sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Raves x Sociedade


Bom lendo o post da Gheysa (últimas notícias) me atentei a uma coisa realmente complicada que vemos hoje dia, o fato de que a sociedade ainda não aceita muito bem a música eletrônica no meio cultural, ainda mais quando é uma rave.

Primeiramente vamos definir o que é uma Rave? Rave é uma festa realizada em áreas mais afastadas dos centros urbanos, por exemplo, chácaras, sítios, fazendas, galpões alugados etc., com o adicional de música eletrônica. Na maioria das vezes, o local é dividido por salas ambientalizadas, cada uma tocando um estilo musical diferente. Geralmente, com estas características, elas costumam ser denominadas de indoor, que comportam o significado das raves que acontecem em lugares fechados.

Por esse motivo, a mídia não costuma cobrir esse tipo de evento a não ser que aconteça algo ruim. Eu vi uma notícia muito interessante num site sobre o assunto e resolvi passar isso a todos vocês que seguem o blog. Saiu que o nosso estado de Minas Gerais é o estado que possui o maior número de festas Raves do Brasil (acredita?!), eu não fazia idéia! No mesmo site dizia também que em 2007 o jornal Estado de Minas apresentou uma reportagem de três páginas sobre “a praga das raves”, afirmando que as festas estão “fora de controle” e que elas “se multiplicam em ritmo acelerado em sítios da Região Metropolitana de Belo Horizonte e do interior”, houve até uma polêmica sobre a proibição desses tipos de eventos devido ao consumo de drogas sintéticas.

Bom, tudo bem que realmente possa haver consumo de drogas nessas festas, porém será que é só nelas que isso ocorre? Será que se proiberem as Raves não haverá mais o consumo dessas dogras? É muito dificil que isso ocorra se elas forem proibidas, não vai afetar quem consome drogas, eles vão continuar a utilizá-las independentemente de onde.

Fiz uma busca por outro site e fiquei assustada com o que pude perceber, a maioria deles descrevem as Raves como uma festa que deveria ser banida do Brasil, tinha um site que dizia que se acabarem as Raves acabaria junto 30% da criminalidade do Brasil (isso me chocou!!!!) será que é realmente assim?

Percebi tambem que nessa história toda não tem meio termo, ou você vê pessoas contra ou pessoas a favor, quem frequenta defende as Raves como uma festa onde se pode conhecer pessoas novas, e que se vai para se livrar dessa sociedade rígida e exaltada, alguns realmentes falam que realmente há o consumo de droga lá dentro porém defendem que nem todos consomem, ninguém é obrigado a nada, não é por que seu filho,irmão ou amigo vai a uma festa Rave que você deve se descabelar achando que ele é um usuário de drogas.

Algo interresante também é o fato de que se não for utilizado o nome “Rave” a festa é muito melhor aceita na sociedade, se você fala vou em uma “Rave”, a maioria das pessoas vão ser por totalmente contra, porém se você chegar em um ambiente e falar que vai em uma “conexão eletrônica”, numa “tarde de eletro”, as pessoas não vão acha tão absurdo assim (doidera...).

Agora deixo a questão: Será que é realmente necessário acabar com Raves? Será que elas devem mudar de nome? Ou será que a sociedade que deve  abrir sua mente e começar a conhecer melhor essas festas?

Afinal com apoio de todos, as Raves teriam muito mais espaço para se mostrar, divulgar o seu trabalho quem sabe até conscientizar aos seus frequentadores de que o consumo de drogas dentro dessas festas não é legal (uns policias tambem ajudam!!!rsrs).
Bjs a todos...
Edilaine – 2° Módulo TE

2 comentários:

  1. Manhê...
    esse assunto é muito complicado, o preconceito contra as raves existe e os frequentadores dessa festa contribuem para isso. Concordo que nem todo mundo que frequenta raves usam drogas mas quem usa fez a fama desse tipo de festa como lugar de consumo de drogas. Policiais ajudariam e muito, mas esse é um assunto complicado.Mudar o nome? Ajudaria para diminuir um pouco o preconceito mas segurança é realmente o grande problema!!

    ResponderExcluir
  2. =) Eu nunca fui a uma rave, mas pretendo ir em breve. Sou a favor, e acho que é hipocrisia das autoridades dizerem que as raves são umas pragas. Cara, que absurdo, se o combate ao consumo de drogas fosse bom fora das raves, elas não chegariam até ao Evento. E a revistoria tem que ser feita severamente antes das pessoas entrarem, isso não acontece. E mudar o nome para que ?? No começo o preconceito pode ate diminuir pq as pessoas não assimilarão logo o novo nome as raves. Mas as mesmas pessoas que vão nas raves imigrarão para a nova festa. E se o policiamento e a segurança não melhorarem nessa festa vão acontecer as mesmas coisas que acontecem nas raves. Aí vai começar tudo novamente... é só melhorar o que já está consolidado.
    E eu prometo que quando for a uma rave farei um post para este blog, e direi se indo lá e sentindo de fato o que realmente acontece, a minha opinião mudará.

    ResponderExcluir