segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Nos bastidores da Feira do Estudante 2012



Pelo segundo ano consecutivo a feira, que circula por diversas capitais do Brasil, vem a Juiz de Fora promover uma interação entre os estudantes e diversos ramos relacionados aos mesmos.


Por parte dos expositores, observamos uma diversidade bem grande. Havia estandes de tradicionais faculdades e escolas, públicas e privadas, de Juiz de Fora; Faculdades particulares de outros estados que visam atingir a classe alta da cidade; e de variados tipos de cursinhos entre eles inglês, preparatório para escolas militares, para concursos públicos entre outros. Entre eles o comum desejo de promover sua instituição e conquistar novos alunos.

Também havia estandes de empresas com forte atuação na cidade e região que buscavam seus possíveis futuros funcionários. Estas procuraram difundir a sua marca e receber currículos dos que passavam pela feira, inclusive realizando-os na hora.

Comunidades sociais também tiveram seu espaço, seja para a conscientização do meio ambiente, seja para conseguir novos consumidores. As empresas juniores com seus espaços tiveram contato com novos clientes e puderam divulgar seus trabalhos junto com a comunidade acadêmica. E por fim, como não poderia faltar, empresas do ramo de eventos buscando clientes em formaturas e divulgando seus trabalhos.

No entanto, em alguns estandes percebia-se o desinteresse e até mesmo o desconhecimento por parte de quem estava expondo, tanto em assuntos acadêmicos, quanto na divulgação das marcas em exposição.
Para os alunos que presenciaram a feira a palavra chave foi interatividade. Várias mostras de experimentos científicos, jogos didáticos, análise médica e muitos brindes e doces que chamavam a atenção dos jovens. Apesar de brindes e doces serem bons, alguns abusaram destes recursos e perderam o foco da marca, sendo visitados apenas por “interesseiros”. Além disso, foram promovidos por parte da organização várias atividades de entretenimento como desfile de moda, apresentação de dança, acrobacia e o empolgante “Quis game” que teve o trio de estudantes de informática do Câmpus Juiz de Fora como campeões.

Para completar a capacitação e aprendizagem dos presentes, foram oferecidas diversas palestras que, apesar dos temas serem de interesse dos estudantes, tiveram muitos atrasos e pouco público, pois em um auditório com espaço para aproximadamente 150 pessoas, nem metade foi preenchida.

Apesar da chuva que ocorreu no sábado, a feira foi um sucesso e divulgou em reportagem um  recorde de público, indicando que teremos mais edições futuras.

*Análise crítica apresentada a disciplina Planejamento e Organização de Eventos pelos estudantes do segundo módulo: Jeremias Rodrigues, Emilany Ferreira Neto e Nívea Delgado.


12 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A divulgação foi bem pouco e isto não ajudou do aumento do público. Julgo que se talvez alguns brindes deveria ser sorteados por Facebook pelo compartilhamento da imagem do evento o que iria contribuir com a divulgação entres os jovens e incentiva-los a irem.
    O grupo poderia questiona o porquê do uso de van somente para a subida de morro, já que os interessados não deixariam de ir à feira por causa disto. E adiciona a ideia se que as vans deveriam sair do centro em direção à feira para incentiva à maior participação da população estudantil que em sua maioria depende de ônibus.
    Os brindes nesta edição não foram tanto assim, no que eu vi foram bem menos dados do que em relação ao ano passado. O problema foi que alguns estandes só tinha isto a oferece e mais nenhuma informação sobre os cursos. A abordagem dos expositores deveria ser mais focada nos cursos que eles têm a oferece. As táticas utilizadas na Expo Noivas que quando se fecha um contrato no momento da Feira ganha-se desconto ou brindes poderia ser utilizada por cursos preparatórios, inglês e outros. A montagem e decoração de grande parte do evento se limitaram a ser igual ou às vezes pior até que do ano passado. Umas das surpresas desses que deveria ser encorajada foi o estande de livro.

    ResponderExcluir
  3. A feira do estudante é um evento que possibilita estudantes e profissionais a se atualizarem, terem contatos com diversas empresas e instituições de ensino.
    Esta feira possibilita também oportunidade de trocar informações e promove a inclusão de jovens profissionais no mercado de trabalho.
    Em minha opinião, a feira do estudante é um excelente evento, porém, percebo que falta divulgação e maiores informação deste evento para o público alvo. Outro fato importante, é a precariedade de transporte para o local do evento, uma vez que, o público deste evento são estudantes e estes utilizam o transporte coletivo.

    ResponderExcluir
  4. Juiz de Fora, como cidade universitária, recebe eventos como a Feira do Estudante muito bem. O ponto crucial este ano foi o transporte, pois o evento é inegavelmente interessante, mas com chuva e com o difícil acesso ao local eu, e creio que muitas outras pessoas, desanimaram a comparecer. Não vi falhas na divulgação, pois em saídas de cursinho, no dia do Enem, vários panfletos foram distribuídos, além da divulgação na televisão.

    ResponderExcluir
  5. A divulgação nas portas de colégios,nos cursinhos,ou até mesmo nos dias de ENEM pra mim são boas formas sim,porém,apenas distribuir panfletos não é o suficiente para que seja uma boa divulgação,no meu colégio por exemplo os panfletos foram entregues na sala de aula mais foi só isso,não houve um esclarecimento sobre o que era oferecido,algo que chamasse a atenção dos alunos. .
    Uma boa forma de divulgação seria alguém que fizesse parte da organização fazer visitas aos colégios de Juiz de Fora,divulgando os objetivos da feira,e respondendo aos questionamentos dos alunos,assim talvez eles poderiam ficar mais "curiosos" e visitar a feira. .

    ResponderExcluir
  6. Bom eu não estava presente no evento, pelos próprios relatórios que os participantes descrevem, foi bom e ruim. Bom pois deu a todos uma oportunidade de conhecer melhor a carreira que você deseja seguir e das instituições. Ruim pois justamente algumas instituição não souberam dar informações sensatas e informar mais sobre seus conceitos. para a próxima feira já temos umas sugestões que podem mudar o evento e fazer agradável para todos.

    ResponderExcluir
  7. Foi muito bem colocado na analise a questão dos brindes, realmente percebi que em alguns standes ele não foi bem utilizado, estive num stand onde os brindes eram um atrativo para que o estudante se informasse sobre várias questões relacionadas a saúde, onde você media a pressão, calculava IMC entre outros, porem a divulgação da faculdade na realidade não foi foco e sim uma "serviço a comunidade", acredito que também se todas as universidade somente estiverem lá querendo obter aluno para faculdade da maneira convencional não é interessante, porem é preciso se lembrar que o publico muitas vezes são jovens que querem ingressar numa faculdade e é preciso atende-lo. Com relação a transporte acredito que seria viável assim como no Liquida Moda colocar vans saindo do centro,aumentaria consideravelmente o publico, considerando que este publico que é o alvo, não tem carro e nem muitas vezes carteira e é muito complicado a questão do transporte publico para o local.De modo geral acredito que é um evento muito bem sucedido e que a cada ano inova nos atrativos, outra questão muito interessante que foi novidade esse ano foi o Quiz, que atrai muito o publico e que ajuda a divulgar já que muita gente se envolve nesse jogo.

    ResponderExcluir
  8. Acredito que as análises anteriores captaram bem o que ocorreu na feira. Ao analisarmos separadamente os fatores podemos perceber alguns aspectos sobre o evento, por exemplo, o marketing: o publico alvo claramente foi os estudantes do ensino médio devido as formas de divulgação que eu acredito não tenham sido falas, pois como dito no texto a feira foi recorde de público apesar das adversidades, como transporte e clima, sendo que acredito que a escolha do local não foi adequada devida a localização geográfica do La Rocca em contrapartida com o público alvo, pois estudantes, como foi supracitado possuem dificuldade pra chegar ao até lá. Já tratando da questão especifica das atrações, não se enganem apesar de não estar explícito a feira é um grande "balcão de vendas"!!Digo isto devido ao fato que o objetivo da feira é ajudar o estudante em suas futuras escolhas, e sim de fato alguns standes ajudam, mas nunca é deixado de lado a realização mais uma ação de marketing por parte dos expositores.
    Apesar das críticas acredito que o evento cumpriu seu papel que é expor ao estudante alternativas de escolhas, e fez isto de uma forma interativa é cativante, ficando a ressalva que as próximas edições poderiam ser em um local de melhor acesso para os estudantes. Bruno Ribeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo sendo praticamente de desconhecimento de minha parte a realização da feira do estudante, fato esse que penso ser um aspecto a melhorar, pois considerei o marketing um pouco defeituoso, pelo texto exposto acima me foi possível compreender um pouco do evento. Enxergo que o mesmo tem um potencial gigante, pois JF é uma cidade onde há muitos estudantes. Sobre o fato de ser voltado mais para o ensino médio, considero isso um aspecto a melhorar no evento quando realizado em nossa cidade, uma vez que aqui é considerada uma cidade universitária, com a federal, o instituto federal e mais cerca de 10 faculdades. Creio que pelo fato de o evento não ser fixo, esse foco em cada cidade se torna complicado, mas seria muito benéfico e agregaria muito mais valor. Não posso abordar mais afundo o evento porque em nenhuma das duas edições estive presente e tão pouco fiquei sabendo de sua realização, mas o considero promissor e pelo que vi amigos e colegas falando, tem grande potencial para crescer ainda mais.

      Jeferson Rezende

      Excluir
  9. Concordo com o que a Lizandra disse, não achei o evento mal divulgado, ele estava sendo anunciado pela tv, rádio, site e panfletagem. Inclusive, o evento tem uma página no facebook que narrava o evento em tempo real, postando fotos e etc. Eu, particularmente, ouvi muito falar da feira antecipadamente.
    Nos dois primeiros dias do evento eu trabalhei na parte do credenciamento, no primeiro dia - em particular - ocorreu algumas falhas cruciais, houve um erro no banco de dados dos cadastros feitos pela internet e nem todos os nomes estavam no sistema. Ao pedirem pras pessoas esperarem, formou-se um fila muito longa e logo começou as reclamações. A organização do evento não soube conter e era visível a seu estresse perante o problema. Mas não demoraram para solucionar os problemas. No segundo dia, esse erro não ocorreu novamente e foi feito as credenciais das pessoas que entraram sem elas no primeiro dia. Como publico, pelo pouco que deu pra ver, achei o evento muito bem organizado e com atrações muito interessantes. Quanto a chuva, atrapalhou bastante, porque a ida até o la rocca não é de fácil acesso via ônibus, transporte mais usado pelos estudantes - publico alvo da feira.
    Acho legal propor aos organizadores vans para transporte de pessoas saindo centro, como ocorre na feira de roupa que ocorre no la rocca, a liquida moda. Mônica Calderaro.

    ResponderExcluir
  10. A Feira de Estudante foi um evento bem divulgado e organizado, porém houve falhas na questão do transporte como disse a Mônica.O público alvo era os estudantes e a maioria utiliza transporte público. Deveria mesmo ter vans para o transporte de pessoas saindo do centro.Além disposições dos estandes da feira estavam bem confusos e estavam com uma decoração que não atraía o público. Achei as palestras bem vazias, mostrando que não tinham um diferencial para atrair o público.Seria muito interessante e um diferencial para os jovens que queiram ter habilitação, um estande de uma autoescola oferecer cursinhos e educação no transito. Seria um diferencial também para o organizador realizar esse evento antes do ENEM, possibilitando que muitos cursinhos organizem palestras com orientações para quem fosse fazer a prova. Gláucia Carvalho

    ResponderExcluir
  11. È como de fato ja exposto acima o evento pode melhorar em alguns quesitos que deixou a desejar, mais num geral foi bem interessante a disposição dos estandes apesar de a decoração não ter ajudado, a oferta dos brindes que como foi colocado poderia ter acontecido melhor como, por exemplo mesmo citado, com alguns descontos, mas o quis ajudou muito motivando a alguns jovens a comparecer. Sobre a questão do transporte ate o local também foi muito bem colocado, pois era necessário o mesmo com saída do centro e não somente para subir o morro. Para as próximas edições seria mesmo interessante tentar melhorar algumas falhas existentes no planejamento.
    Viviane Nogueira

    ResponderExcluir