terça-feira, 15 de julho de 2014

O que impede o desenvolvimento do setor de Eventos em Juiz de Fora?



 A percepção dos impactos econômicos dos eventos não é fácil de ser medida, tendo visto que esta se abre aos poucos para nova perspectiva.
  O setor de eventos agrega várias outras atividades sendo econômicas, sociais, ambientais etc. Quanto às empresas privadas, é muito restrito no que se diz respeito à colaboração e à sua participação, não havendo muito empenho em investimento em formação profissional nas áreas de hotelaria, transporte dentre outras. Sabemos que sem adesão de pessoas e sem incentivo, vários cursos profissionalizantes deixam de ser ministrados.
  Por outro lado o plano setorial de eventos, que traz um certo numero de turistas a nossa cidade já está obsoleto.  Hoje a Prefeitura de Juiz de Fora a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através do  Departamento de Turismo, aposta em um plano global, para sairmos desse passo lento em que se encontra Juiz de Fora.
 Temos poucos espaços para eventos diferenciados ( tivemos aqui uma grande companhia de Ballet- grupo Corpo - BH e não tivemos local adequado para a apresentação, suporte, infraestrutura, foi tudo feito as pressas no improviso para que se realizasse o show).
Deparamos, também, com o despreparo de taxistas, que falam mal e apontam defeitos da própria cidade para um turista. Acreditamos que é importante a elaboração de pesquisas sobre estes impactos, pois não existem dados concretos sobre o crescimento do setor, existe sim, experiências e relatos de pessoa a pessoa, boca - boca.
Proprietários relatam seus lucros, mas dados ou números oficiais não temos. Precisamos encontrar soluções para suprir as necessidades, nos adequar em função da procura de pessoas, de outros lugares,  para promoverem  aqui seus eventos, atividades estas que geram empregos, produzam  renda, sejam estas de pequeno, médio ou grande porte, sempre desencadeiam grande demanda de turistas.
Com isso, empresas enxergam  Juiz de Fora como um local privilegiado, ótima localização e querem apostar em nossa cidade.
Por Giovani, Geralda e Paola - 1º módulo do Curso Técnico em Eventos

10 comentários:

  1. Realmente, Juiz de Fora apesar de ser propícia ao mercado de eventos mostra muitas vezes despreparo para atender as necessidades dos mesmos.

    ResponderExcluir
  2. Apesar de bem localizada, faltam locais com estrutura adequada para alguns tipos de eventos na cidade. Os locais que temos são afastados do centro da cidade, dificultando o acesso. Temos, como produtores de eventos, fazer com que esses locais sejam melhor explorados. E, a partir daí, manter a frequência de utilização dos mesmos, garantindo aumento na possibilidade de entretenimento da população.

    ResponderExcluir
  3. Há um despreparo na cidade para atender a demanda que vem surgindo no mercado de eventos e seria muito importante que pelo menos problemas como o de salões inadequados para a realização de eventos fossem solucionados. Juiz de Fora é sim um local propício para esse mercado e possui características a seu favor. E o melhor de tudo é saber que ela tem muito espaço para crescer e se desenvolver quando estamos falando de eventos.

    Ingrid Gonçalves da Silveira Machado

    ResponderExcluir
  4. A realização de eventos promove o desenvolvimento econômico e turístico de uma cidade além da geração de inúmeros empregos. Embora Juiz de Fora seja uma cidade bem localizada, servindo de passagem para outras cidades e estados, ela não possui espaços adequados para realização de ventos. Os espaços que a cidade apresenta na maioria das vezes precisam ser adaptados, fazendo com que a cidade perca muitas vezes a oportunidade de sediar um evento.
    Ana Cláudia - 2º módulo de eventos

    ResponderExcluir
  5. Juiz de Fora está bem localizada, pois, está perto de grandes cidades como a do Rio de Janeiro, e isso ajuda para realização de eventos, porém, os espaços que temos precisam de uma atenção especial, quanto a manutenção, acessibilidade e principalmente a divulgação dos eventos. Como foi constatado, dois grandes acontecimentos foram cancelados na cidade: Minas Látea e Miss Gay, isso com certeza afetará a economia, e os lojistas que se preparam para receber turistas.
    Thayná Ribeiro- Módulo 1

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Juiz de Fora com seus quase 500mil habitantes, é apenas conhecida como uma cidade universitária uma vez que não há investimentos legitimos nas áreas de turismo e lazer, o museu Mariano Procópio está fechado para restauração à 5 anos e os moradores da cidade contam com sua reabertura ainda este ano, quanto à locais para realização de eventos de grande porte a prefeitura ainda não tomou as devidas medidas para assim expandir a economia local.

    ResponderExcluir
  8. a falta de estruturas para certos tipos de eventos em nossa cidade seria um dos fatores que impede o desenvolvimento no setor de eventos, alem da pouca informação para eventos diferenciados como apresentações artísticas. A falta de conhecimento por parte de empresarios torna varios eventos quase que impossiveis de serem realizados. Eventos como festas e baladas em boates ja sao de conhecimento da população por serem um marco ja conhecido por todos, poisisso ja virou uma rotina, mas quando se fala em eventos diferentes isso deixa a duvida se este evento vai dar certo ou nao, se vai trazer valores a cidade, se vai impactar e como esses impactos poderao ser bons ou ruins para o publico que deve ser o primeiro e principal objetivo de uma organização de eventos. Preparar eventos de diferentes ordens deve ter umpreparo específico, porem o ramo de eventos vem crescendo e quem sabe com o tempo, os eventos diferenciados poderao se tornar conhecidos e os usuarios e empresarios terao uma nova visao de onde investir e conseguir publico fiel.....basta lembrar que estamos aqui áa fazer a diferença e nao continuar com a mesmice de sempre

    ResponderExcluir
  9. Juiz de Fora deixa muito a desejar quanto a locais, infraestrutura e mão de obra especializada/adequada. A falta de investimento nessas áreas traz um certo tipo de atrazo para a cidade prejudicando seu desenvolvimento tanto economico, quanto cultural.

    Manuel Mouzo

    ResponderExcluir
  10. Juiz de Fora está bem localizada, mas sem grandes atrativos e infraestrutura, o que deveria ter uma atenção dos órgãos representativos, pois os eventos geram economia não só para a área, mas sim para toda uma cadeia ( bares, hoteis, transporte, restaurantes).
    Thaís Oliveira

    ResponderExcluir