segunda-feira, 7 de novembro de 2016

"Se essa praça fosse minha"


O evento escolhido foi a segunda edição do “Se essa praça fosse minha “  que é um projeto de extensão ligado ao curso de eventos da professora Gheysa Gama do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Juiz de Fora .
Montagem

O evento aconteceu no dia 22 de outubro na praça do bairro Monte Castelo e teve como Objetivo proporcionar um dia de lazer para as comunidades ao entorno do IF. O projeto busca utilizar praças abandonadas ou que vem sendo utilizadas de maneira incorreta pela comunidade, tem como público alvo crianças. O evento contou com muitas atividades como pintura, pula-pula, aula de dança e zumba, apresentação de capoeira, palestra sobre o câncer de mama, aferimento de pressão que foi um grande atrativo para os adultos presentes, e atividades em geral. O evento cumpriu com seu objetivo, das pessoas entrevistadas todas avaliaram bem o evento, os estagiários e voluntários do projeto formam uma equipe muito unida e fizeram os seus papéis para que o evento fosse um sucesso. O horário marcado para começar o evento era às 8h da manhã e nesse horário muitas crianças já estavam pressentes e todas aproveitaram muito e ficaram até o último minuto.O único impacto negativo foi de que no  final do evento havia muito lixo espalhado, mas a organização do evento recolheu todo esse lixo e deixou a praça totalmente limpa .
Desmontagem


O objetivo final do evento é de extrema importância já que todos nós precisamos de um momento de lazer no nosso dia a dia, sendo que na teoria todos deveriam ter direito a momentos de diversão e lazer, mas sabemos que não é bem assim na prática, muitas vezes por causa de tempo ou de recursos financeiros e é ai que o projeto entrou para mudar um pouco a rotina dessas crianças, pude observar que muitos que estavam presentes na primeira edição também foram participar dessa segunda edição já que os bairros são relativamente próximos. Concluo que para mim foi uma experiência incrível poder participar um pouco desse projeto e que com absoluta certeza irei participar das próximas edições.

Por: Luana Braga - 2º Módulo T.E.
Novembro/2016

7 comentários:

  1. Ótimo evento e com um objetivo muito interessante e necessario, proporcionar aos moradores do entorno do Instituto um momento de lazer gratuito e sem ter que se deslocarem do seu bairro para aproveitar esse evento.

    ResponderExcluir
  2. Muito válida a iniciativa de ocupar as praças das comunidades do entorno do Instituto Federal Sudeste Campus Juiz de Fora, promovendo inclusão social, proporcionando momentos de lazer saudável às crianças, informação e prestação de serviços aos adultos e integração da população com a instituição federal.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O projeto é encantor, o intuito de ajudar o próximo, mostrar as crianças e adultos que a praça de seus bairros serve para diversão deles, mesmo muito das vezes sendo ocupadas por usuários de drogas e o projeto veio para mudar isso, veio dar um dia de alegria a tantas famílias que podem passar umas horinhas com seus filhos se divertindo sem ir muito longe. Que o projeto dê muitos frutos ainda pela frente!

    ResponderExcluir
  5. A iniciativa de realizar eventos no entorno do Instituto Federal é muito importante porque a população precisa de respostas positivas pelo fato da escola está ali naquela localidade......devolver para a comunidade como forma de prestação de serviço que valorizará ainda mais a escola, é muito legal pois assim se faz a inclusão dos mesmos

    ResponderExcluir
  6. Excelente iniciativa de promover eventos nas praças em torno do if. Tudo foi bem organizado e as crianças de divertiram muito. É muito perceptível o esforço de todos na organização do projeto e a alegria de quem participava do mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Esse evento foi muito interessante para o bairro, com a interação dos participantes e assim uma ótima oportunidade de divulgar o Instituto como prestação de contas para a população do entorno onde também são importantes para o Campus.

    ResponderExcluir