terça-feira, 22 de novembro de 2016

Lazer, Recreação e Entretenimento, um direito de toda criança



O direito de brincar é reconhecido internacionalmente desde 1959 como consta na Declaração Universal dos Direitos da Criança, que prevê o brincar como uma vertente do direito à liberdade de meninos e meninas. Segundo especialistas, a infância brasileira tem passado por profundas transformações, influenciada pela intolerância do capitalismo, pelo complexo sistema da globalização, e pela redução do tempo livre devido ao “culto ao trabalho”, dentre outros fenômenos sociais modernos. Brincadeiras de rua, banho de mangueira no quintal, ter contato com animais e correr livremente por aí, são algumas das atividades consideradas importantes para o processo de aprendizagem infantil. Porém, o trabalho, que a princípio deveria atingir somente a fase adulta, já faz parte do universo infantil, reduzindo cada vez mais o tempo da infância.

O direito ao lazer e brincar, legitimado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pela Constituição, é tratado como importante , pois toda criança tem o direito de brincar. “É importante ressaltar a relevância da questão dos direitos em todos os campos. Fala-se sempre em saúde, educação, cultura e lazer de forma isolada, mas são áreas totalmente sinérgicas e que uma política pública deveria vê-las como um todo”.
Desde 1992 a Igreja Adventista do Sétimo Dia oferece as crianças de seis a nove anos, uma atividade cujo principal objetivo é instruir no bom caminho através do lazer, recreação e entretenimento.
A igreja leva o aventurismo para mais de 60 mil crianças por meio do trabalho voluntário de cerca de 20 mil adultos, o que equivale a um adulto para cada três crianças. Nos últimos dez anos, nosso efetivo cresceu cerca de 35%, alcançando todos os estados brasileiros. Se considerarmos o valor da hora/aula do Ministério da Educação (R$ 11,98/2015), no ano de 2016, a atuação de nossos voluntários contribuiu com o equivalente a R$ 75,8 milhões. Essa atividade denominada como Clube de Aventureiros. Ferramenta de educação não formal, o aventurismo ultrapassa as barreiras e se firma como um movimento educacional por proporcionar as crianças desenvolvimento em diferentes áreas, de forma sempre contemporânea e variada.
O aventurismo é um movimento educacional que, por meio de atividades variadas e atraentes, incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento, a se envolverem com a comunidade, formando verdadeiros líderes. Acreditamos que, por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, podemos formar crianças engajados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno. As razões sociais são: 78% das crianças crescem em ambiente não cristão; grande parte das crianças vive num mundo em situação de necessidade; Os números falam que 10 milhões de crianças estão na prostituição infantil; 18% estão na rua; 250.000 lutam em guerras; Sendo assim o clube é uma oportunidade para o crescimento e desenvolvimento físico, mental, social e espiritual.
As atividades do clube acontecem de forma dinâmica a cada 15 dias na sede da igreja e a cada dois anos acontece uma grande programação reunindo 50 clubes de algumas cidades do estado de Minas Gerais onde está situada a mantenedora da igreja, com o mesmo seguimento em um local escolhido pela igreja para a união e troca de experiência dos clubes. Para as atividades de um clube acontecer ele precisa contar com o voluntariado de pessoas dispostas e comprometidas com o serviço proposto. Para a escolha dessa pessoa a igreja reúne uma comissão de membros para que seja votado o diretor (a) que irá coordenar o clube de aventureiros e esse diretor (a) nomeia sua equipe de trabalho para um ano.
Em relação ao lazer, não só no Brasil como no mundo, existem várias pesquisas científicas que apontam a relevância, a importância e a necessidade para que crianças tenham espaços privilegiados para brincadeira. “Brincar desenvolve as capacidades e competências de uma forma integrada. É quando a questão da sociabilidade é colocada, a convivência com as diferenças é ressaltada e é nesse ambiente que alcançamos a formação do ser humano de forma plena”, explica Kaloustian.
Para uma criança ou adolescente que trabalha, há a perda dessa formação e a violação do direito. “Não só o ECA como a Constituição Brasileira e toda normativa nacional e internacional assegura à criança e ao adolescente o direito de estudar e participar de uma vida comunitária ativa. E nós sabemos que o trabalho não é a forma como isso se desenvolve”, garante o coordenador. Muitas pessoas ainda acreditam que as crianças brincam apenas por prazer. Mas é por meio das brincadeiras que elas aprendem. “Assim, terá o desenvolvimento pessoal e intelectual comprometidos e, ao pular essa etapa na vida, ela pode encontrar dificuldades com regras de convívio social”, explica.
O Clube de Aventureiros da Igreja Adventista é excelente, mas não adianta garantir uma programação de qualidade sem que se tenha retaguardas no campo da proteção, assistência e esporte, por exemplo. Sabemos que todo espaço público, familiar e comunitário é de aprendizagem e precisam ser estimulados. Concluo então que a nossa principal tarefa é garantir que a criança e o adolescente tenham uma educação decente e momentos de lazer com uma recreação sadia.

             Por: Cristiane Wogel

Aluna do 2º Módulo do Curso Técnico em Eventos

8 comentários:

  1. Muito interessante o clube de aventurismo e o evento que reúne os grupos, com atividades voltadas para o desenvolvimento das crianças, sociabilidade, passando valores éticos e de amor fraternal fundamentais para criar um novo tipo de sociedade, e tudo isso através do "brincar".

    ResponderExcluir
  2. Em um tempo que a tecnologia toma conta de toda a vida social seja do adulto como das crianças, um evento desse porte e com essa iniciativa colabora para o resgate das antigas brincadeiras e para tirar as crianças do sedentarismo. Assim tal iniciativa da Igreja Adventista do Sétimo dia é de grande valor para todas crianças afetadas por esse projeto.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante o evento onde reúne tantas crianças em um só propósito,as crianças tem oportunidade de conhecer outras brincadeiras e fazer novas amizades também. E o mais interessante foi o grande número de voluntários que tem nesse evento, pessoas que vão lá no intuito de ajudar e o prazer é de ver o sorriso das crianças. Está de parabéns todos que organizaram um evento tão bonito e importante como esse!

    ResponderExcluir
  4. O evento proporcionado pelo club de aventureiros é muito interessante. Ele reuni muitas crianças que alem de se divertirem sem o uso continuo da tecnologia e internet durante as horas de lazer, também conhecem novos amigos de diferentes lugares e aprendem através de atividades e interação a se envolverem com a comunidade e isto é de grande valor para seu crescimento e para a sociedade. Assim sendo essa iniciativa e de muito valor para todos.

    ResponderExcluir
  5. Adoro trabalhar com os Aventureiros, e cada saída, cada atividade é um novo aprendizado. Cresço muito com elas.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Um evento bastante interessante e diferente, que proporciona lazer e alegria para as crianças, contribuindo para sua formação social.

    ResponderExcluir
  8. Um evento bastante interessante e diferente, que proporciona lazer e alegria para as crianças, contribuindo para sua formação social.

    ResponderExcluir