segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Evento Sustentável




Algo super discutido hoje em dia é a questão de sustentabilidade, e os eventos não poderiam ficar fora dessa ideia. Se nos próximos 20 anos a civilização não aplicar mudanças aos seus atos, as condições climáticas chegarão a um ponto irreversível; questiona-se se o mundo realmente irá acabar em 2012, isso ninguém pode afirmar ou negar, pelo menos não por enquanto, mas sem dúvida há uma grande necessidade de mudança nos hábitos das pessoas para que o homem possa continuar a usufruir dos recursos naturais.
  Em novembro desse ano profissionais de eventos de nove países (Austrália, Brasil, Canadá, Espanha, França, Inglaterra, Japão, Noruega e Suécia) se reuniram em São Paulo para discutir e elaborar a Norma ISO 20121 de Gestão de Sustentabilidade em Eventos, foram estudos intensos durante dois anos para que pudessem ser desenvolvidas orientações que contemplassem todos os tipos de eventos.
Uma característica dos eventos é a concentração em massa de pessoas portanto, pode-se promover um conscientização de várias pessoas ao mesmo tempo,o evento não precisa ser puramente para divulgação da ideia de sustentabilidade, pode e deve haver algo para distração do que simplesmente a ideia de sustentabilidade, algo que interesse ao público, pois pelo que vemos, a ideia de “salvar o planeta” não é o alvo principal das pessoas.
            A sustentabilidade deve estar incluída na divulgação preferindo minimizar o número de panfletos e aumentando quem sabe a divulgação “boba a boca” através de redes sociais,emails,entre outros que sem duvida são mais sustentáveis.
Nos panfletos de divulgação é legal o uso de papéis de preferência que tenham sido fabricados pelo sistema TFC (totalmente livre de cloro – Total Chlorine Free) ou pelo menos no sistema ECF (Livre de Cloro Elementar – Elemental Chlorine Free) e que tenham o selo FSC, o qual certifica que sua produção segue as regras de preservação ambiental. Importante destacar que o simples fato de ser reciclado não significa que o papel seja mais sustentável, se ele tiver sido tratado à base de cloro.
O eventos devem estar localizados em locais de fácil acesso para diminuir o fluxo de CO2 emitido pelos transportes (o transporte dos fornecedores e dos participantes dos eventos) que podem representar,no Brasil, 90% do CO2 emitido em todo o evento.
      No Brasil são realizados oficialmente cerca de 300.000 eventos, contabilizando um público de aproximadamente 80 milhões de pessoas, considerando que cada pessoa produza 1kg de lixo, o número de lixo não reciclado produzido por essas pessoas é enorme.
Portanto, depois de várias pesquisas pude perceber que os eventos são grandes responsáveis pela produção de lixo e é necessário estar atento a esses dados para que possamos continuar a usufruir e produzir eventos.
  
Por: Érica Oliveira – 2° Eventos

9 comentários:

  1. Com as diversas tecnologias presentes atualmente não á desculpas para que um evento polua muito. As formas de divulgação são cada vez mais pela internet, pois além de dinâmica atingem a um grande público rapidamente e muita das vezes gratuitamente. O pós evento que acho que tem sido deixado de lado em muitos casos. A poluição de ruas e mesmo do lugar dos eventos é enorme.

    ResponderExcluir
  2. Isso é fato recorrente e de muito interesse nos dias atuais. Em tudo que seja bens e serviços, nos é possível observar a relevância de tal abordagem ambiental. Creio que isso seja de muita importância, pois o planeta em que vivemos possui cada dia mais eventos para suprir os desejos de seus habitantes, e como relatado no texto, isso gera cada vez mais uma maior quantidade de resíduos maléficos ao nosso ambiente. O que espero de todas as empresas de quaisquer segmento, aqui individualizado os eventos, é que esse apelo não seja somente pelo lado de interesse de venda do produto, ou seja, o marketing. Espero sim, que, essas ações visem o bem-estar de todos os consumidores e organizadores desses eventos, uma vez que ao olhar pelo lado humano todos se encontram em um mesmo patamar diante dessa situação de desequilíbrio ambiental. Concluo que devemos, primeiro, realizar tais ações sustentáveis com o intuito de melhorar nosso modo de vida e então, após isso, seja tal ação utilizada como forma de um algo a mais sobre o evento.

    Jeferson

    ResponderExcluir
  3. A iniciativa sustentável é inegavelmente o futuro para os eventos, nos dias de hoje um evento com esta iniciativa ainda é um diferencial, porém em um futuro próximo ele será uma obrigatoriedade para todo e qualquer evento, logo aqueles que já buscam este objetivo já ganham uma vantagem mercadológica para o futuro visando a otimização dos lucros, fato este que é o objetivo de todo e qualquer evento.

    Bruno Ribeiro

    ResponderExcluir
  4. Muito importante saber que sempre é possível fazer algo evitando prejuízos para o meio ambiente. Um evento sustentável é muito inovador, e deve-se continuar o investimento nisso, até mesmo o governo pode colaborar nesse sentido. É interessante saber que realmente, o uso de panfletos para divulgações vêm diminuindo devido ao destaque das redes sociais. E não é só antes do evento que se podem evitar prejuízos, também durante, como por exemplo, com a utilização de equipamentos de iluminação que gastem menos energia e etc.


    Camila Rodrigues

    ResponderExcluir
  5. De fato, atualmente, todas as atenções do planeta estão voltadas para a sustentabilidade, há quem credita as decorrentes mudanças da natureza a ação do homem e outros a ordem natural das coisas. Independentemente da verdade sobre os fatos, esta é uma preocupação de todos, e os eventos não poderiam ficar de fora. Além dos já existentes eventos que tem esse ''pensamento'' como causa principal, o SWU, por exemplo, há a necessidade de que todos os eventos se preocupem mais com questões ambientais, como o uso de papeis reciclados na hora da divulgação, durante o evento a utilização de utensílios plásticos biodegradáveis, entre tantas outras formas de minimizar os impactos causados por um evento ao meio ambiente.

    Mônica Calderaro.

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante saber que a área de eventos também está voltada à causa da sustentabilidade. O publico em geral esta atento a essas questões pela grande mobilização e discussões em torno disso, pensar em questões como essas só agregam mais valor a uma evento ou uma produtora de eventos.É nossa missão como futuros profissionais na área pensar em novas maneiras de contribuir com a sustentabilidade em nossos eventos.

    ResponderExcluir
  7. Sustentabilidade hoje é um assunto que não pode ficar de fora em nenhuma área, e deve ser colocada em pratica ate mesmo na área de eventos, como já colocado é muito importante a utilização de outras formas de divulgação que não seja a panfletagem para que se minimize o uso de papel, e como dito acima a utilização por exemplo das redes sociais são vias mais rápidas do anuncio chegar ate o publico, também o uso de tipos de iluminação mais econômicos, ajudam para que o evento se torne menos prejudicial ao meio ambiente e ganhe mais visibilidade do mercado que hoje esta cada vez mais a procura destes tipos de eventos.
    Viviane Nogueira

    ResponderExcluir
  8. Muito importante o texto, evento sustentáveis cada vem mais serão utilizados. Tanto é que até o Rock in Rio tem uma veia sustentável esquecida pelo caminho. Além disto, decorações de festas comuns pode ser feitas com objetos reciclando, economizando e embelezado deixa o ambiente mais sustentável.

    ResponderExcluir
  9. Esse texto nos faz pensar em muitas coisas.Primeiramente pensei no carnaval. Esse evento acontece todo ano e gera uma grande quantidade de lixo. As praias ficam muito sujas e até desanimam os próprios moradores do Rio de Janeiro. É muito importante estabelecer programas e metas para conseguir que os eventos não gerem tanto lixo e fazer do próprio lixo um 'luxo' reaproveitando os materiais e ajudando o meio em que vivemos.

    Gláucia Carvalho

    ResponderExcluir