quinta-feira, 7 de outubro de 2010

JÁ ESTÁ EM CIMA DA HORA, ENTÃO VAMOS LÁ.



Ela tinha prova daqui poucos dias, mas hoje a tarde não fez nada em favor dessa data, na véspera já estava marcado em sua agenda que usaria seu tempo para isso. Ele precisa produzir um trabalho detalhado pra daqui um mês, e 15 dias antes da entrega, passou o dia dormindo, afinal, falta tanto tempo ainda. Ele tinha o controle – pensou. E tudo foi deixado para em cima da hora.

Quem nunca passou por uma situação semelhante, tal menos nunca viu ninguém que tenha feito algo assim, pode abandonar essa leitura neste momento. Bom, e se você chegou até aqui bem vindo ao time!

É do conhecimento de todos que nós, população verde e amarela, deixamos tudo para a última hora, eu não sei bem porque ainda mantemos esse vício, mas o fato é inegável. No mundo dos eventos, esse “deixa que eu me viro” não é nada favorável. Pois para que tudo saia realmente como o planejado é preciso dedicação, empenho e comprometimento.

E por falar em grandes eventos, está muitíssimo próximo um dos maiores eventos do país, que contará com o maior número que participantes, que virão de absolutamente todos os cantos do Brasil. Um evento que envolve toda a nação em um único objetivo. Por essa descrição alguém já sabe do que estou falando? Se você pensou na Copa do Mundo de 2016 ou nas Olimpíadas de 2014 errou. Trata-se das ELEIÇÕES.

Ouvi um dia desses um grupo de estudantes que deveriam ter por volta dos 16,18 anos falando sobre votar, depois de algumas falas sobre o quanto é chato o horário político, concordaram que iriam votar porque eram obrigados e que não estavam se preocupando com isso, e logo o assunto virou a customização da camisa do JF Folia. Isso me fez lembrar da relação entre os brasileiros e o “deixa pra última hora” um acontecimento que pode afetar a vida da sociedade, que pode significar a diferença entre ter ou não ter um investimento na saúde ou na educação é tratado com tanta indiferença. Será que a maioria vai escolher seu candidato pelo “cara do outdoor da minha rua”? Será que “ah, vou votar no fulano mesmo, ele tá na frente na pesquisa”? Não quero desmerecer nenhum candidato só estou expondo um pensamento que me ocorreu.

Quantas pessoas a essa altura já definiram seu voto? E quantas delas pesquisaram sobre sua escolha? Quantas assistiram o horário político para começar sua seleção? Quando a Seleção Brasileira de Futebol ganhar/perder a copa, trocar ou não de técnico, ou, caso uma celebridade vá conceder uma entrevista coletiva sobre sua separação, em qualquer um desses exemplos garanto que muita gente pararia o que estivesse fazendo para acompanhar 50 minutos de perguntas e declarações sobre o tema. Mas “Deus me livre assistir política”. Bom, houve um tempo que o povo não tinha voz, não tinha direito e isso mudou graças ao empenho e luta de muitas pessoas para que nos fosse concedido o direito de sermos ouvidos, e o que fazemos com esse direito?

Então vamos lá, já estamos na véspera do dia da votação, ainda há tempo de pesquisar e se informar sobre os candidatos. Você tem o poder de conseguir um futuro melhor. No dia da eleição participe, compareça à este evento com empenho e comprometimento.

Thayza Matos – aluna do 2º módulo.

4 comentários:

  1. Oi Thayza, eu adorei seu texto, a maneira que o escreveu, as críticas que fez, ah eu sou sua fã, né?! Afinal de contas, você é uma diva! Quando o comecei a ler, a questão de deixar para última hora, achei que você estava escrevendo sobre o Recriando, bem que algumas coisas se encaixam, né?! rs Parabéns e um beijo!
    Gheysa

    ResponderExcluir
  2. Também achei que vc estava escrevendo sobre o Recriando! hahaha

    Fez uma crítica muito discutível sobre o voto e a 'preguiça' que as pessoas têm de pesquisar e analisar por si próprias quem seria o melhor candidato, acabam se deixando vencer pelo ócio e influenciadas pela mídia.
    É lamentável que a democracia seja assim executada no Brasil.

    Adorei a linguagem e estrututa do post!
    E sem dúvida, a eleição é um mega evento tbm.

    Beeijo*

    ResponderExcluir
  3. Diva!!!Você foi realmente Diva ao expor esse assunto de maneira tão criativa!!!
    Os brasileiros normalmente votam por obrigação,para não pagarem multas!!! Dá para acreditar nisso?! Pois é, no Brasil é assim, todo mundo fica revoltado porque a corrupção é enorme mas na hora de votar, brinca com esse instrumento da democracia.
    Enquanto a população não mudar esse modo de pensar nós seremos assim,... uma população de
    "deixa pra última hora"!!^^

    ResponderExcluir
  4. Diva...nem vou comentar !!!!
    (já comentando !!!)

    s2

    ResponderExcluir