terça-feira, 15 de julho de 2014

Análise da abertura da Copa 2014



No dia  12 de junho de 2014,  às 16:30h,  teve inicio a abertura oficial da Copa do Mundo FIFA (FIFA World Cup),no estádio apelidado de Itaquerão ,São Paulo.
O evento foi bastante criticado, pois a simplicidade e a leveza do espetáculo não agradou muito o público, que esperava uma triunfal abertura como acontecem na abertura das Olimpíadas de Verão.
As aberturas das Copas do Mundo FIFA seguem um protocolo estabelecido pela mesma, no qual o peso e a área de contato são as primeiras regras, pois a grama abaixo tem que sofrer o mínimo possível, pois em menos de duas horas depois acontecerá o primeiro jogo do torneio mundial.
As últimas aberturas tiveram o mesmo seguimento:

Alemanha 2006


África do Sul 2010


E o Brasil 2014




A abertura da Copa FIFA 2014 contou também com três artistas consagrados no meio da música Claudia Leitte, Jennifer Lopez e Pitbull, todos Latino Americanos.


O evento foi um grande sucesso, apesar das más criticas. Houve poucos erros, como a sincronia do som e a gesticulação ao cantar de Cláudia Leitte, no momento em que ela é cortada e começa a música tema “We are one” e a parada repentina quando Jennifer Lopez e Pitbull eram elevados ao palco, mas pela beleza e animação do espetáculo as falhas passaram bem desapercebida.

15 comentários:

  1. Após a retrospectiva das outras aberturas da Copa e comparando com este evento em nosso país,acredito que apesar dessa simplicidade que gerou polêmica este evento teve a sua beleza. Confesso que apesar das críticas, eu gostei bastante e acho que representou bem o nosso país.

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião a abertura da copa não deveria ter ocorrido dessa forma, pois como vimos foram realmente parecidas com as anteriores. Por ser no Brasil “o país do futebol”,por ser a “Copa das Copas” .A copa acontece de 4 em 4 anos e tempo suficiente para os grandes organizadores de evento pensar em algo perfeito ,adequado e principalmente sem o mesmo seguimento.

    ResponderExcluir
  3. Com relação à abertura, acho que, de acordo com o que foi proposto, o objetivo foi alcançado: representar a biodiversidade brasileira. Sem pompas, luxos ou gramour, mas bonito e mostrando características da terra.
    Com relação à Copa, acho que só saberemos
    os seus resultados daqui a alguns anos. Imagino que um evento desse porte seja programado com a intenção de apresentar um pouco dos aspectos do país sede ao resto do mundo, a fim de torná-lo um destino turístico, fazendo girar sua economia. De imediato, a meu ver, deu resultado. As belezas do país chamam atenção. E o que se esperava de manifestações, passeatas, quebradeira e violência não se viu. Os assaltos também ficaram de lado durante o período da copa. Se aconteceram, não foram divulgados. Me parece, pelos artigos e matérias lidas, que o Brasil surpreendeu pela maneira acolhedora e calorosa com que recebeu seus visitantes. E, como resultado, temos relatos de estrangeiros que manifestaram o desejo de retornar ao país. Que venham!! E que encontrem um país melhor do que deixaram!

    ResponderExcluir
  4. A abertura da copa, na minha opinião, pode ate ter atingido seu objetivo principal e saido como o planejado, mas não me enxeu os olhos, a todo momento tinha a impressão de que faltava algo, afinal o Brasil tem tantas coisas bonitas.Por um momento cheguei a pensar que se a abertura fosse a noite poderia ser um pouco mais "chamativa". Desse modo, esperava muito mais dessa abertura.
    A copa no Brasil desde o começo dispertou opiniões diverjentes sobre a mesma: alguns achavam que iria ser um fiasco total e que o Brasil não estaria preparado para receber uma copa do mundo, outros já achavam que isso traria algum tipo de desenvolvimento para o país. Com relação a essa parte, devo dizer a verdade, me surpreendi. Nunca pensei que corrreria tudo tão bem como ocorreu, sem protestos, assaltos... Essas atitudes só comprovou que o Brasil é um país civilizaso e que nós brasileiros não somos animais.

    Manuel Mouzo

    ResponderExcluir
  5. Acredito que apesar de a abertura da copa ter recebidos criticas foi feito o que foi proposto. Não tive a oportunidade de ver a abertura mais pelos comentários lidos e algumas fotos vistas pude perceber que foi algo que não encantou o publico ate porque eles esperavam algo que fosse mais chamativo, mais pelo visto outras aberturas de copa também não foram tao diferentes assim ,na minha opinião o que as pessoas gostam e de falar ainda mais do Brasil onde já alimentavam expectativas negativas com relação a copa mais durante toda a copa o Brasil ganhou em outros aspectos a admiração de todos .
    Flavia Taligliatti

    ResponderExcluir
  6. A abertura oficial da copa mesmo recebendo muitas critica conseguiu alcançar seu objetivo e mostrar um pouco do Brasil, encantando muita gente. Como mostra o artigo o espetáculo seguiu os padrões da FIFA e os problemas como a falta de sincronia do som e a parada repentina de Jennifer Lopez e Pitbull enquanto eram elevados ao palco não ofuscaram o brilho do espetáculo.
    No que diz respeito aos legados da copa em nosso país, acredito que ainda não podemos afirmar que estes são positivos ou negativos, pois é cedo para tirar conclusões. O país passou por muitas mudanças para receber os visitantes da copa, foram feitas construções e reformas que facilitaram a vida das pessoas, como por exemplo, redução de filas nos aeroportos. Questão que já era levantada antes da copa e foi preciso acontecer um evento grande para que isso fosse resolvido.
    O Brasil ganhou muita visibilidade ao se tornar o país sede da copa e conseguiu conquistar muitos estrangeiros, mostrando que não é “terra de gente pelada”, mas que possui civilização, culturas diversificadas e lugares maravilhosos que merecem ser apreciados.
    Ana Cláudia

    ResponderExcluir
  7. A abertura da Copa do Mundo de 2014 realizada no Brasil, foi muito criticada pela população. Esta foi realizada através de um olhar estrangeiro. Posso dizer, a partir daí, que mesmo sem saber se a interpretação que fiz foi a correta ou pelo menos a esperada pelos criadores no momento de planejamento do evento, consegui enxergar traços da cultura brasileira sendo representadas naquela performance. Todo o contexto retratado fugiu de tudo o que já era esperado, de tudo que as pessoas já estão acostumadas a ver a respeito do Brasil. E por mais que tenham acontecido alguns erros e aparecido algumas falhas, o brilho não se perdeu, pois é o que acontece em todos os eventos por mais que haja precaução.

    Em relação a Copa do Mundo, como o evento por um todo, consigo encarar toda essa situação que o país viveu de uma forma positiva. O Brasil mostrou ao mundo que tinha a capacidade de realizar um evento de tão grande porte e que exigia toda uma infraestrutura para acontecer de forma eficiente. Apesar de ter passado claramente por dificuldades para chegar ao ponto que conseguiu chegar, ele atingiu seu objetivo e fez pessoas deixaram o país satisfeitas com o que tinham visto, com o que tinham vivido. Houveram falhas, muitas dificuldades, atrasos, o não cumprimento de todas as exigências, mas vários países também enfrentaram problemas parecidos e deveríamos ter apoiado o país, pois no começo era o desejo da maioria.
    Já em relação ao impacto na economia, somente mais tarde, enxergaremos tudo de um forma mais clara quando se tratar desse evento no Brasil e aos poucos entenderemos tudo um pouco melhor.

    Ingrid Gonçalves da Silveira Machado

    ResponderExcluir
  8. na minha perspectiva como telespectadora o show feito, foi uma competição entre as cantoras para saber quem chamava mais atenção durante a apresentação e outro coisa que eu observei, foi a roupa que pareciam de um modelo aparentemente iguais. A abertura só não ficou tão legal por não haver mais coisas brasileiras, faltou um pouco.
    Ana Gabriela - modulo 1 de evento

    ResponderExcluir
  9. Apesar das críticas que sofreram, a Copa do Mundo 2014, trouxe um legado positivo para o Brasil, tanto na circulação da economia, quanto pela imagem do país, mostrando-se receptivo e interagido com os eventos que ocorrem aqui.
    Muitos brasileiros questionavam sobre a entrega dos estádios, organização, segurança, entre outros. Porém, tudo ocorreu como o esperado. Coisas que pensávamos que daria errado, deu certo.. infelizmente não para o futebol.
    Quanto a abertura, apesar das críticas, não achei ruim. Pelo que visualizei, o show quis mostrar sobre a cultura do país e apesar da simplicidade o objetivo foi cumprido.
    Thayná Ribeiro- Módulo 1

    ResponderExcluir
  10. Quanto à abertura da copa do mundo realizada no Brasil, mesmo com as várias criticas que vão desde o tema da abertura “Tesouros Brasileiros” que contava com uma apresentação bem simples ao paraplégico que não teve o destaque anunciado. O evento conseguiu ainda sim ser um grande sucesso, quem foi elogiou a organização, quanto a chegar até ao estádio Itaquerão, o preço das bebidas e alimentos que não eram absurdos levando-se em conta o porte do evento e o show com os cantores latino americanos Claudia Leitte, Jennifer Lopez e Pitbull.
    Os brasileiros demonstraram aos estrangeiros ser um povo caloroso e hospitaleiro e mesmo com as vaias a presidente Dilma uma atitude lamentável da torcida, nosso país mostrou sim que tem condições de fazer uma copa inesquecível.

    ResponderExcluir
  11. eu acho que apesar de toda polémica em relação a copa, a presidenta Dilma Russef deu um exemplo muito, bom para o nosso país que temos condições de realizar um mega evento. as portas do mercado se abriram, houve muitas opções de trabalho. houve muitos erros, mas gostei de tudo que vi, menos a derrota do Brasil, é muito complicado falar de um tema tão abrangente, mas eu acho que com todos os problemas o nosso país está no rumo certo.

    kátia 2 módulo de eventos

    ResponderExcluir
  12. Na minha opinião, foi um abertura pobre, sem graça. O Brasil tem tantos profissionais competentes para planejar e produzir um ótimo espetáculo de abertura de uma Copa do Mundo, mas a FIFA escolheu estrangeiros que não conhece nossas raízes que não esteja envolvido com o nosso país para apresentar a cultura brasileira. O padrão da FIFA é esse, existe um tempo, número de pessoas a ser seguido, mas se for comparar com as aberturas das Copas anteriores, a no Brasil foi a mais sem graça.

    Fátima Teutschbein

    ResponderExcluir
  13. Muito se falou em copa do mundo nos ultimos quatro ano e ate por capricho da Presidente Dilma, foi chamada de a Copa das copas, mas ate hoje nao sei o motivo disso, pois pra mim, nao passou de um evento esportivo comum. Sobre a abertura, acho que poderemos analizar so daki a alguns anos e como isso vai poder mudar para melhor ou para pior. Poderíamos ter uma abertura muito mais suntuosa com participação de cantores de nosso pais e nao chamar cantores que nao fizeram nada no palco montado no campo. No meu ver, poderia ser muito mais criativo,porem, nao foi....houve varias falhas como disse o Hugo em sala e o Brasil, que foi a sede deveria ser mais lembrado durante as apresentações da abertura, e porque nao falar que poderia ser mais lembrado ainda na cerimônia de encerramento. Bem, vamos esperara copa da Russi que se dará em 4 anos e veremos se nossa abertura valeu a pena acontecer......Opiniao minha: nao mudou em nada pra mimm pois os outros paizes destacam suas belezas nacionais e aqui nao aconteceu o mesmo em sua totalidade

    ResponderExcluir
  14. Na minha opnião, ficou muitooo feio, tinha capacidade financeira suficiente pra fazer algo melhor. Surgiram comentários de que : "Ah, eles quiseram mostrar a cultura do país" tudo bem, que fizesse, porem existiam outras maneiras bem melhores para ser representadas do que aquela que foi feita. Achei totalmente ridículo a "disputa" bem clara entre as cantoras... Embora eu acho a Jheniffer Lopes muito mais cantora que a Claudia , mas .. rsrsr
    Achei uma estrutura pobre, mal feita, com erros técnicos claramente visíveis, como por exemplo, o globo onde os cantores estavam no centro. O globo deveria ter fechado por completo.. da mesma forma como ele abriu.. E não, no final do show, quando foram "encaixar" as partes do globo, o mesmo n encaixou.. ficou todo aberto.
    Não gostei, acho que eles tinham bastante competência pra ter feito melhor!

    ResponderExcluir
  15. Foi um espetáculo na medida do possível, pois segue o protocolo da FIFA de que a grama não pode sofrer grandes alterações, pois logo em seguida acontece o primeiro jogo da Copa.
    Foi melhor que o esperado.
    Thaís Oliveira

    ResponderExcluir