sábado, 19 de julho de 2014

Sobre eventos em Juiz de Fora: O que a Abrasel tem a nos dizer?


A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) representa um setor que congrega cerca de 1 milhão de empresas e gera 6 milhões de empregos diretos em todo o país e contribui para importantes avanços em prol do desenvolvimento do segmento de alimentação fora do lar no cenário nacional.

A ação regional garante: interlocução política com o poder público local, participação em instâncias do governo e realização de festivais gastronômicos em estabelecimentos estratégicos locais. Um bom exemplo é a ABRASEL de Juiz de Fora - primeira cidade do país a ter uma regional que, desde outubro de 1999, desenvolve ações e projetos de grande destaque como o JFSabor – que conta com mais de 50 estabelecimentos comerciais participantes.

De acordo com nosso estudo sobre a ABRASEL, podemos perceber como ponto positivo que há uma preocupação da classe envolvida nesta instituição em desenvolver um trabalho do qual todos os envolvidos possam se beneficiar – tanto os empresários associados, quanto os consumidores.

Como pontos negativos, observamos que ainda há muito a ser feito para que se chegue a um trabalho que possa ser considerado de excelência. Como por exemplo, é necessário que os projetos e ações sejam mais divulgados de modo que possam atingir o maior número possível de pessoas. Além disso, é necessário que todos os envolvidos neste segmento – bares, restaurantes, lazer, entretenimento, etc. - tenham mais interação e comunicação entre si para que todos saiam ganhando, pois, quanto maior o número de eventos realizados em uma cidade, maior será o número de turistas atraídos para esta cidade. Dessa forma, a economia se movimenta, gerando mais empregos e renda.    

10 comentários:

  1. A comunicação com toda certeza influencia muito esse setor e seria muito interessante que os envolvidos incentivassem o desenvolvimento dessa área através desse caminho, já que eventos se resumem às relações entre as pessoas, ao contato constante e direto com seu público. Portanto, essas relações quando construídas são pontos extremamente positivos para desenvolver seu trabalho melhor.

    Ingrid Gonçalves da Silveira Machado

    ResponderExcluir
  2. Os eventos da ABRASEL são sempre muito elogiados. Mas eu acho que a divulgação é um aspecto que pode ser melhorado. Não basta aumentar a quantidade de eventos realizados. Eventos são feitos de pessoas e, quanto maior a quantidade de pessoas que participarem desses eventos, maior a chance se estes se tornarem sucesso

    ResponderExcluir
  3. Está claro que os eventos, principalmente, os de negócios, aumentam a economia da nossa cidade,pois, quando um turista de negócios vem para cá, procura por bons hóteis, restaurantes,bares,transporte(táxi) . Juiz de Fora, já mostrou que tem estrutura para grandes, médios e pequenos eventos, mas, faltam números de investimentos, divulgação melhor dos acontecimentos, entre outros.
    Thayná Ribeiro- Módulo 1

    ResponderExcluir
  4. Em nossa cidade, o setor gastronômico é rico em variedades, os diversos restaurantes que investem em sabores brasileiros e estrangeiros atraem pessoas que passam pela cidade a trabalho ou somente a lazer. Sobre a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) a iniciativa em criar o evento JFSabor vem mostrando resultados satisfatórios uma vez que este setor está em constante expansão.

    ResponderExcluir
  5. Com uma variedade infindável de pratos, a culinaria de botecos e bar da cidade de Juiz de Fora ja é tradicionalidade na regiao. Eventos que façam conhecer tais pratos devem ser eitos com mais frequencia a fim de que as pessoas tenham uma outra visao dos botecos e bares como um ambiente onde ha amizade e coisas boas e nao serem taxados como lugares que nao podem ser bem frequentados. Eventos desse porte, que destacam a culinaria local, sao de extrema importancia para fazer veicular os conhecimentos sobre a culinaria local e tambem para aumentar o vinculo dos estabelecimentos. com seus clientes e fazer desse locais, lugares que sejam bem frequentados por familias, amigos, que buscam diversao, boa comida e aumentam a economia local.

    ResponderExcluir
  6. Acho que Juiz de Fora tem um enorme potencial para promover eventos, principalmente, gastronomicos. Acho também que a divulgação pode e deve ser melhorada por que de que adianta eventos de qualidade se nao haverem consumidores. Melhorando essa divulgação mais e mais pessoas são atraidas para esse tipo de evento e consequentemente gera dinheiro para a cidade.

    Manuel Mouzo

    ResponderExcluir
  7. Como tudo na vida há sempre pontos negativos e positivos e a ABRASEL não fica longe disso, é preciso potencializar os pontos positivos e buscar reduzir os negativos para se obter um resultado satisfatório. Apenas aumentar o número de eventos não vai significar o sucesso é preciso que estes sejam realizados com qualidade visando a satisfação dos participantes, para que assim posso atrai mais pessoas, pois eventos são feitos para pessoas e se não tem pessoas não há eventos.
    Ana Cláudia - 2º modulo de eventos

    ResponderExcluir
  8. Juiz de Fora é uma cidade com boas qualidades e com grande vocação para eventos. Acontece que no momento não temos profissionais capacitados para atender os turistas. Turismo de negócio é uma área que tem crescido bastante em juiz de fora, Uma vez que um turista vem a trabalho, ele tem q se sentir bem tratado, confortável em todas as áreas, seja no transporte, em hotelaria, restaurantes, para que em uma outra oportunidade ele venha como um turista de passeio, com a família para conhcer os pontos turisticos da cidade. Turistas geram dinheiro, e isso é muito importante para economia da cidade.
    Paola - Eventos 1 Módulo

    ResponderExcluir
  9. Além de ter falha na divulgação de eventos, falta melhor capacitação dos organizadores e funcionários, e há um grande dificuldade de conseguir essa capacitação uma vez que as empresas não dão abertura para os funcionários se especializarem.
    Thaís Oliveira

    ResponderExcluir
  10. Como citado no texto, creio que todas as ''empresas'' que participam desses eventos, realmente devem ter mais interação entre si, pois elas devem ter o foco no lucro com tais eventos, e também na interação com o público alvo. A Abrasel, tem um ponto muito forte que é a preocupação com as pessoas envolvidas, procurando uma maneira de beneficiar todos. Acho válido! / Rayssa Vieira Eventos IF Sudeste 2014

    ResponderExcluir