quinta-feira, 12 de junho de 2014

Com falhas sim, mas sem descer do salto!



Às 22 horas do dia 31 de maio, na cidade de Bicas, aconteceu o tão esperado Miss Gay Zona da Mata 2014. Esta foi a primeira edição do evento, cuja expectativa de novas edições parece ser grande, se considerarmos a boa aceitação do público em geral.  O Esporte Cube Biquense foi escolhido para sediar a atração, que contou com pessoas importantes na sociedade biquense, incluindo o prefeito Dr. Geraldo Magela, um dos apoiadores da iniciativa.

Mesmo tratando-se  de um evento voltado para o público LGBT, 49% era heterossexual. Famílias inteiras ocupavam as mesas reservadas, mostrando-se entusiasmadas com as apresentações das candidatas a Miss.   O organizador da Festa, Kosme Roberto Fernandes, e o  promoter, Diego Stephano, trouxeram  à população de Bicas um divertimento sem igual, com atrações musicais e números de dança de “transformes” e “gogoboys”, anunciados por dois mestres de cerimônia.
Sem tirar o glamour da festa, houve um pouco de tumulto no começo da noite, pois a passarela prevista estava com 4 metros a menos e o mapa das mesas foi refeito de última hora. Dois dos organizadores resolveram remanejar os convidados, ou seja, o convidado chegaria com um número de mesa, porém seria reacomodado. Algumas pessoas, que se sentariam próximas à passarela, não ficaram nada satisfeitas com a troca repentina, reclamando da equipe de organização. 

Outras questões interferiram na condução do evento. A escada por onde as Misses deveriam descer não foi sinalizada, atrapalhando a passagem do público. Logo no início da noite, quando os convidados estavam chegando, uma senhora idosa tropeçou na ponta dos degraus. Imediatamente, colocaram uma decoração na escada que a tornou visível, evitando outros acidentes.

Controlados os ânimos daqueles que se incomodaram com os imprevistos, a cerimônia teve início com duas horas de atraso. O desfile foi muito aplaudido, as candidatas estavam bem vestidas e maquiadas. No entanto, não havia alguém para conduzi-las à passarela.  As candidatas, que usavam saltos de até 15 centímetros, sentiram-se desconfortáveis, assim como a plateia. Tanto que, após a descida da primeira participante, um convidado robusto começou a auxiliar as transformistas.  Estes problemas, aparentemente pequenos, foram todos resolvidos, mas causaram má impressão aos convidados, receosos de que algumas das modelos se machucassem na descida da passarela.

Um ponto alto do evento foi a apresentação dos artistas Marcela Salorrana – que fez um cover de Alcione e, depois, uma apresentação transvestida de Tati Quebra Barraco  - e  Pamela Star – que cantou a música “New York, New York”, vestida de Lisa Mineli.  Em outro momento, Pamela deixou todos empolgados com uma outra apresentação, em que começou a cantar e dançar vestida de mulher até ir ser despindo para terminar a performance como um homem.  Entre uma apresentação e outra, a iluminação do palco teve que ser reconfigurada, já que a visão dos espectadores ficou prejudicada com o uso insuficiente dos holofotes. No entanto, o problema foi rapidamente resolvido.

As candidatas à Miss Gay concorreram nas seguintes categorias:  Traje, Passarela, Simpatia, Desenvoltura, Elegância e Conjunto. O prêmio principal foi para Louise Letage, de Muriaé. Em segundo e terceiro lugares foram eleitas  Amanda Becker , de Cataguases, e Morenna Rhamonny, de Além Paraíba, respectivamente. A faixa e a coroa foram entregues à  Louise Letage pela Miss Brasil Gay 2013, Sheila Veríssimo.  A ganhadora deste ano irá concorrer ao título de Miss Brasil Gay 2014, em Juiz de Fora .  Após o encerramento do desfile,  o salão  transformou-se em uma discoteca com música eletrônica e batidas características das noites LGBT.

Mesmo com algumas falhas, à medida que despediam-se da festa, os convidados, de perfis diversos,  faziam questão de ressaltar o quanto divertiram-se , já ansiosos pelas próximas edições do evento.


Por Rosane Pontes e Salviano Soares - 2º módulo Eventos


8 comentários:

  1. Não teve exatamente duas horas de atraso, o evento estava marcado para inicio as 22:00hs, para que o publico pudesse chegar e se acomodar, para que os shows, começassem já com o publico, pois eram 8 artistas se apresentando, alem das candidatas ao MISS ZONA DA MATA GAY. Lamentamos muito o fato ocorrido com a senhora nas escadas, pedimos 1000 desculpas pelo fato. Em todos os eventos sempre existe falhas, isso é normal e tanto a organização, quanto o publico já espera isso de um evento de grande porte como o Miss. Mais adorei a matéria, muito bem elaborada. Agradeço a presença dos colunistas Rosane Pontes e Salviano Soares, aguardamos no proximo ano a presença de ambos.

    Att, DIEGO STEPHANO PROMOTER E PRODUTOR DO MISS ZONA DA MATA GAY 2014

    ResponderExcluir
  2. Eventos sempre dão problemas. E este, sendo a primeira edição, não seria diferente. Mas os problemas citados, ao que tudo indica, foram rapidamente solucionados, garantindo a satisfação do público presente. As falhas servirão de aprendizado para a próxima edição, tenho certeza!!

    ResponderExcluir
  3. O evento foi um sucesso apesar de todos os problemas. Ele conseguiu alcançar a satisfação do publico e é isso o que nós como organizadores de eventos buscamos. Agora bola pra frente e pensar no próximo, superando os problemas do anterior e que o outro seja ainda mais bem sucedido.

    ResponderExcluir
  4. Esses tipos de problema acontecem em qualquer tipo de evento, independente do porte dele. Mas problemas sempre vão existir em eventos, o maior problema é como resolvê-los sem comprometer o evento e os seu público, que espera sempre chegar em um evento e não haver problema algum.

    ResponderExcluir
  5. Os envolvidos no evento demonstraram estar atentos a todos os detalhes e as adaptações que precisaram ser realizadas inesperadamente, encarei de forma inteligente, visto que, as dificuldades apareceram de várias formas. Contudo, o evento parece ter sido extremamente interessante, um sucesso!

    Ingrid Machado

    ResponderExcluir
  6. Todo evento existe problema sim, mas se houvesse mais organização e planejamento, os transtornos poderiam ser evitados. No final tudo deu certo.
    Thaís Oliveira.

    ResponderExcluir
  7. Como acontece em todo evento, este não ficou livre de falhas, mas o jogo de cintura dos organizadores possibilitou a rápida solução dos problemas encontrados evitando que estes tomassem uma dimensão maior, fazendo com que o evento ocorresse da melhor forma.

    Ana Cláudia

    ResponderExcluir
  8. mesma com a falta de planejamento, em relação as área física de um evento, muitas vezes o organizador consegui alcançar seus objetivos.

    ResponderExcluir