sábado, 30 de junho de 2018

Jantar Temático - Brindowisk Á Rússia

A turma de eventos, da qual faço parte, teve como exercício avaliativo o desenvolvimento de um jantar temático Russo, jantar esse que já acontece a 10 anos, cada semestre com um tema diferente. A escolha dos Países que serão temas acontece ao final de cada jantar. Ele acontece duas vezes por ano e são os alunos do curso que realizam, sem verba da instituição, apenas com patrocínios, apoios e venda de ingressos. Desde o inicio do período estamos realizando pesquisas e trabalhos para escolher o melhor local, o menu, musicas, decorações e tudo o que fosse necessário para que o evento acontecesse. As escolhas aconteciam da seguinte forma, cada grupo era responsável por trazer pesquisas sobre o tema sorteado e apresentar em sala de aula, desta forma, a turma inteira escolhia por votação o que gostavam mais, e assim, íamos definindo como seria a realização do nosso evento. Fizemos o cronograma e definimos quais seriam as tarefas e responsabilidades de cada pessoa da turma, mas não pensem que foram só flores, no meio disso, tivemos muitos desentendimentos, desanimo e certeza de que o evento seria um fracasso, mas decidimos seguir adiante.
O local escolhido foi o Mangarito Eventos, um lugar maravilhoso, bem rústico e encantador. O evento aconteceu dia 20 de junho às 19:00hs. Na manhã deste mesmo dia recebo uma mensagem informando que o músico que faria a recepção dos convidados não poderia mais, pois, estava doente, e começamos a busca por outros músicos. As 09:00hs uma turma já estava no local preparando a parte da decoração das mesas e do salão, foram colocados todos os pratos e utensílios que remetiam ao tema do jantar, as mesas começaram a ser postas de forma que as atrações fossem vistas por todos os convidados, tínhamos mesas de 5 e 6 lugares e ao mesmo momento o pessoal da iluminação já estava fazendo as instalações. As mise en place começaram a ser montadas, com duas entradas, prato principal e sobremesa com direito a chás. Os arranjos foram montados nas mesas, com frutas e flores. Cheguei na hora do almoço, levando o almoço da turma que estava mais cedo e o lanche da tarde para todos que faziam parte da organização do evento.

Começamos a organizar a parte da entrada, com flores penduradas nas cortinas, feitas por uma das alunas, usamos alguns móveis que o local já tinha, como bancos para decorar, um móvel para colocar as lembrancinhas, uma mesa para colocar os shots de vodka que foram servidos logo que os convidados chegavam, antes de entrar no salão. Feito isso, fomos para a cozinha, começar a organizar as compras que fiz e verificar se tudo que era necessário estava no local adequado. Começamos a picar, lavar, cozinhar, enquanto a turma do salão terminava a arrumação. A programação foi toda cumprida, e o evento foi um sucesso, estávamos satisfeitos e felizes, todos os contratempos e problemas já não eram mais importantes naquele momento. Quando o último convidado foi embora começamos as limpezas. A turma responsável pelo salão guardou tudo, e o pessoal da cozinha, lavou e guardou tudo que era da cozinha e separou o que era nosso e nesse meio tempo teve mais um lanchinho para o pessoal...rs!
Depois de juntar tudo, começamos e levar os materiais para os carros, que no dia seguinte seriam entregue no IF SUDESTE MG e para as pessoas que nos deram os apoios. Tive a sensação de dever cumprido com uma mistura de superação, e espero que esse seja apenas o primeiro de muitos outros eventos que realizarei. O segredo na hora de realizar um evento de sucesso seja ele grande ou não, sem dúvida começa no planejamento, além, claro, de gostar de trabalhar em equipe e estar disposto sempre a enfrentar desafios. Na prática, isso significa que muitas pessoas que participam da organização de um evento precisam deixar de lado certos hábitos e costumes, pois elas precisarão lidar com várias situações, portanto necessitam se adequar a essas ocasiões.
O evento foi acompanhado pela TV Integração, onde fizeram reportagens com os convidados e mostraram um pouco mais da decoração e culinária. Clique no link abaixo e veja a matéria completa do Janta Temático - Brindowisk Á Rússia.



Por: Raphaela Trezza
2º Módulo Técnico em Eventos - IF Sudeste MG, campus Juiz de Fora

sexta-feira, 22 de junho de 2018

Exposição Agropecuária - Maripá de Minas

Realizada já a 39 anos na cidade de Maripá de Minas, a Exposição Agropecuária que ocorreu nos dias 04, 05 e 06 de maio, vem com o intuito de mostrar a cada novo visitante que chega no evento, como a agropecuária vem crescendo em nosso município, mostrando assim a exposição de gados de cortes e vacas leiteiras, ocorrendo nesses dias do evento um Concurso Leiteiro, com os fazendeiros do Município. Podendo se classificar como um evento cultural e com entretenimento, o seu público alvo abrange todos os tipos de público, pois como são três dias de evento, ocorreram shows durante as noites e o funcionamento de um parque de diversões, onde as famílias levam seus filhos para brincarem e ainda a opção de curtir a festa sem nenhuma preocupação, onde há toda segurança montada e pronta para tudo que o público presente necessitar.
Pude perceber em relação ao Pré-Evento, que foram debatidos todas as possibilidades para que esse evento fosse feito com total desempenho e com a qualidade de todos os anos, já que anteriormente a Exposição Agropecuária era realizada em cinco dias, e neste ano com os custos reduzidos e sem comprometer as finanças do município o evento foi reduzido para três dias, onde a empresa responsável pela organização e divulgação, se empenhou no máximo, para que o evento fosse um sucesso, em que se atraísse o maior número de público, em selecionar também grandes atrações nacionais e regionais. Além da divulgação, a equipe de produção do evento também fica com a parte de infraestrutura do evento, como, providenciar e verificar a área disponível para o evento, a montagem de barracas e vendas das mesmas, disponibilização de banheiros químicos, contratação de segurança privada, montagem dos palcos, iluminação, a busca por patrocínio e a divulgação em que é feita por panfletagem e também por carros de som que usam para divulgar nas cidades vizinhas. Com tudo isso sendo feito, outra parte da equipe de produção, se organiza em programar os horários de início e término de cada show, em que tudo possa fluir de acordo com o cronograma, evitando qualquer falha no dia do evento.
Com toda parte de montagem e cronograma já definidos, a Prefeitura para a melhor acomodação dos animais expostos e de seus tratadores, desenvolveu uma grande estrutura para abriga-los. Além disso, foram também convocados para esse evento, o aumento do policiamento nas entradas e dentro do evento, ambulâncias e enfermeiros a disposição todos os dias do evento.
Nos dias do evento, pude perceber o grande número de policiamento dentro e fora do evento, em que havia também um grande número de pessoas, diversas faixas etárias. Toda a programação e cronograma que foram elaborados ocorreram sem nenhum atraso, sendo os artistas pontuais, e o policiamento mantendo o controle de todo o evento.
O Pós-Evento, percebemos que todo o evento foi um grande sucesso, em que tivemos mais um recorde de público, em que a presença do público foi grandiosa mesmo com os recursos reduzidos, conseguiram fazer um excelente e grande evento, não ocorreu nenhum transtorno maior em que fosse utilizada força bruta e nada relatado pelo conselho tutelar.
A meu ver, percebi que para realização de um evento, exige bem mais do que estipular uma data ou valor a ser gasto, mas sim se organizar, programar, verificar gastos, decidir o tipo de evento, o público que desejamos alcançar, patrocínio e como será feita sua divulgação, isso tudo para que o evento se torne um sucesso.


Por: Sônia Carolina Paiva
2º Módulo Técnico em Eventos - IF Sudeste MG, campus Juiz de Fora

domingo, 17 de junho de 2018

Formatura de Graduação do IF Sudeste


No dia 14 de abril de 2018, ocorreu no Instituto Federal Sudeste De Minas Gerais Campus Juiz de Fora, a formatura de graduação dos cursos oferecidos pelo IFJF. As turmas formandos dos cursos de Bacharelado em Sistema de Informação, Engenharia Mecatrônica e Física.
No dia 13 de abril foi quando a equipe de cerimonial do IF se reuniu para realizar todos os procedimentos que uma formatura precisa, desde o início dela até o fim (pré, evento, e pós - evento) uma integrante da equipe que a qual estava escalada para trabalhar não pode comparecer, por causa de um imprevisto, mas no dia conseguiu uma pessoa para substitui-la. 
E ali pode se acompanhar todos os procedimentos e detalhes para a preparação da formatura que iria acontecer como: a estrutura do palco (o palco foi montado adequadamente para uma ocasião de colação de grau), a decoração foi usada arranjos para decorar a entrada e o palco como das outras formaturas, a logística do evento, o momento da vestimenta das becas, dentre outros; nesses procedimentos pode observar tudo naquele momento, como passar as informações para os alunos sobre a fila de entrada, o lugar onde iria sentar cada um no palco, o que fazer quando fossem chamados, como receber o canudo do paraninfo, a homenagem aos pais, os discursos, e outros, tudo isso foi tratado naquela ocasião. Pode se vê a pontualidade dos alunos, alguns atrasos dos convidados, a saída de alguns formandos na hora da solenidade da cerimônia, etc.
A formatura é o momento muito importante para as pessoas ali presentes, tanto na vida dos formandos e até mesmo na dos familiares por estarem presenciando um momento tão único. Acaba que fica sendo um orgulho tanto para os alunos que ali estão formando e para seus mestres que passaram os ensinamentos e experiências adquiridas ao longo da vida. O fechamento de um ciclo como esse acaba sendo uma conquista relevante, pois durante esse tempo foram muitos obstáculos, sacrifícios e persistência para chegar até onde chegou, pois muitos desistem no meio do caminho e somente poucos conseguiram chegar até o final.
Por fim, a equipe pode se ressaltar por sua bravura e competência, por cada momento e dificuldades que ali tiveram, mesmo tendo alguns imprevistos para dificultar o andamento, mas no meio de tanta correria de vai e vêm, pode-se destacar uma excelente equipe de cerimonial, sendo um orgulho para mim como organizador participante, está ali presenciando cada detalhe que me pode ofertar como uma experiência.


Por: Quivia Alves
2º Módulo Técnico em Eventos - IF Sudeste MG, campus Juiz de Fora

sábado, 9 de junho de 2018

Feira de Noivas Havan

A Feira de Noivas da Havan de Juiz de Fora aconteceu nos dias 21 e 22 de Abril de 2018 (Sábado e Domingo), das 14:00h ás 22:00h na Havan de Juiz de Fora. O evento tinha como objetivo chamar a atenção de noivos para a possibilidade de fazer as tão famosas listas de presentes de casamento, que na loja ganham o nome de: “Lista de Noivos Havan”. A exposição tinha como público principal noivas e noivos, mas era aberto a todos que quisessem visitar. A Divulgação foi feita no Facebook através de um evento. E Segundo os organizadores o único custo para a Havan foi “emprestar” a loja aos expositores que eram todos de Juiz de Fora para facilitar o contato de quem se interessou por algum produto ou serviço.
O evento foi legal e tinha uma ideia boa. O público gostou, mas quem estava atento aos detalhes e tinha conhecimento sobre eventos teve outra percepção. Ele foi organizado pelo Gerente e o Promotor Comercial, ambos não tinham formação sobre eventos, o que prejudicou na execução.
Como planejamento: foi feito uma programação, no qual tinha o horário para as atividades, porém a programação não foi seguida e o evento atrasou.
Não haviam normas para os expositores, mas cada um tinha um espaço de 1,5 m para montar seu stand e trouxeram tudo para montá-los, a loja emprestou o local e  realizou um sorteio para destinar a localização de cada um. A loja não fechou para a montagem da feira, então enquanto montavam os stands clientes perambulavam pela loja o que dificultou o trabalho dos montadores.  
A montagem foi planejada para acontecer na sexta, dia anterior o evento, mas na prática foi diferente. Alguns expositores tinham tudo planejado se anteciparam e estavam prontos antes do começo do evento, porém outros tiveram problemas como não apresentar o boleto para expor no evento. Alguns expositores se juntaram e fizeram três stands se tornarem um único grande e chamaram a atenção, já os outros não tiveram muita visibilidade do público.
Uma cerimonialista que estava expondo no stand ajudou a organizar as coisas no dia. Alguns expositores não tiveram o cuidado de planejar a montagem dos stands, perderam muito tempo e quando foram montar a loja já estava fechando. O que acabou fazendo com que eles tivessem que chegar mais cedo no outro dia. Porém no sábado era feriado e nos feriados as lojas Havan abrem mais tarde, o que não estava nos planos dos expositores e fez com que eles se atrasassem. Além do atraso no desfile, o tapete foi montado no lugar errado e foi mudado de ultima hora.
A desmontagem foi rápida, os expositores levaram suas coisas no domingo mesmo para adiantar, alguns pegaram o que sobrou na segunda de manhã e até o meio dia só uma expositora ficou pra levar o que sobrou do seu stand.
O evento foi bom para os noivos, porque os expositores levaram novidades, como o espelho mágico, novidades em sabores de doces e bem casados, recursos áudio visuais e decoração. Um expositor era de uma empresa de limusines que ficou parada na entrada da loja e chamou muita atenção do público que passava pela rua e também de quem estava na exposição do Exército, no estacionamento do Shopping Jardim Norte.
O que eu indicaria para a loja é para que na próxima edição tenha uma assessoria com produtores de eventos, para que com o conhecimento seja feito o evento e sai tudo certo, como o esperado pelos organizadores.


Por: Vitor Baldiotti
2º Módulo Técnico em Eventos - IF Sudeste MG, campus Juiz de Fora

segunda-feira, 4 de junho de 2018

Festeja Brasil 2018

O Festeja Brasil é um festival itinerante criado em 2012 com o intuito de celebrar a música sertaneja, e já atraiu um público de mais de 1,3 milhões pessoas nas 67 edições no Brasil e também em outros países. O evento é considerado o melhor festival de sertanejo do país, pois reúne todos os maiores artistas da música sertaneja na atualidade. E como todo grande show esconde uma grande produção com o Festeja não é diferente. Tudo começou a tomar forma uma semana antes do grande evento, no dia 30/03.
A LS Eventos tem a infraestrutura completa para um evento acontecer, eles são responsáveis pela montagem e desmontagem e também pelo empréstimo dos equipamentos. A equipe vem de Arcos, MG e viaja o Brasil inteiro acompanhando o Festeja; contudo a empresa também teve ajuda de grandes equipes,
como: João Wellington, WorkShow, Império Produções, Itaipava, Prefeitura de Juiz de Fora, etc. Aqui  na cidade o Festival costuma acontecer  todo ano entre os meses de Março e Abril, neste ano aconteceu no dia 07 de Abril, no Parque de Exposições de Juiz de Fora
Este ano o evento contou com 5 atrações, foram eles: Breno e Caio César, Felipe Araújo que participou do Festeja pela primeira vez, Léo Santana, Zé Neto e Cristiano e Dennis Dj. Durante o evento é que vemos tudo acontecendo, equipes muito bem preparadas, como a equipe de audiovisual que transmite todo show ao vivo nos telões e também a que cuida da limpeza do palco entre um show e outro. A produção acertou em cheio ao aumentar a segurança no local este ano, coisa que havia sido problema na edição passada e também aproveitou melhor o espaço, trazendo opções acessíveis para todo tipo de público. O único ponto negativo foi a má sinalização, como, por exemplo: o Pronto Socorro que estava sinalizado estar ao lado do camarote não estava ali e sim na Pista próximo à saída.
Percebi que o Festeja atrai e é acessível a todo tipo de público e de faixa etárias diferentes, pois tem mais de uma atração na mesma noite e não só sertanejo como também o funk, axé, entre outros. É um evento sóciocultural de grande porte e que a cada edição procura trazer uma novidade. A cidade inteira sai ganhando, pois o evento tem uma ótima localização, no dia contam com transporte público especial e traz pessoas de municípios vizinhos, é um Festival que irei sempre que houver oportunidade.


Por: Isabela Reis
2º Módulo Técnico em Eventos - IF Sudeste MG, campus Juiz de Fora