quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Preservando a leitura infantil


Nos dias 21 e 22 de outubro aconteceu a “1ª feira literária Arteria”, um evento cultural voltado para o público infantil na fábrica de cultura Arteria, com o objetivo de estimular a leitura e a ludicidade a partir da experiência de vivenciar o universo mágico dos livros. O evento teve a presença de autores infantis, livraria e editora. A programação do evento contou com diversas oficinas,contações de historias e a recreação realizada pelo Parquinho da Lí Lara, que permaneceu em funcionamento durante todo o evento.
Tive o prazer de acompanhar no sábado o primeiro dia da feira literária, que teve início as 14:00 horas e o término as 18:00 horas.
Logo na entrada todos eram recepcionados por uma simpática e divertida bruxinha do bem, que despertava a atenção de adultos e crianças e os conduzia para o espaço onde estavam expostos os livros infantis de 14 escritores.
Por volta das 15h30min teve a abertura solene, uma mesa de conversa com a idealizadora do evento, escritoras e convidados, que mencionaram a alegria de estarem participando do evento e a importância da leitura, em especial para as crianças a quem foi destinado ao público da feira. Após a abertura, as crianças foram conduzidas até o segundo andar do local para participar de diferentes oficinas, que incluíam música, desenho e pintura, arte e biscuit, programadas para ocorrer simultaneamente com as contações de historias no primeiro andar,que aconteciam para crianças que por ventura não participaram das oficinas, aquelas que ainda estavam chegando ao evento, aos pais e ao público reunidos no local. 
A começar por Magda Trece, que prendeu a atenção dos pequenos leitores com sua criatividade transportando a imaginação presente nos livros através do contar de uma história. Em seguida, Vanda Ferreira cativou os pequenos com gestos e expressões, transmitindo assim a linda mensagem do livro. Em seqüência, foi o momento das crianças encantarem a todos fazendo uma apresentação com o que lhes foi ensinado na oficina de música. Dando prosseguimento, Marisélia Souza trouxe de forma divertida uma historia que surpreendeu crianças de todas as idades.E para encerrar as contações de histórias o Parquinho da Lí Lara demonstrou aos pequenos ouvintes um mundo repleto de fantasias existente nos livros.  Ver a alegria e satisfação no rosto de cada criança é algo que motiva não apenas aos pais, mas a todos os que estavam de alguma forma envolvidos com o evento.

Por: Rafaela Carolina
2º Módulo Técnico em Eventos - IF Sudeste MG, campus Juiz de Fora

4 comentários:

  1. Um ótimo incentivo para as crianças começarem a ler

    ResponderExcluir
  2. Deveria existir mais eventos que promove a leitura mas um ótimo jeito de começar incentivando as crianças a ler.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante, esse tipo de evento prende muito a atenção da criançada, onde tambem ensinam bastante

    ResponderExcluir