segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Moldando Juiz de Fora, A cidade dos eventos.



É visível o grande aumento de demanda no mercado de eventos em Juiz de Fora, e atualmente também de oferta. Os empresários, profissionais de eventos, e até mesmo leigos e ambos os assuntos tem percebido que os projetos atuais têm tido aderência e que ainda possui um público potencial, longe de escassez.
  O crescimento não está focalizado em um só tipo de evento, há um avanço na questão de infraestrutura, investimentos e produção de eventos sociais (casamentos, aniversários e formaturas,) científicos, festas e shows. Avanços muitas vezes apenas quantitativos e não qualitativos, infelizmente.
   De maneira prática isso se reflete em salões de festas a partir de uma construção privada, de casas, por exemplo, de inaugurações de novas casas de shows, e de eventos externos captados para cidade, já que Juiz de Fora possui vários atrativos para sediar eventos de grande repercussão e importância. Diante de tantas novidades e opções é preciso trabalhar cada vez mais a questão do diferencial para não ser excluído do mercado, no caso de produtoras já atuantes. E se lançar já tendo um modo de se estabelecer, no caso de novos empreendimentos.
  Aí a gente de se pergunta, todo esse crescimento é bom? E como tudo na vida, nos deparamos com lado positivo e negativo. A criação de salões em estruturas que não foram pensadas pra isso cria problemas com a acústica, má divisão do espaço, ventilação, localização, entre outros. Assim como problemas de eventos e empreendimentos fracassados, por não terem sido bem planejados ou por questão de amadorismo em sua produção.
 Como resultante dessa grande oferta de entretenimento num leque cada vez maior de opções, temos um aumento da exigência do público e por conta disso é necessário cada vez mais possuir os melhores atrativos, ter a melhor divulgação e as maiores novidades.

Imagem

A produtora de eventos Imperador lançou na rede o anúncio de uma novidade que estaria por vir, não deixando claro do que se tratava, em contato com um sócio do empreendimento obtive conhecimento de qual a natureza da novidade. Eles a denominam de Império 360°, e trata-se de um novo conceito. Nesse evento o palco ficará localizado no meio do salão, no avançar do projeto a ideia é que ele seja redondo e sob uma superfície giratória dando a ele um giro de 360°. O “Império” será na antiga Multiplace, local visto pelo produtor como um dos melhores de Juiz de Fora, Ele diz: “Os problemas do Multiplace é que o local está “queimado”, não por conta do local, mas por conta dos eventos mal organizado lá.” Ele disse também que solucionará os problemas de iluminação do local, já que agora a casa será deles. A empresa é um exemplo prático do que esta acontecendo, o mercado está ficando cada vez mais exigente e diante disso é preciso sempre inovar e oferecer o diferencial pra se sobrepor ao concorrente.

Autora: Sandy, 2° módulo Técnico em Eventos

8 comentários:

  1. De fato o mercado está em constante mutabilidade e com isso novas empresas surgem a todo tempo e outras tantas que outrora fizeram sucesso desaparecem, mas por que isto ocorre? É simples de se notar na leitura do texto apresentado acima, falta o diferencial, falta algo que quebre o ciclo vicioso do mercado.
    Infelizmente este diferencial é muito alavancado com o que está na moda, como atualmente a SEGURANÇA é um diferencial, mas que de forma alguma deveria ser, mas hoje inegavelmente vivemos em uma sociedade que a falta de qualidade no setor de eventos é considerada normal, em suma um contexto lamentável!
    Bruno Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. As empresas se lançam com algum diferencial e com isso "explodem" no mercado, porem algumas esquecem que tudo muda e assim como elas surgiram novas empresas também aparecem no mercado com ótimos diferencias e acabam "ocupando" o lugar delas, por isso e essencial estar em constante inovação para garantir a permanência no mercado.

    ResponderExcluir
  3. DE fato criatividade é sempre importante. No caso de fazer eventos o óbvio, bem ou mal, qualquer um faz. Master idéias somente não adianta,deve-se colocar em prática a parte mais dificil, ja que na vida nem tudo são flores.

    ResponderExcluir
  4. E no caso colocado como exemplo eu diria que na teoria o diferencial funcionou muito, mas na pratica até hoje não aconteceu, sendo que nesse sábado acontece novamente esse pagode que foi falado, mas não acontecerá como prometido por eles, talvez por não ter sido viável.

    ResponderExcluir
  5. Primeiramente: o produto deveria está louco, a antiga Multiplace foi destruída. Afinal fica no meio do bairro e incomoda bastante, além do local ser inapropriado porque é bem antigo.
    Segundo: Sandy, é possível sim. O Melhor Assim ou qualquer outro grupo de pagode montou um palco 360° no dia 23/02. A estrutura é bem bonita e ficou atrativa até para mim que passava sem saber na porta. O que não valorizou muito foi o local, Real Grandeza.

    ResponderExcluir
  6. Pois é, o mercado de eventos em Juiz de Fora esta crescendo cada vez mais. As pessoas querem investir nesse tipo de negocio pois sabem que em juiz de fora trará beneficios. O negocio é ter profissionalismo. Quanto ao evento realmente é muito interessante toda essa inovação, porem ela deve ser posta em pratica de forma que vá atrair muito o publico

    Camila Rodrigues

    ResponderExcluir
  7. Sei que a estrutura é possivel, o que disse é que não sabia se era viavel a eles, por que o evento deles não tem tanto nome assim e talvez não dê tanto lucro.

    ResponderExcluir
  8. O amadorismo prejudica muito os eventos e o público. É uma falta de respeito com as pessoas visto que um evento desses,mal organizado, pode causar sérios problemas. Em Juiz de Fora, esse mercado tem crescido cada vez mais e muitas pessoas mal preparadas estão investindo. Mas o que adianta se não tem profissionalismo? Como dito no texto, o Multiplace, por causa de eventos mal organizados , que causaram grandes problemas, detonou o local, 'queimou' a imagem. Agora a produtora de eventos Imperador vai abrir algo com uma nova proposta 'Império' e tomara que atenda todas as expectativas do publico.
    Gláucia Carvalho

    ResponderExcluir