segunda-feira, 9 de maio de 2011

#VEMGENTE pro youPIX




Começo o post com algo que está se tornando comum – os termos de internet, neste caso adaptado para o Twitter e com sua hashtag.
Se você gosta de redes sociais, informações em massa, cultura pop e sarcasmo na dose certa, o seu lugar é no youPIX, evento em que você fala, brinca, bebe e ri. Entre os dias 26 e 28 de abril estará acontecendo (nota da Gheysa: o Alt mandou o post antes do evento acontecer e eu só estou postando hoje, pra se ver como ando atualizada por aqui!) este evento no Porão das Artes da Bienal de São Paulo-SP. Vale lembrar que este evento de cara tão dinâmica tem entrada franca. Os organizadores esperam para esta edição cerca de 2 mil participantes e visitantes.
O Festival youPIX está em sua 8ª edição, e aborda dentre vários assuntos principalmente a dinâmica entre o homem e a tecnologia, tudo isso de uma forma bem interativa.  A cultura de internet e sua influência são inegáveis, principalmente entre os jovens. O youPIX é considerado o maior do Brasil nesse gênero, é um evento muito moderno e com muitas programações. Tem transmissão ao vivo das 14h 30 às 0h através de um link de um site de entretenimento, o ObaOba.
O evento aborda assuntos sobre comportamento humano associando as novas tecnologias, informações que estão em relevância, arte moderna ligada à tecnologia e cultura pop, preferências de tribos, pessoas pseudocelebridades (as webcelebridades e seus webhits), destaques da rede de computadores e alguns outros temas. O principal deste evento é expor e discutir por meio de debates e palestras as principais tendências da internet, reunindo personalidades influentes e relevantes do segmento no âmbito nacional e internacional. Para este ano um dos enfoques dos organizadores é o erotismo presente em grande parte dos conteúdos disponíveis na rede – isso engloba desde simples conteúdo em letras de músicas à vídeosclipes e filmes.


Para a nova estrutura, o evento conta com um lounge e um segundo palco – oposto ao principal, de menor tamanho, onde serão desenvolvidas várias atividades paralelas no âmbito da música, arte e interatividade e outros assuntos de escolha do público. Em edições anteriores o evento acontecia no MIS – Museu da Imagem e do Som, onde disponibilizava de um espaço menor.
Nesta edição novamente será feita a premiação dos “Melhores da Websfera”. Este prêmio elege a produção mais influente de conteúdo independente online no Brasil. Confira as categorias: Podcast do Ano, Blog, “Sua Linda” do Ano, “Sou Foda” do Ano, Viral, Blogueiro, Webceleb, Site, Troll, Geek, Tumblr, Videocast, Agitador Web e Vem Gente! do Ano.
Um evento desse tema tem alguns patrocínios que chamam atenção pelo porte, como a montadora Fiat, a rede Telefônica e a Vivo que oferecem serviços de internet pela Speedy e Velox respectivamente. O evento não é “bagunça” e tem “responsabilidade”, entre os palestrantes está um pesquisador de internet – pesquisador acadêmico que desenvolve estudos de caráter científico para esta área tão influente nos humanos. Entre os convidados estão Double Rainbow (cara que registrou um arco-íris DUPLO), Marcelo Tas e Rafinha bastos (CQC Bandeirantes), Inri Cristo (religioso-loko), empresários do ramo de internet e entretenimento interativo, produtores de agências, veículos de informação e blogueiros de sucesso.

Agenda completa e pra rir muito está no site, vale a pena, tem muito mais informações: http://youpix.com.br/festival/


Agora a morfologia do nome do evento, é algo do tipo – You: Você, PIX é abreviação para Imagem, que por sua vez associa-se a pixel, que é a menor parte de um elemento da imagem – aqueles quadrados que enxergamos quando aproximamos uma imagem ou nos deparamos com uma de qualidade bem inferior. Seria algo como Você Faz Parte da Internet.
Finalizando vou falar sobre a referência do “vem, gente” no título do post... É algo bem irônico e muito usado na internet. O termo é uma referência ao vídeo em que mostra o cenário do Xuxa Parque pegando fogo dez anos atrás – depois a “Rainha” nunca foi a mesma. Essa expressão demonstra caráter de emergência e atenção, pra chamar todo o “pessoal” e amigos pra certo acontecimento.

Link do incêncio:
http://www.youtube.com/watch?v=Qd8dF2qD94Q&feature=player_embedded

Alguns termos podem ser totalmente desconhecidos por muitos, mas este evento é interessante em se abordar neste blog, pois não existem tantos eventos desse formato no Brasil. Nos Estados Unidos, Japão e parte da Europa é comum feiras sobre tecnologia e grupos de discussão sobre este assunto. E como futuros organizadores de eventos podemos ao menos conhecer um pouco mais sobre eles. : ) – e quem nunca usou esses caracteres para simular um sorriso?

Então: “Vem, gente, vem gente”!
O que acharam do evento?

Alt – 2º Eventos

Um comentário:

  1. 3 detalhes do post.
    1º Caraca, tem post mofando na gaveta.
    2º Olha a hora que foi postado que sagaizaraço (14:14)
    3º A escrita do Alt e sua facilidade para descrever um evento como se estivesse no local.
    Então... Vamos gente, vemos... ihh nem da mais, já passou. hahaha.

    P.S. Eu nunca usei um dois pontos mais um parêntesis esquerdo para fazer um sorriso. hahahaha.

    Vlw

    ResponderExcluir