sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Profissional de Eventos: oportunidades e desafios.



De acordo com dados do SEBRAE, acontecem, anualmente, no Brasil mais de 330 mil eventos, envolvendo 80 milhões de participantes, resultando na geração de cerca de 3 milhões de empregos diretos, terceirizados e indiretos. É sabido que o nosso setor cresceu aproximadamente 300% nos últimos 10 anos e tem uma perspectiva de permanente crescimento para os próximos anos. Uma vez que os eventos são realizados com as mais diversas finalidades, o turismo de eventos tem sido o segmento mais disputado entre os países, já que os turistas desse ramo tem o costume de se hospedarem por longas estadas, frequentar o equipamento turístico local e despenderem muito dinheiro em suas ações. Um fator que não podemos deixar de ressaltar é que o turismo de eventos independe de fatores climáticos e podem ser usados também como estratégia de um município para minimizar a sazonalidade.
Sabendo disso, não podemos deixar de nos qualificarmos cada vez mais. Devemos sempre buscar fomentar nossa sede do saber e sacia-la com informações e práticas que nos façam entender e saber lidar melhor com as situações adversas e desafiadores a que nos são impostas a cada planejamento e organização de um evento. Sermos seguros, disciplinados, flexíveis, termos raciocínio rápido, paciência e a qualidade que eu considero mais importante em nosso segmente, pró-atividade. Creio que se encararmos todos os desafios e oportunidades sempre com muita pró-atividade, irá tornar nossos afazeres mais práticos e assim, fazendo com que os mesmos sejam realizados com qualidade e dentro do cronograma proposto, esse outro fator muito importante para o bom planejamento do evento.
Mesmo sabendo que nossa profissão é pouca reconhecida pela maioria das empresas especializadas do ramo e que a sociedade em si não dê importância para o organizador de eventos, pois como sabemos (e muito) todos se acham capazes de planejar e organizar um evento, depende de nós mesmos que iremos para o mercado de trabalho mudar esse panorama, uma vez que teremos como aliados os 2 megaeventos esportivos de maior calibre mundial no próximos anos em nosso país. É preciso aproveitar essa oportunidade, tomando-a como desafio, para, a partir de então sermos reconhecidos e valorizados no cenário laboral, de forma que façamos valer o que os mais sabidos da área afirmam: ‘’o turismo em todas as suas concepções, inclusive o de eventos, será a profissão do futuro’’.
O grande problema nessa afirmação, que soa muito otimista, é que o futuro ali entendido como para daqui alguns anos, é o agora, é o presente.
Pensem nisso!

Autor: Jeferson Rezende, 2° Módulo Técnico em Eventos

7 comentários:

  1. Cada vez mais a área de eventos vem crescendo no mercado e realmente a nossa profissão é pouco reconhecida.Esses dois megaeventos (Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016) veio para nos desafiar, dando a chance de mostrar nossa capacidade de planejar e organizar um evento de grande porte. Muitos acham que trabalhar com eventos é apenas aproveitar uma festa. Não sabem o quanto a profissão de organizador de eventos é importante, o quanto é grande a responsabilidade de satisfazer o público. Nós,futuros profissionais da área temos que ser sempre pró-ativos a fim de fazer com que os eventos realizados sejam um sucesso. O futuro é agora!

    Gláucia Carvalho

    ResponderExcluir
  2. A área de eventos e de turismo de eventos vem crescendo muito, o que gera a necessidade de cada vez mais profissionais qualificados na área. Um bom profissional tem q ter algumas características próprias que serão seu diferencial e o fará se destacar no mercado, como é o caso da pró-atividade. Não podemos deixar de citar a copa e as olimpíadas que serão sediadas aqui no Brasil nos próximos anos, esses dois eventos que tem visibilidade mundial são uma grande oportunidade para mostrarmos que somos capazes de organizar um mega evento de qualidade.

    Mônica Calderaro.

    ResponderExcluir
  3. De fato o turismo é a profissão do futuro e o nicho de eventos como um ramo deste não é diferente, mas para que o futuro seja brilhante é necessário muito trabalho duro e dedicação nos dias de hoje, e nós como futuros profissionais temos que estar preparados para este futuro que já é muito eminente. Então ao “pensar nisto” podemos concluir que todas nossas ações hoje que atuam neste campo possuirão reflexos no futuro, sejam eles bons ou maus, ou seja, nos fazemos parte desta profissão do futuro agora e somos a força da mudança para este cenário, novamente, seja ela positiva ou negativa.
    Bruno Ribeiro

    ResponderExcluir
  4. Se o futuro é agora, resta aproveitar-mos a grande safra brasileira de eventos, com copas,olimpiadas, jornada mundial, rock in rio e os eventos paralelos. Oportunidade existe falta talvez um pouco de pró atividade de ver tais oportunidades!

    ResponderExcluir
  5. Como foi citado no texto o mercado de eventos cresceu cerca de 300% nos ultimos dez anos, e usando também dos atributos que o autor citou no texto, outro que considero importantíssimo, não desmerecendo os outros mas sim acrescentado a eles é o conhecimento, partindo do pensamento de que "qualquer um faz evento" é que vemos os constantes eventos onde é divulgação é excelente mas o evento não condiz com a divulgação feita, e o resultado é sempre o mesmo, público insatisfeito, por isso nos devemos trabalhar da melhor forma possivel para cumprir sempre o nosso objetivo, criar em nosso publico uma expectativa que possamos atingir ou mesmo superar, para que possamos permanecer nesse mercado que a cada dia cresce mais.

    ResponderExcluir
  6. O reconhecimento que profissionais de eventos tem que ter conhecimento e capacitação só vira em um futuro bem distante quando casos como da Boate Kiss forem comum. Assim empresas e o governo exigiria mais dos atuantes na área.

    ResponderExcluir
  7. é de fato o que acontece, as pessoas se acham capazes de realizar um evento, porém na hora que acontece uma tragedia querem saber onde esta o profissionalismo de quem trabalha nessa area. Porém, realmente nao tem profissionalismo em grande parte desses acontecimentos, ou seja, quem planejou foi um amador. Por isso devemos sempre valorizar a nossa area e o nosso curso e nao deixar com que as pessoas julguem como um curso bobo porque fazer festa qualquer um faz. Devemos mostrar a elas que o profissionalismo faz toda diferença em um evento.E que alem desse profissionalismo tornar o evento quase 'perfeito', a remuneração para quem sabe fazer e quem faz diferente, é bem melhor.

    Camila Rodrigues

    ResponderExcluir