Bom, já que estamos neste clima de degustações e murais culinários da aula de A&B, resolvi dizer hoje na minha matéria sobre o Jf Sabor, o maior festival gastronômico de Juiz de Fora e Zona da Mata.
Será realizado este ano entre os dias 15 de setembro á 31 de outubro, a 10° edição do Jf Sabor, o maior evento gastronômico da zona da mata. O evento se consolidou graças a ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), que apostou em Juiz de Fora há 10 anos e que agora é ícone em gastronomia para as outras regiões da zona da mata.
O evento conta com a participação de 47 bares e restaurantes, desafiando seus Chefs a proporcionar pratos inovadores, e espera a participação de 40.000 pessoas que irão provar 15.000 pratos diferentes. E ainda acontecessem paralelamente outros eventos do gênero, como festivais de degustação, gincana entre garçons além das outras atividades proporcionadas pelos bares e restaurantes participantes.
Este evento é muito importante para Juiz de Fora, pois mobiliza muitos turistas de regiões próximas, interessados na área, e apreciadores da boa comida mineira e o retorno financeiro é grande, pois a culinária é uma área em que se tem muito investimento.
Este evento conta com a colaboração e parceria do Convention & Visitors Bureau.
As edições anteriores contaram com muitos pratos requintados e maravilhosos.
Alguns pratos feitos especialmente para o festival, de anos anteriores já fazem parte do cardápio de alguns restaurantes, são eles, os pratos:
Escondidinho Mineiro – Este prato foi criado para o 1º JF Sabor em 2001, com o recheio de cubos de carne seca envolvidos em molho especial, recobertos com purê de batatas, coroado com 4 queijos, fatias de bacon e levado ao forno para gratinar... O sucesso foi tamanho que diversificamos os recheios dos escondidinhos para mais 8 opções além do de carne seca. São eles: Maça de peito, peito de frango, língua de boi, lombo de porco, filé mignon, camarão, bacalhau e carne de sol. E para incrementar o que já era gostoso, recentemente aprimoramos o purê de batatas por batatas raladas tipo suíça, intercalada com uma farta camada de catupiry. Por cima, mantivemos os 4 queijos, as fatias de bacon e o gratinado. Uma verdadeira tentação!!!
Jabá de Jagunço – Este foi o prato mais vendido no 2º JF Sabor, em 2002 e é o grande favorito até hoje, não só pelo sabor, mas também pelo visual como se apresenta. Ele é preparado com molho de lombo, lingüiças finas, bacon e ervas finas, repousado sobre camadas de polenta cremosa e queijos derretidos e é recoberto com costelinhas, lingüiças e torresmos à pururuca. Um espetáculo!!!
Galo de Espora – No 3º JF Sabor, em 2003, apresentamos saborosas contra-coxas desossadas ao molho caipira sobre camadas de polentas cremosas, iscas de bacon, queijos derretidos e 4 contra-coxas pururucadas coroam esta gostosura.
Boi de Jaleco – Um suculento molho especial com champignon e alcaparras (opcional) envolvem pedaços de maça de peito cozidos. Aromatizada com ervas finas, esta delicia é servida dentro do pão italiano crocante sem miolo e enfeitado com cheiro verde. Esta foi a opção que servimos no 4º JF Sabor em 2004. Um show!!!
Mulato Matuto – Para o 5º JF Sabor em 2005 pensamos em servir um prato para aquelas pessoas que adoram um combinado de feijão com carnes. Assim, envolvemos o feijão de corda com lingüiças finas e carne seca. Iscas de bacon, vinagrete e cuscuz de milharina agregam sabores. Ovinhos de codorna, mandioquitas, linguiças e torresmos à pururuca completam o lindo visual. Uma delícia!!!
Brega e Chique – Fatias de picanha grelhadas e regadas com molho especial de cerveja caracu são repousadas sobre camadas de polenta cremosa e queijos derretidos. Esta opção foi apresentada no 6º JF Sabor, em 2006, quando elegemos o Brega sendo a picanha e o Chique como a polenta cremosa preparada com o genuíno fubá. Um luxo só!!
5º Pecado – A Gula – Preparamos para o 7º JF Sabor, em 2007, um delicioso prato à base de leitão à pururuca embriagado no vinho, encurralado por batatas noissetes, recobertas com catupiry e iscas de bacon. Um delicioso molho agridoce com abacaxi acompanha esta maravilha. O nome “A Gula” é inevitável para alguém que vai, com certeza, cometer este 5º Pecado. E que pecado!!!
Bumba Meu Boi – Famoso como o próprio nome que remete a festas regionais, preparamos o “Bumba Meu Boi” para ser apresentado durante o 8º JF Sabor, em 2008. um suculento filé tornedor grelhado e recheado com queijo minas padrão, tomates secos e manjericão fresco. Depois é recoberto com um molho especial à base de queijo gorgonzola e ervas finas, salpicadas com castanhas de caju trituradas. Esta delicia é acompanhada por arroz branco e batatas fritas, à moda portuguesa. Uma gostosura!!!
Mineirinho Come Quieto – Um delicioso fondue de 5 queijos é cuidadosamente preparado, bem quentinho e servido dentro do pão italiano sem miolo. Assim entre um papo e outro, pedacinhos de pão são mergulhados neste espetacular fondue de queijos e degustados com maior prazer. Ah! O por quê do nome? É que mineiro tinha mania de esconder sua comida na gaveta da mesa antiga das fazendas quando recebia alguma visita inesperada. Neste caso, nossas mesas já não tem mais gavetas e quando não queremos repartir nosso “mineirinho”, simplesmente colocamos a tampa sobre o pão italiano recheado com fondue e assim, ninguém vai querer comer pão puro. Eta mineirisse!!!
Quarteto Uai – A copa do mundo levou um grande numero de pessoas aos bares para assistir aos jogos e, nos intervalos, degustar um bom petisco. Pensando neste publico o Pró-Copão entrou no clima e vestiu o bar, os garçons de verde e amarelo com uniformes exclusivos. Na ocasião lançou o “Quarteto Uai” que é composto por lingüiças finas, mandioquitas, torresmos e carne seca e o enfeitou com bandeirinhas do Brasil e tiras de pimentões verde e amarelos também.
Bom, estes e mais outros pratos vocês encontram nos sites dos seguintes restaurantes: Pró-copão; Bacco, Bardô, Churrasqueira, Espeto & Cia, La Caprese, Santa Hora, Vaporetto Express, Brasão, Chimarron, entre outros.
De : Jessyca Rezende Duarte Nepomuceno, 2° Mod.Eventos