sexta-feira, 29 de abril de 2011

O primeiro mico a gente nunca esquece

Olá pessoal. Recentemente tive a oportunidade de organizar meu primeiro evento depois de formado no curso técnico em turismo do Instituto Federal, e como sempre fiquei exposto a situações um tanto quanto inusitadas...

O ciclo de palestras foi denominado de a era do vídeo game, organizado pelo professor Sandro, o professor Emerson e o professor Dedé, todos docentes do curso de informática, e pode contar também com a participação do professor convidado Sebastião Sergio Oliveira, professor de história do Instituto.

O professor Sandro foi o primeiro a falar para o público de aproximadamente 70 pessoas, que se encontravam no Anfiteatro do bloco A, local onde ocorreu o primeiro encontro. Logo depois, foi exibido um vídeo que contava um pouco da história de um dos mais viciantes e aclamados tipos de entretenimento, o vídeo game. 

Não se sabe ao certo como a ideia propriamente dita de vídeo game surgiu, mas o que se sabe é que o primeiro game que deu início a indústria que movimentaria milhões de dólares atualmente foi o Pong, desenvolvido pelo estudante de engenharia eletrônica da Universidade de Utah, nos EUA, Nolan Bushnell. Esse jogo simulava uma partida de tênis para dois jogadores. O objetivo era bater na bolinha de forma que o outro jogador não conseguisse rebatê-la, e assim, marcar pontos.


Para alguns, Bushnell copiou fielmente a ideia de Space Wars, jogo que havia sido lançado um pouco antes do Pong. Com o passar do tempo, Bushnell percebeu que ganharia mais dinheiro se abrisse seu próprio negócio, em vez de vender a ideia para alguém. Juntamente com Ted Dabney, Bushnell fundou a Atari, empresa que conquistou por alguns anos, antes mesmo de sua falência, milhões de pessoas pelo mundo inteiro com seus jogos e consoles.


Bem, partindo agora para a parte pratica do evento, é hora de falar um pouco sobre os incidentes que aconteceram. Estávamos usando um microfone sem fio para a comunicação com o público, cedido do Auditório do centro administrativo. Até aí nada de mais, não é??? Vocês devem estar se perguntando: “Nossa que texto chato, não tem nada a ver com eventos”. Aí é que está o problema. No fim do vídeo que expliquei no primeiro parágrafo, o microfone começa a captar uma interferência de uma palestra sobre sexualidades que estava acontecendo no bloco administrativo. 

Na hora nem prestei atenção no que foi falado. Só ouvi toda a plateia rindo muito e que sai em busca de uma resposta para aquele mico, que certamente nunca mais vou esquecer. Mico porque o professor Sandro olhou para mim com a cara mais encabulada possível. Sei lá, mas acho que ele pensou que foi culpa minha!!!! De certa forma, até foi, mas não totalmente. Isso devido as condições que possuía para organizar o evento.

Enfim, como o público estava eufórico com o ocorrido, o mínimo que pude fazer para contornar a situação foi dar prosseguimento ao evento, da forma mais séria possível. Esse problema só não teve maiores complicações porque todos levaram na brincadeira e com risadas, mas mesmo assim, meu trabalho como organizador do evento foi comprometido. O professor Sandro entendeu que não foi minha culpa, e é claro que eu pedi milhões de desculpas a ele e a todos os professores depois do grande mico.
O que posso compartilhar com vocês é a seguinte frase: “Estejam preparados para tudo, até mesmo para controlar uma situação que em certos casos, pode ser desesperadora.”

Márcio - Monitor disciplinas POE e Prática Profissional

domingo, 24 de abril de 2011

O ESPETACULAR COACHELLA



Muita música, gêneros diferentes, estilos dos mais ousados e arte moderna, o Festival de Música e Artes do Vale de Coachella (Coachella Valley Music and Arts Festival), conhecido simplesmente como Festival de Música Coachella ou Coachella Festival. Esse evento se torna o Paraíso na Terra para quem curte música e criações ao ar livre. Grande sucesso e referência na área de produção cultural em espetáculos, outro igual só mesmo o Festival de Glastonbury na Inglaterra – maior festival de música a céu aberto do mundo – público de cerca de 150 mil pessoas.

 O Coachella reúne nomes consagrados e novas caras do mundo da música, fazendo apresentações durante o dia e outras à noite, num campo de um clube de pólo (The Empire Polo Club), em pleno deserto americano – temperaturas chegando a 38ºC e caindo drasticamente depois do pôr-do-sol. O evento é realizado anualmente desde 1999, interrompido em 2000 por motivos financeiros decorridos da primeira edição, voltando com sua segunda edição em 2001. Com os anos o evento foi crescendo, e nos últimos reuniu entre 60 a 70 mil pessoas por dia. Com 3 dias consecutivos de duração, sendo que nos anos iniciais eram apenas 2, e sempre contanto com artistas dos gêneros eletrônico, rock alternativo, indie e hip hop. Hoje o Coachella é reconhecido no mundo inteiro, reunindo pessoas de várias nações, promovendo a integração.

Os shows são marcados principalmente por bandas novas, principalmente vindas da promoção pela internet, o que acabam virando certo destaque do evento, tanto é que entre essas bandas e outros cantores não há hierarquia de quem é mais famoso. Dentro do campo de realização do festival existem tendas e um palco principal onde acontecem os espetáculos. Durante as apresentações telões exibem as performances para tornar o show mais agradável. Os palcos e tendas (com nomes de desertos) são um show a parte com um cenário moderno, e às vezes simples ou surreal. Com telões retangulares, multifacetados e com diferentes projeções a cada música transformam o evento num grande espetáculo de admiração.

A 12ª edição aconteceu nos dias 15, 16 e 17 de abril de 2011, na cidade californiana de Indio, EUA. Três dias de muita música de euforia, e quem vai ao festival tem todo um estilo largado... também com o clima de deserto na região não fica fácil de suportar. Além de amantes da música e da arte, quem costuma freqüentar o evento são famosos, neste ano estiveram Rihanna e Katy Perry – não para cantar, além de Vanessa Hudgens (do Sucker Punck), Leonardo DiCaprio, Anne Hathaway, Lindsay Lohan e quase todos os atores/cantores do seriado Glee – no meio da multidão, largados. Assim o evento se torna foco das revistas de fofoca e de moda, pois também é uma passarela de desfiles. O evento tem aquela atmosfera hippie, ao ar livre e no calor do Sol. Durante os dias de evento existe a alternativa de “camping”, outras pessoas saem do local assim que acabam as apresentações e se hospedam em hotéis nas cidades da região.

Neste ano o evento contou com 181 apresentações artísticas das mais variadas. No primeiro dia 53 shows, no segundo 66, e fechando com 62. Com tanta gente se apresentando uma marca do evento são os atrasos dos cantores em começarem seus shows, algo muito difícil da organização do evento controlar. Uma novidade para este ano foi a cobertura ao vivo do evento, transmitida pelo site da coachella.com e pelo canal de compartilhamento de vídeos da internet, o YouTube.com.

Em 2010 a edição foi marcada por vários problemas, principalmente organizacionais, como a venda de ingresso a mais que o próprio lugar poderia comportar, cerca de 75 mil pessoas para um campo de 60, engarrafamento nas vias de acesso, provocando filas nos portões de entrada, estacionamento nada proporcional à quantidade de veículos e péssima coleta de lixo – o evento também era conhecido pela preocupação com o meio ambiente. Outro problema que marcou a edição, só que externo, foi o cancelamento de vários artistas pelo motivo da interrupção de voos na Europa – o fato da erupção do vulcão de nome estranho na Islândia.

Com a ruim experiência de 2010, a organização do evento melhorou alguns aspectos gerenciais como a segurança, aumentou a área de realização, vendeu a quantidade proporcional de ingressos, criou um controle mais rigoroso na entrada (pulseiras com chips), redistribuiu praças de alimentação e reavaliou a coleta do lixo produzido. Outra estratégia que fez diferença foi a diminuição do número de atrações mais famosas. Assim o festival voltou a ter aquele ar e espírito calmo que tinha perdido na edição anterior.

Um evento que já teve até Madonna (em 2006), e para este ano de 2011 os destaques (também chamados de “headlines”) foram vários: The Chemical Brothers, Kings of Leon, Cee Lo Green, Robyn, Árcade Fire, Empire of The Sun, Gogol Bordello, Scissor Sisters, Fedde le Grand, Kanye West, Duran Duran, Ellie Goulding e as participações brasileiras Cansei de Ser Sexy, DJ Marky, The Tweles e Emicida. Neste ano todos os ingressos para os três dias de shows se esgotaram em apenas 5 dias, e contava com mais serviços para os campistas (o próprio site do evento que vendeu os ingressos). Isso mostra o apreço ao evento, e sua forte marca.

Imagine todo o trabalho de criação e toda a produção para este evento. O planejamento, a elaboração e a execução de todo o projeto realmente demanda uma grande equipe. A produção cultural de um evento desse porte e renome só poderia estar por trás de uma grande organização, a Goldenvoice, uma empresa filiada a AEG Live, uma organização que gerencia vários eventos culturais e arenas de exposições em inúmeras cidades do mundo.

Um dos grandes parceiros para criação do Coachella é o The Creators Project que produziu modernas exibições audiovisuais usadas durante as apresentações, tornando experiência mais inesquecível. Pois um verdadeiro espetáculo une músicas e efeitos que estimulam a visão. Entre os grandes patrocinadores do evento estão a cervejaria Heineken, a Sony, a Playstation 3 e a coreana de automóveis Hyundai, entre outros.

Todas essas etapas de idealização de projetos, captação de recursos, contato com bandas e cantores, e até chegar à realização final do evento demanda pessoal especializado na área de Produção Cultural e em Eventos. Atualmente o mercado brasileiro de eventos e espetáculos, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro, vê a necessidade da qualificação e especialização de pessoal – algo que de fato ainda não chegou com força em Juiz de Fora. Certamente um evento nos moldes do Coachella faria muito sucesso no Brasil, teria um bom espaço para crescer e além do mais daria a oportunidade de criação e expressão cultural. O Coachella é uma grande integração musical, por esses motivos é conhecido como o mais “cool”, “bombante”, bacana e badalado de todo o mundo.





 Altiere Leal, Técnico em Eventos – 2º Módulo

quinta-feira, 21 de abril de 2011

15 anos




O baile de debutantes surgiu na europa, as famílias realizavam grandes bailes para mostrar sua filha a sociedade. No brasil as festas de 15 anos se tornaram populares  na década de 50. Mas hoje sabemos que as festas de 15 anos são muito mais do que a troca de vestidos e a valsa.

  
Hoje as meninas querem fazer dos seus 15 anos uma mega produção, e claro, uma mega produção melhor que a da amiga! Não poupam na hora de gastar, inventar e inovar!
Na palestra com Lu Mendes do Fátima Buffet ela falou um pouco sobre isso: “as meninas veem as festas do Big Brother Brasil e querem seus 15 anos exatamente igual.”
Escolhem temas que interferem desde a decoração da festa até a roupa do garçom (ou a falta de roupa, pois já vi os garçons sarados vestidos como gogo boys).
  
As festas, apesar de ter o mesmo significado e ainda manter as tradições, representam status e muito glamour, vestidos que podem chegar até 15 mil reais. Não há estatísticas oficiais sobre o mercado de eventos, mas estima-se que dos 8 bilhões negociados no setor anualmente, 1 bilhão vem das mais de 50 mil festas de 15 anos realizadas no Brasil. Os pais não medem esforços para a agradar as filhas debutantes e contratam atores globais para serem o “príncipe” da noite. De acordo com o buffet Glamour e Gourmet é possível gastar 18 mil apenas com efeitos especiais, é claro que são festas extravagantes e esse preço varia de acordo com a festa, mas uma coisa é certo hoje em dia é difícil realizar uma festa dessas por menos de 30 mil reais.

Achei esse vídeo muito legal, Ingrid Guimarães no seu melhor estilo Leandra Borges mostrando o glamour das festas de 15 anos


beijos

Maria Fernanda – 2º Eventos

sábado, 16 de abril de 2011

Nos Bastidores de um Evento!!!



Oiii Pessoal,

Em função do trabalho Nos Bastidores de um evento da disciplina de Montagem e Decoração de Eventos da professora Diana, Roberta e eu fomos em uma festa de quinze anos que aconteceu no dia dezoito de março no Fátima Buffet. A festa foi produzida pela Cris, que faz parte da equipe da Phormar, uma das grandes empresas de eventos de Juiz de Fora.

Durante todo o evento fomos super bem tratadas. Todos os funcionários se mostraram super receptivos em responder o que eram perguntados. A Cris e os maitres Rafael e José Antônio mostravam todo o tempo o que eles consideravam importantes para nós, além de tirar todas nossas dúvidas. 

Quando a empresa de eventos é contratada, ela passa a ser responsável por toda organização da festa... dos mínimos detalhes que vão do arranjo de flores da mesa,a decoração, dj,a estrutura da pista de dança, convite, e até mesmo a roupa da aniversariante...E,por falar nisso o vestido que a aniversariante Carol usava além de lindo,combinava perfeitamente com o tema da festa que era borboletas.

Montar e pensar numa festa, por menor que seja, requer muito trabalho e esforço. Esse dia tão especial começa a ser arquitetado quase um ano antes. E durante esse tempo vão acontecendo reuniões para aperfeiçoar o que esta sendo planejado, e assim acaba por ocorrer mudanças como o número de convidados. Mas é claro que existe um prazo para poder fazer mudanças no roteiro, que no caso dessa festa era de até quatro dias antes.

O cerimonialista também supervisiona:
as Recepcionistas (que têm como função receber as pessoas, indicar as mesas marcadas e guardar os presentes. É necessário que elas tenham uma postura discreta, assim como as roupas e maquiagem para não se destacarem em meio aos convidados) e os Seguranças (que têm como função assegurar que não tenha brigas ou qualquer tipo de conflito e também tentar evitar que entre penetras na festa).

Já o trabalho dos Garçons é supervisionado pelo Maitre que tem como função verificar se está sobrando ou faltando comida e bebida, mantendo o fluxo delas de acordo com o andamento da festa e se os garçons estão sendo educados e servindo os convidados da maneira correta.

Em todos os momentos, a Cris deixava claro que é de extrema importância ter parceiros profissionais competentes e que podem te socorrer a qualquer momento e também como é imprescindível manter calma e ser criativo... já que eventos é sinônimo de imprevisto!!!
 

Participar de um evento com pessoas tão profissionais e experientes foi maravilhoso para nós!!!

Ate a Próxima!!!


 Hagatha Guedes - 2º T.E. 

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Garçom: O rosto do Buffet.



Essa semana fui convidado a trabalhar em um evento fechado da empresa onde meu pai trabalha, era uma tarefa fácil, ir com uma câmera e gravar tudo o de relevante que acontecesse e desfrutar o evento como convidado.

Bom, a parte de gravar tudo o que de relevante que acontecia foi realmente fácil, já a parte de desfrutar o evento se tornou uma epopéia.

Vamos aos fatos, era um churrasco para os funcionários, bancado pelos patrões; até aí tudo normal, cheguei me dirigi à minha mesa e nela estava um dos patrões do meu pai, o serviço de Buffet era de responsabilidade de uma firma já com renome na cidade e tudo quase desandou quando esse chefe que estava a minha mesa pediu ao garçom que trouxesse carne com gordura, o garçom fez uma cara de quem não gostou do pedido e minutos depois trouxe um prato apenas com gordura sem carne, só gordura.

O chefe se levantou e foi até o churrasqueiro reclamar, após esse momento embaraçoso minha mesa parou de ser servida, tanto com carne como com bebidas.

O chefe novamente reclamou com o garçom que respondeu da seguinte maneira:

“Agora o almoço está sendo servido, se o senhor quiser entra na fila e se sirva”

O chefe achou aquilo ultrajante uma vez que ele tinha pagado por tudo aquilo, eu apenas assistia, por sorte do Buffet em seguida passou um outro garçom que foi parado e lhe foi perguntado se ele poderia servir bebidas para a nossa mesa, na mesma hora ele serviu todos a mesa, e perguntou se alguém gostaria de almoçar o chefe do meu pai lhe contou a historia do outro garçom, esse novo garçom lhe pediu desculpas e em poucos minutos passou ele a servir a nossa mesa, mantendo-a abastecida com carne e bebidas durante todo o decorrer do evento.

Essa situação me fez pensar se não há um treinamento básico para garçons em todos os Buffets da cidade, uma vez que o garçom instruído a cuidar da mesa de um dos “donos” da festa deixou uma péssima impressão da empresa em que trabalha.

Há de se pensar que no momento do evento o garçom é o rosto e a voz da empresa pra qual trabalha, um garçom mal instruído pode gerar uma situação trágica em um evento e para aqueles que só conseguem enxergar em cifras e diz que treinamento custa dinheiro, bom esse garçom mal treinado do evento em que fui quase conseguiu com que a empresa para qual trabalha perdesse o contrato para os próximos eventos da empresa, isso só não ocorreu graças a um garçom bem treinado que por sorte da empresa passou ali naquele momento.

Treinamento de funcionários para lidar com o publico não pode ser visto como despesa, é sem duvida um investimento que se não lhe retornar lucro visível ao menos não vai lhe trazer um prejuízo certo.

Lair Braida - 2º T.E.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Cancelamento da Goa



A tradicional festa rave Goa, acontece duas vezes por ano em Juiz de Fora, e é produzida pela Ganesh Produções. A festa que já ocorre há quatro anos é famosa por contar com a participação de Djs estrangeiros e equipamentos de som e iluminação de alta tecnologia. Tem mais de 18 horas de trance psicodélico, uma ótima oportunidade para curtir o som do trance em meio à natureza. O objetivo é justamente o de unir eletrônica e meio ambiente, retomando as raízes da cultura psicodélica.


Mas no dia 19 de março, o evento foi cancelado, porque não foi concedida a liminar que pedia liberação pelo Tribunal de Justiça de Belo Horizonte, alegando que o evento causa transtorno a população vizinha com barulhos excessivos. Além disso, as autoridades demonstraram a preocupação com o uso de drogas entre jovens que pode ocorrer neste tipo de evento.


Esse tipo de festa geralmente acarreta o uso de muitas substâncias ilegais, por ter duração de várias horas os jovens precisam dessas substancias para agüentar todas essas horas, e outros usam pelo vício mesmo.


O cancelamento na véspera do evento foi uma atitude incoerente, pois muitos ingressos já haviam sido vendidos, o que causou transtorno ao público da festa.


Esses eventos de grande porte são exemplos de que existem imprevistos que nós organizadores acabamos não sabendo como lidar, mas podemos notificar também que com essas situações adquirimos mais experiência em situações inesperadas.


Nathália - 2º T.E.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Odisséia para o Ozzy Parte - 1



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terça-feira, 5 de abril de 2011

A importância da tecnologia nos eventos


Pensando bem a tecnologia tem grande importância no mercado de eventos, pois ela fornece diversos recursos que facilitam o planejamento, a execução e a análise de um evento.
São variados os meios que dispomos atualmente, o que no passado muitos não saberiam usar, hoje não sabemos como deixar de usar, pois quase tudo que precisamos, está envolvido com a tecnologia.

Nos eventos não é diferente! Quanto mais tecnologia, melhor!

Muitas pessoas que já trabalhavam com o mercado de eventos chegaram a imaginar que o advento da tecnologia, o surgimento de computadores e outras criações, até então inimagináveis traria certos riscos á sua profissão, e ocasionaria numa demanda menor, mas com o passar dos anos puderam observar que a tecnologia surgiu e está a cada dia se renovando a favor delas.

Atualmente o que mais se leva em consideração quanto ao surgimento de uma tecnologia, ou um novo produto é a questão da sustentabilidade, que nada mais é do que se criar ou recriar recursos que preservem o meio ambiente, e nesse contexto podemos inserir o convite virtual, ainda não 100% usado por todos, mas é uma maneira criativa e o melhor é uma iniciativa sustentável, pois muitas árvores deixam de ser cortadas para se fazer os convites convencionais. Contudo, nem todos têm acesso á internet para receber esse tipo de convite, o que o torna um pouco inacessível. Cada dia surge algo novo e poucas pessoas têm acesso às novidades imediatamente, o que podemos destacar como um ponto fraco.

Muitos recursos são usados nos eventos, mas destacarei alguns que fazem a diferença e que não podem faltar como por exemplo:

    -  Sistemas sofisticados de identificação, no qual são usados crachás com código de barras (muito usado em feiras como a ABAV), cartões magnéticos, sistema biométrico dentre outros, são meios confiáveis, pois a pessoa já se encontra cadastrada no sistema, mas como nem tudo é perfeito, se acontecer de dar uma pane no sistema, será difícil as pessoas acessarem o local do evento, já que só é liberada a catraca após a pessoa ser identificada. A opção seria a identificação manual, que é mais lenta e requer um grande número de funcionários, para que não tumultue a entrada das pessoas no evento.

    - Sistemas de iluminação, sonoplastia e recursos áudios-visuais, geralmente são usados para tornar o evento mais agradável e mais animado, porém esses recursos devem ser de qualidade. Antigamente não tinha tantas exigências em relação às festas, as pessoas iam mais para comemorar, porém nos dias atuais além de irem para comemorar vão também para se divertir, e com certeza são mais exigentes em relação á qualidade do som, da iluminação e dos demais recursos usados.

   - Sistemas para montagens de palcos: as maiorias das montagens de palcos hoje são feitas por profissionais capacitados e treinados e que sabem lidar com os mais diversos recursos tecnológicos, e logo após a montagem é indicado que seja realizada uma vistoria (normalmente feita pelo Corpo de Bombeiros), como forma de evitar acidentes e corrigir irregularidades e até mesmo evitar cancelamentos de apresentações, o que de certa forma traz prejuízos.

    - Sistemas de segurança por câmeras: esse sistema tem dado muito certo e tem sido uma forma de assegurar as pessoas que estão no evento, o local e até mesmo os organizadores, quanto a qualquer reclamação, ou nas piores hipóteses, questões que são levadas á delegacia. Só que em muitas vezes, essas mesmas câmeras captam irregularidades, como por exemplo: o uso de drogas, o que de certa forma pode sujar o nome do evento e levá-lo a se extinguir.

   - Sistemas de compras, pagamentos e transferências via-internet: geram para as empresas e clientes uma certa comodidade e facilidade, mas no entanto não é totalmente seguro, exemplo disso podemos citar a clonagem dos cartões, que pode trazer graves consequências para os mesmos. Mas é necessário em  um evento ter um sistema para se usar o cartão de crédito ou débito, porque  nem sempre a pessoa está com “dinheiro vivo” o suficiente para adquirir algo.

Podemos observar que a maioria das ações no mercado de eventos gira em torno da tecnologia, da internet e dos meios de comunicação em geral, um grande recurso que veio para melhorar e agilizar o atendimento e a qualidade dos serviços prestados aos clientes.

Porém, para se produzir um evento com qualidade e excelência é necessário que a empresa disponha de ferramentas, ou seja, tecnologias que favoreçam as ações da mesma, que vão desde ter um meio de pesquisas e informações acessíveis ao cliente como: site, telefone, e-mail dentre outros. Porque na atualidade as pessoas estão querendo agilidade, rapidez, mas sem abrir mão da qualidade.

A tecnologia pode ser usada como um diferencial para uma empresa, se a mesma investe em muita tecnologia e em recursos novos que vão surgindo, vai se inovando, e em contrapartida capacitando os seus funcionários ela tem grandes chances de captar muitos clientes, porque muitas pessoas procuram o diferente, independentemente do preço.

São variados os sistemas usados atualmente, são diversas ferramentas que podem auxiliar nos eventos, cabe a nós sabermos usá-las e aproveitá-las.

Até a próxima!

Meida - 2° T.E.