sábado, 14 de maio de 2011

Comida de Buteco - JF



Olá Amigos!

Esses dias estava me lembrando da pesquisa que fizemos semestre passado para a matéria de OTEL (Organização e Técnica de Entretenimento e Lazer para os não iniciados). Não sei se lembram, mas o local mais freqüentado pelos jovens juizdeforanos são os nossos amados barzinhos. Sim, digo amado, pois os bares são locais muitos democráticos né? Nele marcamos encontros, bebemos e comemos também!

Pensando nisso que há 12 anos atrás na capital mineira que o radialista Eduardo Maya, teve a ideai de premiar o melhor tira gosto de buteco de Belo Horizonte. A ideia foi prontamente apoiada pelo proprietário e a diretora executiva da Rádio Geraes FM.
Assim a primeira edição do evento aconteceu em 2000 em BH, ainda com poucos butecos participando.



O evento crescia ano após ano, e em 2005 se tornou uma empresa independente da rádio. Ano após ano cada vez mais pessoas se envolviam, assim, o “Comida di Buteco” virou referência nacional sendo bem citado nas principais mídias especializadas. Em 2008 o “Comida di Buteco” passou a ser realizada em cidades do interior de Minas Gerais e em outros estados.

O Evento ainda tem uma festa de encerramento, “A Saideira” onde ocorre a premiação dos butecos participantes. A festa recebe em média 26.500 pessoas.

No concurso, não é apenas a comida que é avaliada e premiada, ao total são 4 categorias em que se avalia o melhor em: tira gosto, atendimento, higiene do local, temperatura da cerveja. Todos os quesitos que nós butequeiros apreciamos não é mesmo?



Os vencedores são decididos através de voto popular e por uma comissão de jurados, ambos os votos tem pesos iguais.

Juiz de Fora pela 1° vez sediou o evento. Ele ocorreu entre os dias 15 de abril a 1° maio em 15 bares da cidade, os pratos que estavam na disputa eram bem diferentes, servindo do tradicional trio mineiro, ao excêntrico fígado com jiló e o sofisticado camarão ao alho e óleo com molho rosé. Achei muito positiva essa variedade de pratos, pois atendia os mais diversos gostos. A localização dos bares também foi interessante, pois não ficou em apenas uma região da cidade.

Se por um lado temos esses pontos positivos, em contra partida creio que esse evento podia ter sido melhor aproveitado pelos butequeiros da cidade. Acho que a divulgação não foi tão forte quanto podia ter sido, a adesão dos bares foi pequena em relação a quantidade de bons bares que a cidade dispõe. Com isso, acredito que o evento podia ter sido ainda maior. Mas como faz parte da história do “Comida di Buteco”, ano que vem  a repercussão pode ser maior tendo em vista a credibilidade que o evento dispõe.

O “buteco” vencedor ainda não foi anunciado, todos nós fãs de buteco aguardamos o anúncio ansiosamente fiquemos espertos galera, o resultado sai dia 11 de maio! Para ficar por dentro das novidades do “Comida di Buteco”, recomendo o site do evento que é muito legal e interativo: http://www.comidadibuteco.com.br/

Vida longa ao evento, porque afinal: “Eu boteco. Tu botecas”.  Até a próxima!

David – 2º Eventos

3 comentários:

  1. Galera, o resultado já foi divulgado, e o 1° lugar ficou para o Bar do Abilio com o prato Fígado com jiló! Entre no site para mais informações!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. oi o 2º foi p o bar do totonho com o prato "rocambole de torresmo à pururuca" e o 3º ficou com o bar do Bené com o "file com batata avelã" mil bjim Amei esse post e concordo com vc David FALTOU DIVUGAÇÃO!!!
    Gal

    ResponderExcluir