quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Ser ou não ser? Eis há questão!



Comédia Dell”arte ou comédia besteirol, o que vale é fazer os espectadores rirem. Pessoas que buscam no teatro uma forma de se entreter. Atores que em cima do palco “vestem a camisa” de algum personagem para fazer você rir ou chorar, o que vale é a emoção do entretenimento.

A produção de uma peça é começada em média 3 meses antes : aluguel do teatro, sonoplastia, iluminação , cenário, figurino, objetos de cena , foto, panfletos, ponto de venda, número de ingresso , tudo é pensado pelos produtores para na hora do “show”, os espectadores nem perceba que a logística existe ( tradução de logística = é aquilo que se na hora der algo de errado, todo mundo percebe e reclama, ou seja, conjunto de detalhes que fazem o evento).

Em juiz de fora, e em vários outros lugares, são feitos eventos para o teatro, como Campanha de popularização, Festival do teatro e outros (onde vários grupos de teatro se apresentam por um preço mais acessível).

Discordando de quem acha que teatro só vira um evento quando está em campanha ou festivais, Teatro é evento sim! Diria melhor: um evento em forma de cultura.

A cada mês é formado um novo grupo de teatro, que cada vez mais se espalham e assim adolescentes, crianças, adultos e idosos procuram alguma forma de se apoiarem, seja como carreira, profissão, filosofia de vida ou hobby, o que importa é que atores e atrizes trazem para a população um evento que também é cultura.

Se temos planejamento, organização, criatividade, Público, emoção...
 se tem ?

Por: Mayara – II Eventos

2 comentários:

  1. Nossa adorei o post Mayara. eu também acho que o teatro é um evento,não só quando está em festivais! E é um evento cultural, que passa para o público conhecimentos e diversificação cultural! Isso é o máximo!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse post!

    Estava pensando nesse assunto semana passada. Toda peça de teatro é um evento, cada vez que o ator sobe no palco para encenar, ele finaliza um trabalho decorrente de dias, semanas ou meses, para tal ato, houve uma preparação, um planejamento, uma decoração, de acordo com o tema da peça, ou seja, uma logística estabelecida.
    Então, e isso me veio à cabeça semana passada, quando eu assiti a peça "Entre Infernos". O ambiente foi todo estudado, a decoração era absurda, o local parecia ter sido construído para a peça. Eles souberam utilizar cada
    espaço a favor do espetáculo. Cada foco de luz, cada grito e cada ruído saia na hora certa. Com certeza, esse resultado tão positivo, foi o fruto de muita dedicação e bastante ensaio. Foi incrível a forma como eles envolviam a plateia no espetáculo.
    E como a história era um drama e tinha muita cena de ação também, o palco, ficava bastante sujo, e tinha que ser reconstituído a cada apresentação.
    Assim, acontece com um evento também, se não tiver um tema, um foco estabelecido, e uma organização, o sucesso será incerto. A preparação é tudo, é o elemnto fundamental.
    E tanto o teatro como o evento, se parecem nesse aspecto,levando em conta, que assim como o teatro, os eventos hoje em dia também são uma manifestação cultural de determinada tribo, região ou ambiente.

    Beijão galera ;)

    ResponderExcluir