quarta-feira, 14 de novembro de 2018

1° Tour Ecológico de Lima Duarte


No dia 21 de Outubro aconteceu o 1° Tour Ecológico de Lima Duarte, o evento juntou pessoas de várias cidades como Lima Duarte, Bom Jardim de Minas, Juiz de Fora, Matias Barbosa, São João Nepomuceno, Valença (Rio de Janeiro), e Barra do Piraí (Rio de Janeiro). As inscrições começaram a ser realizadas a partir das 7 horas da manhã, através de alimentos não perecíveis, que foram doados para a Santa Casa De Misericórdia, e para o APAE. Teve um café da manhã antes de começar a concentração na Praça Jucelino Kubitschek. Às 8 horas da manhã iniciou-se a largada para os passeios, a caminhada com percurso de 6 km, corrida rústica de 10 km de percurso e o passeio ciclístico com 25 km de percurso. Para as pessoas que preferiram não participar do percurso, na praça teve espaço recreativo com dama, xadrez, tênis de mesa e jogo com cartas. Ao se aproximar de 12:00 teve uma atração musical na praça, onde os atletas estavam aglomerados e puderam relaxar após um longo percurso. Foi neste momento que eu me aproximei de um moço de Valença, onde eu fiz algumas perguntas e ele pode me responder:
"Esta é a primeira vez que venho em Lima Duarte, estou aqui por insistência do meu amigo que sempre está por aqui. Eu posso dizer que gostei muito do evento, achei que ficou bem organizado. O ciclismo faz parte da minha vida, hoje eu pude conhecer novos lugares que achei sensacional, estou exausto e ao mesmo tempo feliz, com certeza eu voltarei outras vezes em Lima Duarte.”
Não foi uma competição, o evento juntou pessoas de várias idades e no final do percurso os 100 primeiros participantes receberam uma medalha, e às 13 horas teve um sorteio de brindes que proporcionou sorriso aos ganhadores.
O Tour Ecológico foi bom pra Lima Duarte, os impactos sociais foram favoráveis, pois muitas pessoas vieram de outras cidades participarem do evento, os impactos físicos até que foram legais porque as pessoas se conscientizaram e não jogaram lixo nas ruas, e em relação aos impactos econômicos, percebi que os estabelecimentos que estavam abertos lucraram com as pessoas que estavam presentes. A primeira edição do Tour foi boa, na próxima edição acredito que terá mais possibilidades de percursos e mais número de pessoas, tudo pode renovar e melhorar. 




Por: Amanda Mara  
1º Módulo Técnico em Eventos - IF Sudeste MG, campus Juiz de Fora

4 comentários:

  1. Esse tipo de evento ecológico tem crescido e sido muito valorizado hoje em dia. O interesse das pessoas no ciclismo e no ecoturismo aumentou muito nos últimos anos. Sem falar que além do grande número de turistas durante o evento, as pessoas acabam voltando na cidade para conhecer mais lugares. Se a primeira edição já foi assim, a segunda, provavelmente, será um sucesso ainda maior.

    ResponderExcluir
  2. Otima iniciativa dos organizadores em transformar inscrição em doação de alimentos não perecíveis para Santa Casa e Apae de Lima Duarte, deveria ter mais eventos Esportivos com essa finalidade .

    ResponderExcluir
  3. Um evento esportivo e com cunho social é sempre uma otima idéia. Tomara que os proximos chamem ainda mais pessoas porque o primeiro ainda é bem pouco conhecido.

    ResponderExcluir
  4. Evento desse tipo é muito bom, pois você conhece e interage com pessoas que nunca viu na vida, tem um dia agradável e divertido. Já participei e é muito legal.

    ResponderExcluir