quinta-feira, 14 de abril de 2011

Garçom: O rosto do Buffet.



Essa semana fui convidado a trabalhar em um evento fechado da empresa onde meu pai trabalha, era uma tarefa fácil, ir com uma câmera e gravar tudo o de relevante que acontecesse e desfrutar o evento como convidado.

Bom, a parte de gravar tudo o que de relevante que acontecia foi realmente fácil, já a parte de desfrutar o evento se tornou uma epopéia.

Vamos aos fatos, era um churrasco para os funcionários, bancado pelos patrões; até aí tudo normal, cheguei me dirigi à minha mesa e nela estava um dos patrões do meu pai, o serviço de Buffet era de responsabilidade de uma firma já com renome na cidade e tudo quase desandou quando esse chefe que estava a minha mesa pediu ao garçom que trouxesse carne com gordura, o garçom fez uma cara de quem não gostou do pedido e minutos depois trouxe um prato apenas com gordura sem carne, só gordura.

O chefe se levantou e foi até o churrasqueiro reclamar, após esse momento embaraçoso minha mesa parou de ser servida, tanto com carne como com bebidas.

O chefe novamente reclamou com o garçom que respondeu da seguinte maneira:

“Agora o almoço está sendo servido, se o senhor quiser entra na fila e se sirva”

O chefe achou aquilo ultrajante uma vez que ele tinha pagado por tudo aquilo, eu apenas assistia, por sorte do Buffet em seguida passou um outro garçom que foi parado e lhe foi perguntado se ele poderia servir bebidas para a nossa mesa, na mesma hora ele serviu todos a mesa, e perguntou se alguém gostaria de almoçar o chefe do meu pai lhe contou a historia do outro garçom, esse novo garçom lhe pediu desculpas e em poucos minutos passou ele a servir a nossa mesa, mantendo-a abastecida com carne e bebidas durante todo o decorrer do evento.

Essa situação me fez pensar se não há um treinamento básico para garçons em todos os Buffets da cidade, uma vez que o garçom instruído a cuidar da mesa de um dos “donos” da festa deixou uma péssima impressão da empresa em que trabalha.

Há de se pensar que no momento do evento o garçom é o rosto e a voz da empresa pra qual trabalha, um garçom mal instruído pode gerar uma situação trágica em um evento e para aqueles que só conseguem enxergar em cifras e diz que treinamento custa dinheiro, bom esse garçom mal treinado do evento em que fui quase conseguiu com que a empresa para qual trabalha perdesse o contrato para os próximos eventos da empresa, isso só não ocorreu graças a um garçom bem treinado que por sorte da empresa passou ali naquele momento.

Treinamento de funcionários para lidar com o publico não pode ser visto como despesa, é sem duvida um investimento que se não lhe retornar lucro visível ao menos não vai lhe trazer um prejuízo certo.

Lair Braida - 2º T.E.

5 comentários:

  1. Parecia q o Lair estava contanto mesmo a história ao vivo... hehehe Muito legal!
    Minha experiência: 95% dos garçons NÃO são fixos... Essas pessoas realizam "bicos", tem gente que trabalha em farmárica, mercado, estuda, etc... Muitas vezes as empresas contam com pessoal já conhecido ou que tem alguma experiência na área.
    Geralmente as empresas não acham importante a qualificação, triste. Tudo tem que ser feito com o menor número de pessoas, o mais rápido possível e com o menor custo. E isso pode atrapalhar a imagem de uma empresa.

    ResponderExcluir
  2. Os buffets devem tentam manter uma equipe treinada e coesa, ainda que seja para montar um cadastro reserva. Na palestra ministrada há alguns dias, a Lu, do Fátima Buffet, falou que lá é oferecido uma vez por mês um curso de capacitação para garçons, e que só podem compor a equipe de trabalho aqueles que passaram primeiro por este curso. De qualquer maneira eu acredito que um buffet deve criar meios de monitorar e avaliar sua equipe, seja através de clientes ocultos, ou por meio de conversas com o contratado após a prestação de serviços para avaliar a qualidade do mesmo. Acho que é uma medida simples e excelente para fidelizar os clientes. Lair: seu texto é ótimo e engraçado como você...

    ResponderExcluir
  3. Oi Gente!!
    Adorei o texto Lair!! Experiências pessoais, presenciadas, são muito válidas. Como disse o meu profº de Ética do curso: "Inteligência é aprender com as experiências dos outros, não com a própia"(ainda que se aprenda um pouquinho com ela mesmo assim)!!
    Como disse o Alt, as pessoas encaram o serviço de garçon como um "bico". Eu acho isso um pensamento muito vulgar sobre a profissão, não que os bicos sejam trabalhos vulgares, mas é que o ofício do garçon requer preparo, desenvoltura e o que mais for de importância para o exercício da função. Isto porque o garçon serve as pessoas, ele atua nos eventos DIRETAMENTE com elas, tanto com os convidados, quanto com os anfitriões. Sei que um organizador de eventos aqui da cidade, em eventos especias contrata mão de obra "Made in Barbacena"(vocês conheceram o Grogotó recentemente, sabem do que eu tô falando!!), pois é mais viável para ele arcar com as despesas e os honerários dos profissionais importados do que com o treinamento do seu pessoal. Este organizador, como tantos outros, deveriam capacitar os seus funcionários(mesmo os eventuais que estão ali, fazendo "bico".)para que o serviço seja operado com qualidade!! Pessoalmente(prissionalmente também,hehehe!!), se eu fosse dono de um buffet, ou de qualquer outro negócio do ramo, deixaria à cargo de servir a mesa dos anfitriões o melhor garçon do meu corpo(bem definido!!:P) de profissionais, bem capacitados. Afinal eles são os contratantes do serviço, ainda que os convidados também tenham a sua importância(viram como foi feio o que aconteceu com o patrão do pai do Lair, anfitrião do evento?!).
    É isso aí gente!!

    P.S.: Todo e qualquer serviço - eventual ou não- requer preparo e treinamento!! Fica a dica! ;)

    Beijão.

    ResponderExcluir
  4. *Leia-se profissionalmente, ao invés de prissionalmente. Odeio quando erro as palavras!!

    ResponderExcluir
  5. =) Garçons com pouca educação, como estes, não estão presentes somente em buffets não. Em restaurantes, pizzarias e afins. Apesar de serem poucos, esses mau humorados acabam com a noite de qqr um.É visível que fazem esse serviço somente por obrigação. Mas os bem educados estão em maior número e prevalecem, sempre !

    ResponderExcluir