terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O Profissional de Eventos em relação ao planejamento e a organização

Evento pode ser definido como qualquer acontecimento que desperta interesse especial, capaz de atrair público e de mobilizar meios de comunicação. Assim, a realização de um evento depende principalmente do planejamento e da organização para que se obtenha o sucesso do mesmo.   Planejar e organizar não são sinônimos, mas um complementa o outro, pode se dizer que organização é em síntese, um planejamento eficaz. Planejamento e Organização complementam-se; um não pode existir sem o outro, pois não há como se planejar sem organização e organizar, sem planejamento.

      O evento pode ser dividido em três fases: pré-evento, evento e pós-evento: é na fase de pré-evento que  é feito o planejamento, que inclui uma série de atividades relacionadas com a preparação do mesmo. Assim, ao fazer o planejamento de um evento é preciso ter em mente as expectativas dos participantes do evento, de forma a desenvolver atividades que permitam atendê-las.

     Também é necessário que o profissional esteja devidamente preparado e seja qualificado adquirindo informações e prática. O diferencial está na estratégia que permeará toda a realização e a interface com os participantes. A estratégia pode ser definida como sendo de propaganda, promoção de vendas, marketing, publicidade entre outras.

     Porém a qualidade dos profissionais de organização de eventos que não acompanhou essa evolução, a repetição, falta de criatividade, e sem contar os inúmeros profissionais se aventurando, sem conhecimento sobre as atividades do setor, e muitas vezes, tal situação acarreta desilusões aos participantes, aos clientes e pode, ainda, não trazer os resultados esperados, isso fez com que muitos eventos tornassem banalizados o  que acaba gerando problemas pois não atende as expectativas .

     E com essa carência no mercado tem possibilitado o surgimento para os profissionais de evento como uma oportunidade de especialização, uma vez que requisitos antes não tão observados passaram a ser imprescindíveis, ou seja, a criação de novas ideias, melhor estruturação e capacitação na área, em comunicação etc.  com isso o profissional passa a ser reconhecido pelo seu trabalho se especializando em determinada área para garantir o sucesso e atender as necessidades e expectativas do seu público, uma vez que hoje a várias possibilidades de se tornar um profissional qualificado e respeitado no mercado pelo seu serviço prestado .
Autora: Emiliany, 2° Módulo Técnico em Eventos

14 comentários:

  1. Realmente muitos profissionais de eventos se aventuram sem nenhum tipo de qualificação na área. As vezes dá certo, as vezes não. Mas erros estão cada dia mais comuns e mais graves, pois o público está cada dia mais exigente, sendo assim, o mercado seleciona os mais qualificados e preparados para a atuação.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muitos profissionais de outras áreas se arriscam em ser profissionais em eventos. Não tem noção de como lidar com essa área e muito menos focam no que realmente tem que focar: o público. Planejam e organizam tais eventos visando o lucro e esquecem que o público alvo é quem faz o evento. O mercado de eventos precisa mesmo é de profissionais da área, bem orientados e que estejam preparados para imprevistos pois vão mexer com a satisfação do público.
    Gláucia Carvalho

    ResponderExcluir
  4. Destaca-se a importância de se preparar eventos com organização e planejamento, uma vez que estes andam junto, um complementando o outro. Outro destaque importante é a questão de se respeitar as fases do evento pré, trans e pós-evento, pois quando há este respeito, consegue-se prever ou até mesmo evitar imprevistos, é possível também que o sucesso do mesmo (evento) seja garantido.
    Por fim, item necessário e também ressaltado é a questão da preparação e qualificação do profissional para se trabalhar na área de eventos. É de extrema importância que este profissional possua uma boa qualificação em sua área de atuação, para que a experiência e a criatividade sirvam como acréscimo ao seu aprendizado, criando o diferencial do profissional.

    ResponderExcluir
  5. O texto vem mais uma vez nos provar a importância do planejamento e da organização para um profissional de eventos. Sem duvida alguma a qualificação de pessoal garante qualidade, mesmo com possíveis imprevistos, e o contrario é péssimo, como podemos ver no cenário de eventos atualmente, pessoas desqualificadas, sem o minimo de preparo estão inseridas no mercado resultando um mal planejamento no pré-evento, que tem como como consequência um trans-evento desastroso e um pós evento vergonhoso.

    Mônica Calderaro

    ResponderExcluir
  6. Como citado no texto e nos comentários acima é, muito importante a criatividade no setor de eventos, mas isto de pouco vale para uma um sucesso completo caso não se contemple as etapas básicas do eventos, além de sempre se ater ao planejamento e a organização, em as quais o evento não existe. Porém principalmente temos que lembrar que trabalhamos com pessoas e imprevistos e particularidades são recorrentes, e devido a isto temos que nos cercar também de pessoas qualificadas para trabalharem conosco em busca de um padrão sempre elevado de qualidade. Está é a formula para o sucesso nesta área.
    Bruno Ribeiro

    ResponderExcluir
  7. Como foi supracitado nos comentarios, profissionalização é a chave para a qualidade e satisfação dos clientes!

    ResponderExcluir
  8. A combinação perfeita se encontra em conhecimento e pratica, um não se concretiza de forma satisfatória se o outro não estiver adequado. O problema é que muitos acham que imprevistos são normais portanto não precisamos nos importar com eles! Estão errados, o planejamento é a parte mais importante do evento, pois é no planejamento que o evento é moldado.

    ResponderExcluir
  9. Busca qualificação tem que ser o foco não só das empresas de eventos, mas como um todo. Se não há profissionais qualificados, por que não investir em sua qualificação? O retorno será a fidelização de antigos clientes e atração de novo.

    ResponderExcluir
  10. Outra vez podemos perceber a necessidade de ter profissionalismo na area de evento. sem profissionalismo o evento nao sai.

    Camila Rodrigues

    ResponderExcluir
  11. Realmente, profissionalismo é importantíssimo em qualquer profissão, e no caso de eventos, por mais que não seja tão exigido "ainda" talvez venha a ser no futuro um pré requisito do qual RH ou cliente nenhum abrirá mão.

    ResponderExcluir
  12. Esse post só vem afirmar mais ainda o que sempre dizemos: as oportunidades e o mercado estão aí, cabe a nós, técnicos em eventos, buscar cada vez mais a excelência em nossos serviços, uma vez que já estamos em uma área que tem construído sua credibilidade, não podemos dar sopa para o azar. Tem essa estrutura de planejamento e organização de eventos bem definida na teoria e na prática irá nos facilitar de tal forma que o sucesso é o que nos espera.

    Jeferson Rezende

    ResponderExcluir