terça-feira, 5 de abril de 2011

A importância da tecnologia nos eventos


Pensando bem a tecnologia tem grande importância no mercado de eventos, pois ela fornece diversos recursos que facilitam o planejamento, a execução e a análise de um evento.
São variados os meios que dispomos atualmente, o que no passado muitos não saberiam usar, hoje não sabemos como deixar de usar, pois quase tudo que precisamos, está envolvido com a tecnologia.

Nos eventos não é diferente! Quanto mais tecnologia, melhor!

Muitas pessoas que já trabalhavam com o mercado de eventos chegaram a imaginar que o advento da tecnologia, o surgimento de computadores e outras criações, até então inimagináveis traria certos riscos á sua profissão, e ocasionaria numa demanda menor, mas com o passar dos anos puderam observar que a tecnologia surgiu e está a cada dia se renovando a favor delas.

Atualmente o que mais se leva em consideração quanto ao surgimento de uma tecnologia, ou um novo produto é a questão da sustentabilidade, que nada mais é do que se criar ou recriar recursos que preservem o meio ambiente, e nesse contexto podemos inserir o convite virtual, ainda não 100% usado por todos, mas é uma maneira criativa e o melhor é uma iniciativa sustentável, pois muitas árvores deixam de ser cortadas para se fazer os convites convencionais. Contudo, nem todos têm acesso á internet para receber esse tipo de convite, o que o torna um pouco inacessível. Cada dia surge algo novo e poucas pessoas têm acesso às novidades imediatamente, o que podemos destacar como um ponto fraco.

Muitos recursos são usados nos eventos, mas destacarei alguns que fazem a diferença e que não podem faltar como por exemplo:

    -  Sistemas sofisticados de identificação, no qual são usados crachás com código de barras (muito usado em feiras como a ABAV), cartões magnéticos, sistema biométrico dentre outros, são meios confiáveis, pois a pessoa já se encontra cadastrada no sistema, mas como nem tudo é perfeito, se acontecer de dar uma pane no sistema, será difícil as pessoas acessarem o local do evento, já que só é liberada a catraca após a pessoa ser identificada. A opção seria a identificação manual, que é mais lenta e requer um grande número de funcionários, para que não tumultue a entrada das pessoas no evento.

    - Sistemas de iluminação, sonoplastia e recursos áudios-visuais, geralmente são usados para tornar o evento mais agradável e mais animado, porém esses recursos devem ser de qualidade. Antigamente não tinha tantas exigências em relação às festas, as pessoas iam mais para comemorar, porém nos dias atuais além de irem para comemorar vão também para se divertir, e com certeza são mais exigentes em relação á qualidade do som, da iluminação e dos demais recursos usados.

   - Sistemas para montagens de palcos: as maiorias das montagens de palcos hoje são feitas por profissionais capacitados e treinados e que sabem lidar com os mais diversos recursos tecnológicos, e logo após a montagem é indicado que seja realizada uma vistoria (normalmente feita pelo Corpo de Bombeiros), como forma de evitar acidentes e corrigir irregularidades e até mesmo evitar cancelamentos de apresentações, o que de certa forma traz prejuízos.

    - Sistemas de segurança por câmeras: esse sistema tem dado muito certo e tem sido uma forma de assegurar as pessoas que estão no evento, o local e até mesmo os organizadores, quanto a qualquer reclamação, ou nas piores hipóteses, questões que são levadas á delegacia. Só que em muitas vezes, essas mesmas câmeras captam irregularidades, como por exemplo: o uso de drogas, o que de certa forma pode sujar o nome do evento e levá-lo a se extinguir.

   - Sistemas de compras, pagamentos e transferências via-internet: geram para as empresas e clientes uma certa comodidade e facilidade, mas no entanto não é totalmente seguro, exemplo disso podemos citar a clonagem dos cartões, que pode trazer graves consequências para os mesmos. Mas é necessário em  um evento ter um sistema para se usar o cartão de crédito ou débito, porque  nem sempre a pessoa está com “dinheiro vivo” o suficiente para adquirir algo.

Podemos observar que a maioria das ações no mercado de eventos gira em torno da tecnologia, da internet e dos meios de comunicação em geral, um grande recurso que veio para melhorar e agilizar o atendimento e a qualidade dos serviços prestados aos clientes.

Porém, para se produzir um evento com qualidade e excelência é necessário que a empresa disponha de ferramentas, ou seja, tecnologias que favoreçam as ações da mesma, que vão desde ter um meio de pesquisas e informações acessíveis ao cliente como: site, telefone, e-mail dentre outros. Porque na atualidade as pessoas estão querendo agilidade, rapidez, mas sem abrir mão da qualidade.

A tecnologia pode ser usada como um diferencial para uma empresa, se a mesma investe em muita tecnologia e em recursos novos que vão surgindo, vai se inovando, e em contrapartida capacitando os seus funcionários ela tem grandes chances de captar muitos clientes, porque muitas pessoas procuram o diferente, independentemente do preço.

São variados os sistemas usados atualmente, são diversas ferramentas que podem auxiliar nos eventos, cabe a nós sabermos usá-las e aproveitá-las.

Até a próxima!

Meida - 2° T.E.

2 comentários:

  1. Meida ama Sistema de Integrado de Informação...

    É... Uma vez tecnológico, vc não volta. Mas toda essa tecnologia possui uma etiqueta de preço, e muitas vezes alta. Meu caro, isso é caro.
    Sei que pode ser até "pensar pequeno", mas nossa matéria "tecnológica" deveria ser adequada à nossa realidade - e muitas empresas em Juiz de Fora e região não possuem programas sofisticados - a experiência q eu tive dava defeito quase toda semana. E sempre precisa-se de uma conexão com net, alguns dias já foram perdidos por não ter acesso a rede. Claro q devemos entender sobre conceitos e processos, e claro q não deve se transformar em uma simples aula de informática, mas... talvez é assim que devemos começar... trabalhando com tabelas, check lists e planílhas...

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post, Meida. Realmente esse casamento dos eventos com a tecnologia está bem em voga. Quero só ressaltar dois pontos que considerei importantes na leitura do seu post. Primeiro é a questão da sustentabilidade, que está sendo mais debatida hoje em dia, principalmnete pela maior acessibilidade e uso da internet. Através desse meio, as pessoas começaram a se mostrar preocupadas com o destino da "parte verde" do nosso planeta. Então, muito se tem usado deste recurso tecnológico para propagar essa ideia, acho que isso fez com que elas assimilassem melhor, e resolvessem defender essa causa. Creio que a internet, ou até mesmo as redes sociais, são o melhor modo para divulgação, até porque muita gente observa pouco os cartazes nas ruas. Já a outra questão, é a seguinte, a internet funciona muito bem para divulgar eventos, principalmente aqueles mundiais, mas há uma outra ferramenta para qual ela está servindo bastante, a venda online de ingressos para diversos eventos. Isso, inicialmente parece ser muito bom, porque assim, qualquer pessoa, em qualquer lugar do país ou do mundo, pode comprar, sem se deslocar até o local do evento. Porém, dependendo do tipo de evento, os organizadores devem tentar manter um certo controle nesta venda online, como o caso recente que aconteceu com o Rock in rio, em que os ingressos para todas as noites do evento, esgotaram em menos de duas semanas. Não houve nem segundo lote. Sendo jogada de marketing ou não, os próprios organizadores declararam que não há possibilidade de haver um segundo lote, visto que a capacidade máxima de pessoas no local dos shows já foi atingida. (isso daria um post). Exemplifiquei só para mostrar que é preciso saber utilizar esses novos recursos que vão surgindo. Se a procura de ingressos era grande, eles ganhariam mais dinheiro com o segundo lote, ao invés de vender tudo no primeiro.

    Abração galera.

    ResponderExcluir