sexta-feira, 9 de novembro de 2012

São os mínimos detalhes que fazem a diferença



   O mercado de eventos tem crescido cada vez mais, acarretando o aparecimento de profissionais não qualificados que tendem a permanecer no mercado devido à grande concorrência. Com isso, nós, profissionais de eventos, temos que ficar sempre atentos aos detalhes de cada evento que iremos realizar.

   O que mais tenho notado no mercado de eventos é a falta de profissionalismo de muitas empresas de cerimoniais que contratam jovens sem experiência e sem a orientação adequada de como o trabalho deve feito, sem  informar o roteiro do evento para que os imprevistos sejam mínimos.

   Muitas jovens usam roupas inadequadas que não passam seriedade, responsabilidade e competência do cerimonial.

    Outras costumam chamar mais a atenção do que o próprio dono da festa em um evento!  Notem no vídeo o grande erro do cerimonial!


   Notaram quem foi que apareceu nesse evento? Além da falta de competência, há também a falta de postura da cerimonialista, pois mostra aonde ela não deveria estar, já que se tornou a atenção da apresentação da festa.Quem não é profissional da área de eventos não nota esse tipo de erro.

   Temos que ficar em alerta sempre, porque eu tive a desagradável experiência de trabalhar para uma determinada empresa de cerimonial onde eu simplesmente tive que correr atrás do roteiro do evento para fazer um bom trabalho e fui orientada à “deixa o evento acontecer que aparece coisa para fazer”.   

Por isso, profissionais e futuros profissionais de eventos vamos ficar atentos aos detalhes e buscar sempre orientações para que o evento seja realizado com sucesso.

Por: Gláucia - 2° Módulo T.E.

14 comentários:

  1. Muito interessante o foco do texto. É visível para nós que estamos no ramo de eventos vários erros cometidos por profissionais da área. Temos que trabalhar esses detalhes que fazem toda a diferença, e sempre estar dispostos a aprender para que erros sejam evitados.

    ResponderExcluir
  2. O texto acima destaca grandes problemas das equipes de cerimoniais da atualidade, como a desqualificação profissional e o descaso com o cliente que contrata o mesmo.
    Atualmente, podemos perceber um grande descaso em relação à Cerimonial, uma vez que todos, mesmo aquelas pessoas que não tem qualificação profissional para tal, acham que podem fazê-lo. Com isso, muitas das vezes, devido a esta falta de qualificação, ocorrem grandes erros, que ficarão marcados para sempre em fotos, vídeos, etc. Fato este, que como exemplo, pudemos perceber no vídeo do texto acima.

    ResponderExcluir
  3. Verdade né..a falta de profissionalismo nessa area faz com que as pessoas achem que qualquer um pode organizar um evento porque afinal, fazer festa é moleza!(claro, na opinião dessas pessoas)..mas pode-se perceber que nao é bem assim pelo mais simples exemplo dado no video acima, pois a pessoa responsavel por trabalhar no evento chamar mais atençao que a propria dona está completamente errado!Na minha opinião realizar um evento exige com certeza muito conhecimento na area para que tudo ocorra bem e gere satisfação para as pessoas que estarão presentes!

    ResponderExcluir
  4. Também achei super interessante, pois os profissionais qualificados estão em faltas, muitos acham que organizar um evento é muito fácil, mas não, principalmente para quem não tem nenhuma experiencia na área.Muitas pessoas por não terem conhecimento de quem sabe ou não organizar um evento, é desconhecido, por esse motivo acabam contratando pessoas erradas que podem levar seu evento ao fracasso total. Por esse motivos e outros é bom fazer uma pesquisa das áreas onde atuam esses organizadores, procurando empresas especializadas em fazer um evento.

    ResponderExcluir
  5. Podemos perceber que os profissionais sem experiencia colocam em risco ate mesmo o nome de seus contratados orientando-os a "deixar acontecer" e se algo realmente der errado a equipe toda e colocada como culpada por um erro cometido pela falta de planejamento do organizador . .

    ResponderExcluir
  6. O texto da Gláucia diz e exemplifica -com o vídeo- a falta de profissionalismo do atual cenário do mercado de eventos, creio que não é apenas pela escassez de profissionais qualificados que acarretam em falhas tão visíveis quanto a que podemos ver no vídeo, os contratantes também não se limitam em chamar apenas pessoas qualificadas pra exercer tais funções, eles contratam ''indicações'', que, na maioria das vezes, não é um profissional da área, podendo então pagar menos, já que quem não se qualifica também não pode exigir pagamento justo pra tal função. A consequência disso é um verdadeiro desastre, como podemos ver no vídeo, uma cerimonialista totalmente despreparada, sem postura, se escorando na pilastra, totalmente antiprofissional. - Mônica Calderaro.

    ResponderExcluir
  7. É nesse ponto que muitas empresas pecam, chegamos em ponto onde isto abre uma margem para ser um diferencial sendo que deveria ser o básico que uma empresa de eventos oferece. Tornou incomum e por isto tão louvado. O vídeo mostra a falta de orientação da cerimonialista sobre sua postura durante o trabalho e diante das câmeras.

    ResponderExcluir
  8. Ninguem nasce profissional ou sabendo fazer alguma coisa. A culpa não é dela, e sim da empresa que a contratou e nao a capacitou para agir como como profissional da área.

    ResponderExcluir
  9. Vendo esse vídeo é perceptível a falta de profissionalismo das pessoas!! O que vemos hoje é que o público e o mercado estão cada vez mais exigentes, e ser profissional não é diferencial é cumprir o básico!!

    ResponderExcluir
  10. Essa questão de que se deve "esperar que aparece o que fazer" infelizmente é uma realidade e é o primeiro passo para que dê tudo errado, o planejamento deve ser rigoroso não só antes como durante e evento e as funções devem ser designadas e muito bem explicadas, de preferências para alguém que entenda do assunto e que saberá realiza-la, ou seja um profissional de eventos.

    ResponderExcluir
  11. De fato é latente a falta de capacidade desta profissional, como foi dito anteriormente isto não é só "culpa" dela, mas de toda uma estrutura existente no mercado atual, no qual o os funcionários qualificados são mal pagos, os não qualificados são contratados e desempenham este papel pífio durante o evento; porém devemos pensar que a postura dela é apenas a "ponta do iceberg", devido a ela ser apenas resultado de uma série de inconseqüências de maus profissionais na área, sejam contratantes ou contratados. Bruno Ribeiro

    ResponderExcluir
  12. Simples, mas muito objetivo o texto de nossa amiga Gláucia. Concordo com tudo que foi colocado, e isso é realmente a realidade nos dias atuais. Apesar de ser uma área em constante crescimento, ainda são poucas as empresas que dão valor a nós, futuros técnicos em eventos, por exemplo. Grande parte preferem contratar pessoas sem know-how por acharem que todo mundo é capaz de trabalhar em um evento. É um erro que vai de encontro ao investimento, pois a mesma tem consciência que está entrando em um mercado promissor, mas ao mesmo tempo não faz a mínima questão de conter o diferencial necessário para se destacar e crescer como organização.

    Jeferson Rezende

    ResponderExcluir
  13. o mercado de trabalho nessa area tem crescido cada vez mais ao longo do tempo, mas realmente pode se perceber a falta de profissionalismo apresentada no video.. onde as pessoas pensam que organizar um evento e facil e que pode ser feito por qualquer um. sim pode ser feito desde que o mesmo esteje preparado para a realização,tendo a capacidade e o diferencial que e muito importante prezando sempre a qualidade para o sucesso de um evento.

    ResponderExcluir
  14. É isso ai... são exatamente os detalhes que fazem total diferença...são pelos detalhes que observamos a verdadeira importância que o organizador deu para o seu publico e para o evento como um todo. Pois as vezes são esses mínimos detalhes que trazem uma imagem negativa do evento ou a promoção dele. Por isso as empresas devem tomar cuidado ao contratar estes que dizem saber fazer um evento para não cometam falhas que podem trazer a insatisfação do publico.
    Viviane Nogueira

    ResponderExcluir