segunda-feira, 14 de maio de 2018

Celebração dos 89 anos do Cine Teatro Central


Aconteceu no domingo dia 25 de março de 2018, o show “Jobim 90”, da cantora Fernanda Cunha e participação especial de Sueli Costa em homenagem aos 89 anos do Cine Teatro Central, que é considerado um dos dez Teatros mais belos do Brasil, tombado como patrimônio nacional em 1994. A montagem do show pela equipe técnica teve inicio às 14 horas, onde os músicos puderam realizar a passagem de som, afinar os instrumentos e testar as luzes e equipamentos de audiovisual. Às 16 horas a cantora Fernanda Cunha fez a passagem do repertório juntamente com toda banda e às 17h45min retornaram para o hotel a fim de descansar e se produzirem para o show da noite. Muito simpáticas e receptivas aceitaram tirar uma foto comigo e com toda a equipe
Com entrada gratuita, os ingressos se esgotaram na quinta-feira, o evento reuniu cerca de 1.200 pessoas, que chegaram cedo para tentar pegar um lugar pertinho do palco.  O show começou com a música “Outra vez”, que fala de tristeza e saudade. A tristeza ficou só na música mesmo, pois a apresentação foi marcada somente por alegria. “Jobim 90”, o show, apresenta o repertório do CD homônimo, produzido em homenagem aos 90 anos de Tom Jobim. O disco foi aclamado pela crítica e considerado um dos melhores de 2017. Em “Jobim 90”, Fernanda apresenta grandes sucessos da música brasileira, como “Chovendo na Roseira” e “Águas de Março”. O repertório busca mostrar o lado de compositor e letrista de Jobim. Já Sueli Costa, dona de sucessos eternizados por algumas das maiores cantoras brasileiras, como Elis Regina, Simone e Maria Bethânia, por sua vez, está comemorando 50 anos de carreira e tem dividido o palco com a sobrinha em algumas apresentações. A dupla, que também esteve à frente da celebração de 80 anos do teatro, em 2009, mantém a formação voz (Fernanda) e piano (Sueli) nesta apresentação.
O Cine Teatro possui uma equipe de profissionais que trabalham com amor, para que tudo de certo no dia do evento, profissionais que são coordenados por Marcos Nunes que é o supervisor de eventos do Teatro. Marcos informou que o Central tem capacidade total de 1.850 assentos e que destes somente 1.232 assentos estão liberados, pois os segundo (camarotes e balcão nobre) e terceiro (galeria) andares estão interditados. Segundo Marcos Nunes a interdição foi realizada pelo Corpo de Bombeiros, alegando que o teatro precisaria realizar adequações de segurança no projeto feito pela UFJF e, posteriormente, encaminhá-las ao Corpo de Bombeiros e ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), deste modo estão aguardando o parecer destes dois órgão para executar a obra e depois liberar o Teatro na sua totalidade. 
Antes do inicio do Show o diretor do Cine-Theatro Central, Luiz Cláudio Ribeiro, deu as boas-vindas ao público e aos músicos: “a casa está bastante cheia e muito bonita para receber o show de Fernanda Cunha e Sueli Costa”. O reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora, Marcus David, por meio de vídeo, juntamente com a vice- reitora, Gislene da Silva, fizeram uma reflexão sobre a importância do papel da UFJF na transformação social, cultural, científica, institucional e artística, dizendo também que o Cine Theatro assume uma posição estratégica na arte e cultura não só de Juiz de Fora, mas no cenário nacional e que por este motivo precisa ser preservado e cuidado.
O público que chegou um pouco mais cedo pode apreciar a beleza do prédio com arquitetura de Raphael Arcuri, destacando as pinturas do interior, realizadas por Ângelo Bigi, já que no Brasil existem poucos teatros tão bonitos quanto o Central. Ao final do show os espectadores aplaudiram de pé e pediram bis, os músicos então retornaram ao palco atendendo a plateia, e depois das palmas e da ovação, Fernanda Cunha saiu do teatro sorrindo.
O Show em comemoração aos 89 anos do Cine Theatro Central foi um sucesso, música boa e de qualidade, totalmente gratuito. O público foi deixando o teatro já na expectativa para a comemoração do aniversario de 90 anos. Teatro vazio foi hora de começar a desmontagem do evento, uma vez que este show não deu muito trabalho para a equipe, pois praticamente todos os equipamentos tanto de áudio e vídeo eram do próprio teatro e os músicos recolheram seus instrumentos musicais, ficando somente o supervisor de eventos Marcos para conferir e fechar o teatro.


Por: Emerson da Silva
2º Módulo Técnico em Eventos - IF Sudeste MG, campus Juiz de Fora

4 comentários:

  1. Excelente matéria, Emerson! Você explorou de forma tão atrativa cada detalhe do show que me deu vontade de participar da próxima comemoração. Além disso, você não se esqueceu de dar a devida atenção à figura principal desse evento que é o Cine-Theatro Central. Ao longo de todo o texto fui surpreendida com informações interessantes sobre o local. Excelente!
    Marcelle

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto Emerson!!! O Cine Teatro Central e uma polo turístico e cultural da nossa cidade e portanto, mereceu essa comemoração linda!! A qualidade dos eventos produzidos por essa equipe e incontestável!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns,seu texto está show,pode ser adquiri muitas informações interessantes.!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela participação no evento e pela matéria, Emerson! Nós, juizforanos temos o privilegio de ter um teatro como esse em nossa cidade. Em todas as minhas participações nos eventos ocorridos no teatro, não havia um artista que não ficasse encantado com sua beleza. O teatro merece essa comemoração!!!!!!

    ResponderExcluir