugar melhorar, dizendo o que deve ser feito para melhor atender o público e quais foram os erros que não devem ser cometidos de novo.
    Gláucia Carvalho

    ResponderExcluir