sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Polêmica, polêmica, polêmica



      
       Pessoal, não sei se viram em jornais ou na internet a proliferação de críticas dirigidas ao logo da nossa Copa do Mundo, em 2014. Há crítica pra tudo, desde ao formato e cores utilizadas, até à falta de transparência no processo de seleção dos logos, passando pela crítica feroz ao corpo de jurados, que foi composto pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o designer (global) Hans Donner, o presidente da CBF Ricardo Teixeira , o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, e – pasmem - a modelo Gisele Bundchen, o escritor Paulo Coelho e a cantora Ivete Sangalo. Um vídeo bem-humorado sobre a apresentação do logo pode ser visto aqui.

      Em especial nesta semana que discutimos a importância dos eventos como comunicação empresarial, posto que as marcas das empresas tomam evidência nos eventos, achei interessante (e até certo ponto engraçado) inserir este post. Como estudamos esta semana, através do artigo da professora Ethel Pereira, é cada vez maior o número de empresas que investem em patrocínios e em produção de eventos, mas por que? Porque vivemos numa sociedade globalizada, que sofre determinado apelo a questões midiáticas, que é uma sociedade pautada pelo consumo, que preza pelo espetáculo e que geralmente está mais associada à marca do que ao produto em si (pensemos em quantas coisas adquirimos em nosso dia a dia e que não são realmente necessárias).
Logo da Copa sul-africana deste ano

     Assim, já que para as empresas é importante construir em seu público-alvo uma identidade com a marca, muitas delas criam conceitos que são explorados em campanhas publicitárias e também em eventos. Isto porque aprendemos que quando uma marca está em evidência num evento: em primeiro lugar meu público está num momento de relaxamento, de diversão, de entrosamento e ele tende a estar mais aberto para receber a mensagem do patrocinador; depois porque quando uma mensagem é passada no contexto de um evento o patrocinador tem a chance de fazer propaganda diretamente ao público-alvo (diferente de na televisão, por exemplo, que quase toda a população tem acesso, é um meio caro e nem tão dirigido, focado no público-alvo). Claro que outros processos de divulgação são importantes e vão depender de uma série de fatores como: o público-alvo, verba disponível para divulgação, estágio de vida do produto, dentre outros; mas vimos que os eventos estão fortes e são tendências como estratégia de divulgação e consolidação da marca.

       Mas, voltemos: a marca do patrocinador aparece, mas em geral os eventos também têm um logotipo que devem ter a ver com o conceito do evento, o que ele quer passar, o tipo de público que lá estará, o local, o legado, etc. O logo da Copa de 2014 foi anunciado em julho e, como disse, está carregado de polêmica. Mas como bons brasileiros que somos, não poderíamos perder a piada:


















Esta é ótima, né?!




Mas e vocês, o que acharam do logo? 

Gheysa.

6 comentários:

  1. kkkk Achei mesmo muito mal feita a logo da copa, eles tinham que investir em um design mais bem feito e personalizado,mas pelo contrário utilizaram dos meios mais simples para a criação,mas isso não é um problema, se a logo fosse criativa e inovadora,e se todos pudessem compreende-la não teria problema o design simples, mas a grande falha, é que não se pode compreender a imagem, e os recursos utilizados para tal,foram os mais simples possíveis! Depois é o Brasil que fica mal falado por essa falta de criatividade e tecnologia!Eu não queria,mas vou ter que falar:parece que essa logo fizeram no paint!kkkk e parece que foi mesmo uma homenagem a Chico Xavier(pelo menos algo bom foi comparado =D ). BeijOo Galera!

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  2. Oi Gente!!
    Realmente esta logo tá dando o que falar!!
    Achei ela muito simples e genérica. Quanto aos jurados da escolha da logomarca, o presidente da CBF e o secretário-geral da Fifa são os principais interessados nela. O designer da Globo, nem se fala, pois esta emissora é a principal detentora das transmissões dos jogos pela Tv aberta. Entendo que há um jogo de interesses nesta escolha, pois a logomarca estará nos meios de marketing do evento. Não fiquei nem um pouco pasmado pelo fato de celebbridades brasileiras, como a Gisele Bündchen, terem tido participação no júri da votação, afinal, ter uma personalidade famosa transmite o prestígio que ela tem a dita e cuja logo, além do Oscar Niemayer ser a pessoa mais gabaritada em desenhos estéticos, acho que quiseram agregar o valor de alguém de conhecimento científico na eleição da logo. Pra mim, isso tudo é muito "publicitário". A logomarca da Copa de 2014 está literalmente "cheia de dedos", será para com a comunidade anfitriã, os brasileiros? Ou com os estrangeiros, os patrocinadores, a mídia e sabe-se lá coma nossa Seleção?? KKKKKKKKKK
    Beijão!!

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  3. kkkkkkkkkkkk
    São engraçadas as associações.

    Eu gostei da ideia por trás da logo, só acho que ela não foi muito bem expressa. O design foi muito mal feito. O troféu ficou pequeno para a quantidade de coisas que colocaram, o 2014 ali no meio de vermelho, não ficou bem.
    Podiam ter usado mais a criatividade, afinal, esta é a representação de um país, e não é um país qualquer, é o país do futebol!
    O Brasil possui muitas riquezas, muita cultura, que poderia ter sido explorada na criação da logomarca.

    Beijão galera!

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  4. Concordo com todos! O design tá péssimo, qualquer um paria melhor até no paint!
    HUSAHUSHAUHSUAHSUAH
    *revoltado*
    As associações feitas são perfeitas
    principalmente a do Chico Xavier, por que só pedindo ajuda do além pra gente conseguir compreender essa logo...
    HUSHAUSAHUSHAUSA

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  5. "só pedindo ajuda do além pra gente conseguir compreender essa logo..."
    hahahahahaha
    só assim mesmo!!

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  6. to um pouco atrasada com o comentario , mas antes tarde do que nunca ;)
    entao... essa logo remete o que é o BRASIL de verdade, com esse bando de gente que só quer "meter" a mao nos outros e tirar proveito nas coisas que temos. Como já diz no texto, é politico interessado em meter a mao, são os proprios presidentes e demais da cbf, empreiteiros entre outros que vão sair ganhando com essa copa. E ainda digo mais, essa copa esta comprada, pq tenho certeza que o Brasil perdeu pra Holanda para poder ganhar em casa, até pq se o Brasil jogando em casa não ganhar vai dar ate morte!
    Enfim, essa copa vai dar o que falar, começando pela logo e por vai ...
    ps: o chico xavier fico demais!
    beijos turma!

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